Regata OS em live só em UEFI

Estou com a ISO do Regata OS 20.1 devidamente instalada em pen drive. Testei-a em três notebooks:
…no que funciona direto com UEFI, a live entrou de primeira, normalmente;
…num Positivo que estava com o UEFI desabilitado, a live só entrou depois da habilitação;
…na máquina mais antiga, com boot só no modo BIOS/Legacy, a live não carregou: ficou só tela preta e cursor piscando.

Pus a ISO no pendrive via Rufus, pois com o Etcher falhou seguidamente.

Ventoy com GPT habilitado? Ou o contrário, com o pendrive em MBR? De repente assim funciona pra essa máquina que só tem legacy, fazer com Ventoy em MBR

O Rufus “montou” o pen drive no padrão: MBR e FAT 32.

1 curtida

Sim, só que o Rufus é conhecido por não lidar bem com distros Linux. Como vc já é mais experiente, imagino que consiga criar um pendrive de boot pelo Ventoy, não é muito difícil

2 curtidas

Use o modo dd, sem isso não rola MBR

Descobri que o pendrive Toshiba Transmemory que tenho aqui está com “alergia” ao Balena Etcher. Então criei outra mídia para live e instalação, pelo Etcher, conforme recomendado na página do Regata OS. Agora estou com a distro em live no notebook que só opera em Legacy, rumo à instalação na máquina.

Um dia faço que nem o @frc_kde e mantenho lado a lado uma série de distros, que, no caso, seriam todas brasileiras. Aliás, as distribuições brasileiras estão aderindo ao Plasma como seu ambiente gráfico por excelência: Regata, BigLinux, Br OS…

2 curtidas