Redimensionar a partição do Ubuntu em dual-boot com Windows

Oi, pessoal. Estou adotando o Ubuntu como meu primeiro Linux em dual-boot com o Windows e pelo visto não configurei o tamanho das partições adequadamente. Estou já com o sistema apontando pra problemas com o espaço livre e vim pedir um help pra entender como reconfigurar adequadamente.

Vou deixar aqui uns prints para que vocês entendam a situação…

Obrigada!

1 curtida

Olá @kim tudo bem contigo?

Com base nas informações que você compartilhou, tenho algumas sugestões:

  • SWAP: 42GB é um exagero de espaço para SWAP, se você tem até 16Gb de ram, algo entre 8GB e 16GB deve ser o suficiente para atender demandas mais pesadas. Então, o primeiro ponto seria reduzir essa partição.
  • /HOME: 22Gb é realmente bem apertado, ainda mais considerando a utilização de pacotes Snaps/Flatpaks. Minha recomendação é deixar algo em torno de 100GB ou o suficiente para acomodar seus arquivos de trabalho com ao menos 50% de sobra.
  • / ou root: 25GB não é ruim, mas eu nunca coloco menos que 50GB, salvo quando realmente o espaço em disco não permite.

Edit: você pode até utilizar o Gparted para redimensionar os discos, mas eu realmente penso que apagar tudo e fazer uma bela instalação limpa é mais negócio no longo prazo. :wink:

Estes vídeos abaixo, podem te dar um pouco mais de contexto para definir o tamanho das suas partições.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Concordo com o Eddie. Se quiser mais comodiade e, caso for possível, “corte o mal pela raíz”, vulgo realize uma instalação limpa. Caso queira se aventurar, sem ser pelo GParted em primeiro plano, creio que reduzir a partição do disco NTFS pelo próprio Windows e, logo em seguida, extender pelo GParted, também até rola. Em fim, papo para quando você estiver se sentindo mais segura quanto o pinguim e querer explorar “novos” horizontes :penguin:

3 curtidas

Eu acho mais fácil fazer pelo gparted. Mas tenha tudo preparado para reinstalar…

Quando iniciar o sistema em modo LIVE pelo CD ou pendrive,

  • abra o gparted
  • redimensione o swap (sda6) para 4 ou 8G alterando o início da partição.
  • redimensione a raiz (sda5) para o espaço livre que vc criou.
  • Aplique as alterações e reinicie o computador.

O risco dessa operação é baixo pois o swap tem conteúdo efêmero e aumentar uma partição ext4 noi final dela é uma operação simples. O gparted vai manter os identificadores UUID e dificilmente haverá problemas. Mas claro, qualquer emergência instale novamente.

3 curtidas

Um detalhe importante caso opte por seguir o método com o Gparted é que o redimensionamento pode ser bastante demorado, então, prepare-se para esperar um bom tempo até o processo ser concluído.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Sim, válido para todos os tipos de partição, exceto para swap. Não estou completamente certo, mas altas chance do gparted deletar a partição, criar outra, criar novo sistema de arquivos tipo “swap” e alterar o UUID para o mesmo da antiga. Ao menos seria isso que eu faria se eu fosse programador do gparted!!! Como não dá pra saber quais dados do sistema de arquivo estão em uso (por uma possível hibernação), não dá pra mover os dados em uso. Então se o gparted não for inteligente, nem vai conseguir reduzir o tamanho da partição.

3 curtidas

Pois fiquei receosa entrar de cabeça no Ubuntu por agora, recentemente mesmo fui procurar acessar minha conta num banco pelo computador e não tinha suporte pra Linux, fora que alguns programas que eu eventualmente preciso pro trabalho também não é compatível, dai tô indo aos poucos… Mas sim, queria bastante sair de vez do Windows. Até sei que tem a possibilidade de acessar ele por uma máquina virtual, mas não sei quão complicado ou problemático seria fazer isso… Dai optei pelo dual boot por enquanto.

Muito obrigada pela resposta super específica e didática!

Ah, aproveitando, instalação limpa que você diz é reinstalar o ubuntu ou deixar apenas o ubuntu sem o dual boot?

1 curtida

Obrigada, também foi super claro e objetivo!

1 curtida

Acredito o que o Eddie quis dizer é para apagar essa partição do Ubuntu reinstalando-o de forma limpa. Ai você só precisa ser mais cautelosa ao redimensionar :slight_smile:

1 curtida

Depende do hardware que sua máquina possui. Um i5 mobile de sexta geração, mesmo que dual core, e 8gb de memória, alocando uns 4gb para a virtualização, já são o suficiente. Fora que o VirtualBox é a solução mais fácil para isso. Porém virtualizar a gente sente o impacto da performance da máquina.

Tentou acessar via navegador? Se sim, pode ser a falta de algum codec. Basta rodar o seguinte comando e ser feliz: sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras

Se você não se importar de falar quais, a gente pode mostrar alternativas. O mais difícil mesmo é repor o AutoCad pelo FreeCad, macros VBA ou WinForms para VB.Net/C#. O resto, a gente dá um jeitinho :sweat_smile:

Exatamente como o @JG22 disse, apenas remover as partições relacionadas com o Ubuntu e redistribuir o espaço.

:vulcan_salute:

1 curtida