Regata OS é boa para programar?

Olá a todos, vou comprar um PC novo pra programar e o SO dele é o Linux Mint que pelo que vi é muito bom e serve para programação gostaria de saber se o Regata OS também serve para esse fim, pois de acordo com o site deles essa distro é uma “distro de jogos”.

Edit 1: Na vdd esse PC vem com o Ubuntu num anúncio e em outro anúncio diz que vem Mint não que seja um problema um ou outro porque eu posso instalar qualquer OS Linux, mas é bom deixar claro isso.

Escolha distribuições maiores da comunidade para garantir um acesso fácil a bons acervos de pacotes, documentação e tutoriais. A priori, qualquer distro grande oferece um bom ambiente para desenvolvimento.

1 curtida

O Regata OS conta com as últimas tecnologias da plataforma Linux para as funções mais importantes do seu hardware, permitindo que softwares multiplataforma que você possa usar aproveitem melhor a GPU e CPU, seja para fazer modelagem 3D, edições de áudio e vídeo e muito mais.

Citando o próprio site do RegataOS, acho q tirando a SteamOS e talvez alguma outra distro desconhecida, não há distros que cumprem apenas uma função, mas há distros pensadas mais a uma, como o RegataOS, q há ferramentas que facilitam os jogos, mas não impedem de se realizar outras

2 curtidas

Por curiosidade: que PC tu pretende comprar, aquele vem com Linux Mint? Ou entendi errado? kkkk

Tenho a certeza que qualquer distro é boa para programar. A diferença pode ser que em algumas é mais fácil instalar o software para programação :wink:

1 curtida

Busca pela linguagem que você vai usar. Por exemplo: veja se tem o .deb ou .rpm pra ela funcionar e usa o banco que tiver lá(se você se adequar a ela pode ser mais fácil) agora se você quiser jogar aí entram outras distros como o Mint que tem Lutris e Steam fácil pra instalar. Se buscar pelo banco e depois procurar a linguagem veja CentOS que suporta o Oracle assim como RHEL e outros bancos nos repositórios.
Se for usar cache com Redis aí muda. Entedeu o estilo que quis te passar pra desenvolver? Primeiro a linguagem e depois o banco. :point_left:t2: Qualquer coisa responde aí e me marca. Se ajudei marca minha resposta dizendo que te ajudou. Boa sorte!

https://www.shoptime.com.br/produto/1988615371?opn=GOOGLEXML&sellerid=34036601000338&epar=bp_pl_00_go_pla_inf_geral_3p&WT.srch=1&acc=a76c8289649a0bef0524c56c85e71570&i=5dd8bc8149f937f6255b8c92&o=5f4954abf8e95eac3d2aba54&gclid=CjwKCAiAtK79BRAIEiwA4OskBmLnN69QgiP_SKgG73RJd4Ybnv2EE5vpeip0QAOUzd79HSjyiVKIHRoC5OwQAvD_BwE

Link acima :point_up_2:t4: :point_up_2:t4:

Computador Fácil Intel Core I5 3.20ghz 8gb Ddr3 HD 500GB

2 curtidas

Sim, entendi to aprendendo Java EE(Enterprise Edition) e já tava pensando justamente no MySQL (da Oracle) e no Eclipse.

Qualquer distro serve, mas vale destacar aqui que o Regata OS é + voltado ao ambiente doméstico.

1 curtida

Recomendo usar o OpenJDK no lugar do JDK da Oracle. A Oracle desde 2019 só fornece atualizações de seu JDK para quem paga pela licença. Outra coisa, não use o OpenJDK da Oracle, porque ela propositalmente demora para atualizar o mesmo. Use o AdoptOpenJDK que se tornou parte da Eclipse Foundation e em breve usará o nome Eclipse Adoptium, mas existem outros, tal como o OpenJDK da Red Hat.

1 curtida

Olha o Fedora. Comecei nele quando estudei Java porque tinha o Eclipse e Mysql e ainda atualiza as versões dos programas. A desvantagem é que quando você começar a trabalhar focando numa versão específica do banco ele poder atualizado com outras coisas se você não atualizar só o sistema e programas manualmente. O Mysql tem a versão da comunidade e você baixa o arquivo pra instalar ele mas tem o MariaDB que já está no repositório bastando procurar na Loja ou no terminal digitando: dnf search mariadb e veja que vai dar conflito com o Mysql se você instalar o Maria primeiro.
OBS: se hoje em dia tiver outro jeito de atualizar os programas no Fedora peço que ajudem complementado o que faltar para solucionar a dúvida postada.

1 curtida

Como já falaram aí, pra programação qualquer distro vai conseguir cumprir o papel, porém em distros mais populares/com comunidades maiores, vai ser bem mais fácil tu ter acesso à guias e pacotes. No caso do Regata OS eu não sei a base exatamente, creio que seja alguma Debian based (Ubuntu, ou até o próprio Debian), então provavelmente tu não vai ter problemas.

1 curtida

RegataOS é baseado no OpenSUSE se não me engano :thinking: :wink:

2 curtidas

Sim é
Mas neste caso recomendaria o opensuse
Mas se o criador do regata os não se importar poderias adicionar os repositórios do regata os no opensuse

1 curtida

Pessoalmente acho que o Manjaro ia servir bem :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.