Reduzir o uso da swap e ajuste do cache pressure

Bom dia Senhores,
Recentemente instalei o ubuntu 20.04 em minha maquina, criei 4 partições: EFI, Swap, / e /home. Vi que o ideal para meu caso seria ajustar o uso da swap para =10, por padrão vem =60. Já vi alguns tutoriais, mas nenhum a swap fica definitiva, quando reinicio a máquina volta para =60. A mesma coisa com cache pressure que atualmente está =100, gostaria de ajustar para =50. Alguem pode me ajudar em um passo a passo bem básico?

1 curtida

Quais tutoriais e quais procedimentos você está utilizando para fazer essas configurações?
Normalmente para que as configurações sejam definitivas você deve colocar em /etc/sysctl.conf ou /etc/sysctl.conf.d/.

2 curtidas

Boa tarde!

Verificar valor atual com o comando no terminal: cat /proc/sys/vm/swappiness

Agora vamos configurar o uso de Swap para o valor: 10

No terminal abra o arquivo de configuração com o comando: sudo gedit /etc/sysctl.conf
Agora, copie e cole o seguinte código ao final do arquivo:

##Reduz o uso de Swap
vm.swappiness=10

Salve e saia do editor de textos! Reinicie para aplicar!

Após reiniciar confirme que o valor está em 10 executando novamente o comando: cat /proc/sys/vm/swappiness

Eu me pergunto se reduzir o swap faz mesmo alguma diferença e se o procedimento é aconselhável.

Executa o seguinte comando para tornar a alteração permanente, depois reinicie a máquina.

sudo tee -a /etc/sysctl.conf <<EOF
vm.swappiness=10
EOF

Não vou dizer que é necessário, porém é uma forma de fazer com que se sistema gerencie melhor o uso de Swap. O que acontece é que a configuração padrão que é 60 é mais adequado para um cenário de servidor. Essa configuração em 60 faz com que o seu sistema assim que consumir 60% da sua memória ram física comece a colocar arquivos para a memória swap o que aumenta o uso de disco gerando lentidão no sistema. Isso pode impactar quem usa HD convencional (que sentirá mais essa lentidão) e SSD que vai gerar mais escrita consequentemente diminuindo sua vida útil. O Pessoal que tem 16Gb ou mais ram até pode usar tranquilamente nessa configuração (60), porém pra quem usa 8GB pra baixo de ram eu aconselho a deixa o valor em 10 q é o q uso, assim o seu sistema só vai usar a memória swap quando realmente precisar, ou seja quando sua ram física estiver pelo menos 90% utilizada. Isso vai deixar o seus sistema mais fluido por muito tempo ao usar várias aplicações abertas, além de melhorar o uso de escrita e leitura do disco.

Obrigado pela explicação, há algum outro parâmetro que vc recomendaria ajustar?

Até onde lembro não. Mas sempre configuro esse parâmetro, quando instalo uma nova versão do Ubuntu. Como uso 4GB de ram aqui no meu notebook e um SSD preciso deixar o sistema o mais otimizado possível.

No meu caso eu tenho 8GB de RAM DDR4 e um HD de 1TB.

No seu caso eu configuraria o valor para 10 tmb e usaria um Swap de tamanho 4GB (no máximo)

Meu swap tem 2GB de tamanho.

Ta d bom tamanho tmb. De qualquer forma se vc precisar futuramente aumentar sua Swap da pra fazer isso de forma simples.

Muito obrigado amigo, melhor solução, funcionou perfeito! Já tinha tentado outras soluções mas nenhuma resolveu definitivamente. Poderias ajudar e mais dois pontos? deixa o cache pressure definitivamente =50. E mais uma coisa bem chata, sempre que inicio o ubuntu, ele fica passando umas letras subindo acho que é verificando ficheiros de sistema ou verificando disco, mas é algo bem chato e demorado, consegues me ajudar a desabilitar isso pra o ubuntu iniciar direto?

Há como desabilitar porém não é aconselhável pois se o sistema não iniciar por algum motivo não vai retornar nenhum erro, isso dificulta pra gente dar um suporte.

Quanta RAM tem na sua máquina? Se vc tiver 8GB ou mais é aconselhável deixar no padrão.

Como faço para desabilitar?

Tenho 6GB de RAM

Não sei dizer, e não aconselho a fazer esse procedimento pois dificulta o diagnóstico de erros.

pois é amigo, mas já utilizei varias outras distros, nenhuma tem isso, somente com o ubuntu está acontecendo, é meio irritante, já pensou se todo sistema fizesse isso? quero dizer, pode até fazer a verificação de disco, mas as letras subindo por 1 minuto antes de iniciar o sistema é horrível, parece coisa de ms dos. Só queria que ficasse oculto isso, não necessariamente desabilitar

Tem algo esquisito aí. Vc alterou alguma configuração do grub? Pois o Ubuntu por padrão não mostra essa tela e sim a logo enquanto carrega o sistema.