Já acompanho o canal do Dio tem alguns anos, e sempre me desafiei a sair da comodidade e tudo que a Microsoft impõe para os seus usuários.
A ideia do desktop gerenciado de fato pelas preferências do usuário, o uso de software livre, e tudo que hoje diz respeito a comunidade e mundo linux sempre me interessou muito! atuo como dev e o apreço por tecnologia é algo que todos partilhamos.
Durante o último ano, recebi um Macbook da empresa pra trabalhar, e a experiência foi muito acima do esperado, e isso é muito bom! Mas no fim do dia, vem aquela voz baixinha dizendo “e o sistema do pinguim irmão? rs”
No último mês decidi instalar o Fedora com o Plasma no laptop pessoal, e tem sido um desafio. A sensação é sempre de que algo não está funcionando 100% como deveria. Desde plugins de áudio, a elementos visuais na transição para a tela externa.
O sentimento é de que, por mais que eu customize ou busque correções, nunca encontro a confiabilidade que a maçã tem trazido no outro cenário, e isso acaba desapontando.
Vocês já passaram por isso? Como foi o processo até onde estão hoje?
Obrigado pela leitura, não espero uma solução específica, mas ouvi-los será muito agregador, ótimo dia!
A experiencia de um S.O (nesse caso o MacOS) feito de forma fina para o seu próprio hardware certamente será incomparável a instalar um S.O de terceiros. Neste ponto, não há muito o que se fazer para competir com a experiencia integrada da Apple de software + hardware.
Em todos os meus anos usando Linux nunca tive (pelo menos não lembro) problemas graves com áudio, vídeo ou wifi ou algo que deixasse a experiencia inferior ao Windows. Então, não posso comentar muito sobre essa parte. Curiosamente já aconteceu algo ao contrário, onde quando usava Windows num mesmo laptop a experiencia de áudio bluetooth era inferior a qualidade que o Linux entregava.
O Mac é otimizado, software feito sob medida para o hardware. Talvez se chegaria perto de um experiência dessas no Linux com empresas que vendem hardware com linux, tipo Tuxedo, System 76.
O meu note atual foi pensado pra compatibilidade com Linux( hardware intel, etc).Não tive nenhum problema de compatibilidade.Testei algumas distros e acabei ficando com o Debian 13, e roda redondinho, talvez pelo perfil conservador do sistema e o meu; não gosto de fugir da proposta da distro, raramento acrescento algo via backports, ou flatpak. Pra meu uso está atendendo bem.
Não sei se o termo confiabilidade é o mais preciso neste contexto, além do fato que, comparar “1x1” um produto que conta com milhões em investimento e uma solução comunitária é meio desproporcional.
Isso não elimina o fato de que você terá experiências diferentes nas duas plataformas, mas ajuda a colocar em perspectiva o quanto pode ser cobrado em cada lado.
Mas vale a máxima: não faz sentido você usar algo que não te atende, seja qual sistema for.
Quando falamos de pesar o que cada lado entrega, sim. Com certeza já fiz essa comparação muitas vezes. Isso inclusive me ajudou a pesar o que realmente eu precisava para minha rotina e o que simplesmente usava porque “estava lá”.
Meu fluxo de trabalho hoje, usando o Debian com Plasma não perdeu nada que realmente importasse em relação ao meu antigo fluxo no Windows. Mas, entendo que isso não é dessa forma para todo mundo.
Costuma ser duas coisas: Hardware e Efeito nostalgia
Hadware Apple via de regra tem construções de qualidade superior, não é impossível que o som, tela e outros do macbook seja superior, na verdade é até esperado
Mas por vezes entra todo o sentimento atrelado ao ecossistema em si, especialmente se gerou momentos memoraveis
Confiabilidade via de regra é o segundo ponto, então uma hora passa
O sistema Apple foi desenvolvido com base no hardware como dito acima. Por isso vai ser 100% otimizado
Gosto de pensar no caminho inverso. O quanto o sistema da Apple vai anteder em um hardware aleatório? Pasmem, 0%
Daí o Linux se destaca, o foco nao é um hardware específico e sim uma infinidade deles. Se ele te atende nao é somente pelo fato dele ser compatível com seu hardware, mas sim confiável como no título do tópico.
Dito isso, para meu uso o Linux atende muito melhor essa variedade que o Windows e MAC.
O ponto que divide águas é justamente não ter comparação de Linux vs Apple vs Windows. O Linux é adatável e compre isso muito bem. No fim das contas é o que melhor atende a maioria do hardware exsitente por aí.
Pense no Linux como um copo, serve para tomar café mas não foi feito só pra isso.
Eu usei Linux como desktop por uns 12 anos e hoje uso Mac a uns 5 anos (se me lembro bem de quando fiz as mudanças durante minha vida).
Sim já passei por isso, e percebi que estava buscando algo que não existe. A resposta é bem simples na verdade: você não vai encontrar essa mesma experiência do Mac em nenhuma outra plataforma… São software, hardware e filosofia diferentes, e essa combinação é simplesmente única.
Não significa que você tem que abandonar o Linux, mas talvez você seja mais feliz reavaliando o que você espera do Linux, seja aceitando que ele não vai entregar o que você busca em um desktop hoje, ou usando ele em outros nichos, onde você acha que ele entrega o que você busca hoje.
Eu não encontrei o desktop que eu queria no Linux, mas ele continua me oferecendo o que eu procuro quando estou desenvolvendo produtos para servidores ou colocando um servidor de pé.