Regras de arquivos em uma pasta no Linux

Eu preciso da ajuda de vocês comunidade! Gostaria de saber se há alguma maneira de criar uma pasta no linux e especificar que dentro desta pasta só poderá ser criado/manuseado arquivos de textos como word, excel, etc.

Posso estar errado, mas sinceramente não creio que seja possível sem o uso de algum programa externo. Na prática, você teria que ter algum programa com uma espécie de botão “upload”, em que você coloca os arquivos ali e ele faça a verificação sobre se o arquivo é válido ou não. Esse programa ficaria responsável por gravar o arquivo na pasta adequada e de negar a gravação caso o arquivo não seja do tipo desejado.

1 curtida

Me parece que uma funcionalidade desse tipo só poderia ser implementada nativamente por um módulo do kernel. Desconheço algo que faça isso.

Uma segunda opção seria criar uma camada extra, como por exemplo compartilhar a pasta via samba e criar regras no samba para o referido filtro. Desconheço que seja possível…

Uma terceira opção é adicionar alguma regra desse tipo em algum programa gestor de acesso, como apparmor ou selinux. Mas também desconheço se isso pode ser feito.

1 curtida

Uma ideia simples, seria a criação de um pequeno script à qual poderia ser executado periodicamente, com a criação de um cronjob e/ou systemd-timers, para analisar esse diretório afim de evitar a existência de arquivos não permitidos, neste caso se um arquivo diferente do especificado for encontrado, esse script poderá remove-lo e/ou move-lo para outro diretório…

2 curtidas

Muito obrigado à todos! Qualquer solução que eu encontrar, repasso aqui.

Apenas atualizando o tópico.
Como o meu objetivo era restringir extenções de arquivos específicos para usuários finais no Windows. Eu consegui fazer a triagem pelo Samba! no arquivo samba, /etc/samba/smb.conf, é possível gerenciar uma triagem de arquivos com a linha VETO FILES = /*.exemplo.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.