Redimensionar, aumentar x Grub

Estou muito satisfeito com o Manjaro, todavia o espaço no SSD está acabando, daí vejo duas opções:

-Reduzir a partição Windows e redimensionar (da ultima vez que fiz isso perdi o grub e não consegui recuperá-lo)

-Criar uma imagem inteira do sistema, formatar e aplicar a imagem na partição maior (não sei como fazer isso)

Alguém teria uma sugestão do melhor caminho?

1 curtida

Manjaro é Arch-based, e como todo Arch-based ele tem muitas atualizações, e com o tempo vai se acumulando muitos pacotes nas pastas “temporárias”. Para contornar isso existe 2 opções:

Limpeza de Cache:

1. Rodar um comando manualmente no terminal para fazer este procedimento:
sudo pacman -Sc

Se você usa algum AUR healper, tem também o cache do aur:

EX: yay -Sc --aur
  1. Definir a quantidade de versões do pacote você quer manter com o paccache
sudo paccache -rk1

OBS: 1 representa que vai manter apenas 1 versão antiga de todos os pacotes.

Remoção de pacotes órfãos (são dependências que não são mais necessárias ou pacotes que foram utilizados como dependência make para compilar algum programa para ser instalado.:

sudo pacman -Rns $(pacman -Qqdt)

OBS: Cuidado com este comando, ele pode identificar algum programa como orfão incorretamente e deletar, verifique antes de confirmar a operação.

Com os comandos acima você irá liberar muitos GB se você nunca fez a limpeza.

2 curtidas

Grato pelo retorno, vou fazer

Através do Stacer consegui recuperar 6GB de caches e temporários.

Mas a verdade é que 20GB ~ 25GB ainda é pouco… dos 70GB da partição já tem 50GB em uso, 35GB só para Steam (os jogos não abrem na partição do HD mecânico, mas funcionam normalmente está instalado na mesma partição de sistema)

Nem precisa fazer pelo pacman, o pamac remove também cache e pacotes orfãos: pamac remove -o && pamac clean

1 curtida

Não sei qual o tamanho do seu SSD e nem se tem outro espaço em disco. Mas vale ver o vídeo que Dio fez sobre o Rescuezilla. Acho que pode te ajudar.
Rescuezilla

1 curtida

Vi ontem este artigo, mas solução empregada para o meu problema especifico foi, criar uma partição ex4 num HD Externo e mover todo o conteúdo da Steam para lá

Realizei os seguintes passos

sudo mkdir /etc/backup
sudo cp /etc/fstab /etc/backup/fstab
blkid – para pegar o código UUID

Acrescentei a linha
UUID=“42ddd785-8f81-4716-97eb-43d3ce54b260” / ext4 defaults,noatime 0 2

sudo chmod 777 /dev/sdbX

sudo chown helvio:helvio /run/media/helvio/EXT4S/

Daí fiquei com 1TB livres para usar fora da partição /

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.