Boa Tarde,
Estou com o Zorin OS ( 16.03) instalado em um Laptop e gostaria de diminuir a particao dele para que eu possa aloca-lo no meu Proxmox…
O que eu achei estranho foi que existe uma Particao extendida e nao me lembro de ter feito algo diferente durante a instalacao ou mesmo depois dela Alguem poderia ajudar ?
Obrigado e um Feliz Ano Novo.
Ta usando LVM?
Nao sei como posso ver isso ?
A solução é simples vc pega alguma distro em LiveCD e com Gparted coloca o valor equivalente ao tamanho que deseja particionar depois (a única coisa chata é o valor ter que ser um múltiplo de 1024 para cada GB mas com uma calculadora resolve isso)
Fiz a redução e qdo ele deu boot ficou neste looping… Não sei se vai acabar e tb não sei se posso abortar …
Rapaz, se já chegou nesse ponto…
Eu recomendo é instalar o sistema de novo, dessa vez com o Zorin OS mais recente, que tá na versão 17 se não me engano. E olha bem na hora de instalar se ele oferece coisas com LVM e etc, e não vá só no next-next-install.
Eu nunca uso esse negócio de partição extendida. Apenas formato em GPT, faço uma partição de boot em fat 32 (uso UEFI) e monto ela em /boot/efi, e outra partição para o sistema, a partição root ou /.
Se não tiver em uefi, o processo é o mesmo, mas tem que montar a partição de boot em /boot. Só essa diferença.
Gostaria de saber o que deu errado ?
Houve falha durante o redimensionamento da partição e o sistema de arquivos ficou corrompido. Daí o sistema operacional não consegue se carregar.
Recomendo agora que vc limpe o disco e faça a instalação novamente, mas tenha certeza que está usando particionamento de disco GPT para facilitar trabalhar com diversas partições e sistemas operacionais.
Obrigado… mesmo assim gostaria de saber se existe alguma maneira de voltar a forma original… O laptop da boot e chega no GRUB mas nao consegue levantar a parte grafica…
Tem no GRUB a opcao de recovery mas nao segue dai… coloco a foto logo depois…
O melhor é deixar de gambiarra.
Pegue um pendrive e coloque um sistema qualquer para entrar no modo live, faça backup das suas coisas importantes, instale um sistema do 0 e siga o mesmo principio de quem mexe com servidor: Se tá funcionando, para de mexer.
Olha, ter tem, mas é coisa pra programador e/ou afixionado por Linux. O simples seria rodar uma verificação do sistema de arquivos (comando fsck
), mas se o problema aconteceu durante um redimensionamento, são gigantescas as chances de ter havido problemas graves que não serão solucionados de forma simples.
Depois, para tentar recuperar um sistema de um estado defeituoso grave (faltando grande número de arquivos) vai depender de saber quais arquivos sumiram, quais se corromperam e ainda pode ser que não seja possível a recuperação, caso a lista de pacotes e/ou arquivos de configuração foram perdidas.
A reinstalação é a escolha lógica para fazer seu sistema voltar a ser ‘operacional’, até mesmo porque redimensionar a partição sempre envolve riscos e os arquivos importantes já foram (ou pelo menos já deveriam ter sido) salvos em local seguro.
Boa Noite,
Recebi este erro na Tela ( BusyBox ) ,
E depois que o @Deleterium deu a sugestao de “rodar” o comando “fsck” que no meu caso foi: "fsck /dev/sda5 -y " o sistema verificou o disco e “rebotei” o sistema e o Zorin iniciou normalmente no primeiro “boot” …
Agora estou atualizando e o sistema e vou “rebootar” o sistema novamente .
Obrigado por enquanto …
O sistema iniciou normalmente e foi assim que o disco ficou…
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.