RefreshOS é o Linux que pode encantar os usuários do Windows

O RefreshOS é baseado no Debian, com a interface KDE plasma, é uma ótima opção para quem quer pular do sistema operacional principal da Microsoft, com alguma personalização deste ambiente feita pela equipe de desenvolvedores.

(Imagem original do autor do artigo)

De acordo com o site oficial da RefreshOS, a distribuição “se concentra na estabilidade, personalização e integração perfeita do Qt, com recursos aprimorados e desempenho aprimorado para atender às diversas necessidades dos usuários”.

O RefreshOS 2.0 é voltado para tarefas artísticas e de produtividade e mantém essa famosa estabilidade do Debian sem a adição de Snap ou Flatpak pré-instalado.

Os desenvolvedores criaram um sabor de Linux que poderia servir praticamente qualquer propósito e fazê-lo sem que a maioria dos usuários ficasse confuso pelo fato de ser Linux.

Se o assunto lhe interessou, leia o artigo completo em zdnet.

1 curtida

Achei bem zoada (e é bem raro eu achar uma distribuição assim, mas…) a nota dos caras:

Suporte

O RefreshOS™ é desenvolvido e mantido pela eGoTech™ e é distribuído sem nenhuma garantia de qualquer tipo. Embora forneçamos um formulário de contato em nosso site para consultas de usuários, observe que a eGoTech™ não tem obrigação de responder e não oferecemos suporte oficial para o RefreshOS.

Para assistência adicional, você pode encontrar recursos úteis nos sites oficiais do Debian e do KDE vinculados abaixo. Esteja ciente de que o RefreshOS e a eGoTech não são afiliados nem representam o The Debian Project ou o KDE.

Debian –

Ajuda e suporte ao usuário para software KDE - Comunidade KDE

Eles praticamente mandaram um “Precisa de suporte?”, “Sugerir alguma melhoria?” se vira aí otário

Sem contar na licença:

2. Licença de uso

1. É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site da RefreshOS™ para visualização transitória pessoal e não comercial apenas. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título, e sob esta licença você não pode:

1. modificar ou copiar os materiais;
    2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para qualquer > exibição pública (comercial ou não comercial);
    3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site da RefreshOS™;
    4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou
    5. transferir os materiais para outra pessoa ou “espelhar” os materiais em qualquer outro servidor.
  2. Esta licença será automaticamente rescindida se você violar qualquer uma dessas restrições e pode ser rescindida pela RefreshOS™ a qualquer momento. Ao rescindir sua visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve destruir quaisquer materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrônico ou impresso.

Sei não, um Debian proprietário, sem suporte?

1 curtida

Essa distro me pareceu uma distro bem generico. Alem do que foi apontado da inexistênciade suporte.

E bom, Debian genérico por Debian genérico que nao oferece suporte, tem o SpiralLinux que ao menos é honesto em dizer que ele nada mais é do que um Debian com polimentos para usar num desktop, sem grandes pretensões.

1 curtida

Sei não, acho que pra um usuário de Windows o melhor é usar algo muito conhecido e com bastante suporte tipo o Linux Mint, não uma distro aleatória que eu nunca ouvi falar até hoje

5 curtidas

O Mint é uma distro excelente tanto na sua versão Ubuntu como na sua versão Debian. Eu adicionaria nessa lista o ZorinOS, que parece ser uma excelente distro (e pra mim, ganha alguns pontos por eu gostar do Gnome).

2 curtidas

Prefiro ficar com o Debian 12 KDE mesmo.

1 curtida