Ontem dando uma olhada no app da fdroid.org, me deparo com uma rede social, o Manyverse que promete ser totalmente livre de coleta de dados, sim você cria uma rede com quem quiser e compartilha o que quiser e tudo fica armazenado nos dispositivos dos usuários da rede (não vou entrar no mérito da segurança dos smartphones e computadores).
Tudo acontece graças a um protocolo ssb https://scuttlebutt.nz/ que promete ser totalmente descentralizado. E aí, o que acham???
Tem muitas redes sociais que prometem isso. E, de qualquer forma, o problema é que o grande público não vai pra essas redes sociais, de forma acaba não valendo a pena.
E olha que nem uso redes sociais para interagir com familiares e amigos, é somente para acessar grupos de diversos assuntos (software livre, conlanging, séries, etc).
Complicado, público acaba preferindo serviços ruins e que lhes roubam descaradamente.
Eu também estive olhando algumas redes sociais que aparentemente nos dariam um pouco mais de privacidade.
Acabei testando algumas alternativas para o facebook, twitter e instagram, mas o problema todo é que esse tipo de serviço acaba se tornando uma rede anti-social,visto que dificilmente tu vai encontrar alguém conhecido ou até uma nova amizade.
Sem contar que muitas não tinham suporte em pt-br e eram complicadas de entender.
Concluindo, acho a proposta interessante, mas o atual cenário torna-a inviável o seu uso.
Entendo, trazer o pessoal pro Telegram por exemplo já é complicado.
Sempre importante divulgar essas redes, parabéns!
Exatamente o que eu ia dizer também.
Dos serviços que teste, foram o Minds(alternativa para o facebook), Gabs (muito parecido com o twitter) e o BitChute, que é um site de videos em streaming. Este último é o que mais utilizo pois conta com bastante conteúdo, afinal eu uso o site apenas para assistir.
Obrigado! Já aconteceu do pessoal ficar meio espantado quando abri o protonmail na sala de aula, afinal as grandes empresas já engoliram a galera.
Uma rede social que eu curto usar é o Mastodon ( mesmo nome da banda de metal marota, recomendo).
É um twitter melhorado. Nunca tive twitter e posso dizer que é melhor só pelos feedbacks. É descentralizado e tem servidores sobre temas específicos, além do global “principal”.
Eu uso o Fastmail pra business no e-mail da empresa por esses motivos.
Se tu para pra LER; repito, LER com calma os termos do Gsuite, tu não paga essa bagaça. São termos bem desprovidos de graça, desgraçados mesmo e que não tem respeito nenhum ao usuário empresarial.
Para substituir o YouTube e o bitchute para usuários leigos,a melhor solução é o odysee
Tem uma interface bonita e limpa usando o protocolo lbry 100 de código aberto e em português