Rede Wifi Com Problemas

Olá a todos.
Estou com um problema um pouco chato na minha rede e gostaria de encontrar possíveis soluções para a solução.
Vou detalhar a situação.

DADOS:
*Conexão com internet: 100Mb via fibra
*Roteador 1 Archer c20: Como Roteador (Dhcp) no 1º andar da casa
*Roteador 2 Archer c50: Como Acess Point no 2º andar da casa.
*Conexão entre os Roteadores 1 para o 2 é cabo ethernet, portas LAN Roteador 1 -> LAN Roteador 2.
*Ambos possuem sinal Dual Band (2.4Ghz/5Ghz).

ERRO OCORRIDO:
*Nos finais de semana quando recebo visitas em casa chegando a 30 pessoas +/-, elas se conectam em um dos rotedores, conforme o andar que estão, e na frequência de banda de acordo com o PC/Celular que possuem.
*Ai começam as complicações.
*Após determinado tempo algumas pessoas perdem a conexão dos seus dispositos independente do andar e da frequência conectada. Já outras nesse mesmo intervalo não. Em determinados momentos cai geral pra todos.

SOLUÇÕES TENTADAS:
*Reiniciar o roteador 1 que gera o Dhcp funciona temporariamente, horas depois tudo acontece novamente.
*Já inseri o endereço MAC de cada dispositivo no roteador definindo um IP Fixo e o problema persiste.
*IP Dinâmico também apresenta o mesmo problema.
*Já limitei a taxa de Down/Up de cada equipamento, também não resolveu.


Bom o problema e as tentativas estão apresentadas. Gostaria de algumas opniões sobre o assunto.
Pode ser os rotedores que não suportam a demanda? É obvio que no momento de grande uso a banda de 100mb não dará conta, entendo que o sinal ficará fraco, mais daí a cair em alguns dispositivos ou parar geral que está me intrigando. Pode ser configuração incorreta?

Lembrando que não é viável gerar DHCP pelos dois rotedores criando duas redes de Ip’s diferentes, pois possuo uma impressora em rede, e se forem duas redes teria que trocar de rede toda vez que fosse imprimir. E no mais já tentei isso também e os dispositivos apresentam o mesmo problema acima.

Estou atento as opções que vocês puderem me passar.
Mai uma vez agradeço de antemão a colaboração.

Até mais a todos.

Olá amigo!

Pode ser a capacidade de hardware de um deles ou de ambos, que não esteja dando conta da carga de clientes conectados. Ou algum bug no firmware padrão da TP-Link.
Caso tope um desafio para testes, tente instalar o OpenWRT neles, é um firmware Open Source mas muito completo e deverá dar um fôlego muito maior aos aparelhos.

Atente que é necessário para isso o suporte por parte da versão do hardware do roteador:

https://openwrt.org/toh/tp-link/tp-link_archer_c20_v1
https://openwrt.org/toh/tp-link/tp-link_archer_c20_v4

Caso busque uma solução mantendo as configurações atuais, quando os aparelhos são desconectados, eles param de reconhecer a rede ou só são “jogados para fora” da rede? A quantidade de endereços no DHCP Server está a padrão, assim como o tempo de concessão (lease time)?

Na verdade eles continuam conectados na rede, mais sem acesso a internet. O nº de ip’s é alto pra quantidade de usuários, uso máscara /24, o que me garante ao menos 254 ip’s. O tempo de concessão eu deixo em 540 min pois tenho sobra de ip’s. Eu estou praticamente convencido que o problema esta nos roteadores mesmo. Mas antes de investir em um bom aparelho preciso sanar as possibilidades, pois investir em um aparelho muito caro e acabar descobrindo que o problema da rede não estava no roteador seria frustante. Obrigado pelas dicas.

posso sugerir algo meio radical e talvez desnecessário?

Pode ser que eu faça um teste em um dos roteadores. Pior que tá. Não deve ficar. No mais certamente vou substitui-los mesmo.

1 curtida

Firmware deles atualizado? Verificar a revisão de hardware correspondente.

No fim do ano passei por algo semelhante. O problema era o gerenciamento de memória do roteador (no meu caso Intelbrás). Procurei atualização de firmware e estava lá, justamente correção de bug no gerenciamento de memória.

De qualquer forma esses roteadores de entrada sofrem com mais conexões. Mesmo que seja virtualmente possível ele distribuir 254 números de IP com uma fração disso já travam.

Aqui teria um gargalo. Sua conexão é de 100mb e a comunicação entre os roteadores também. Certamente eles não estão desempenhando suficientemente entre si pra dar vazão ao tráfego.

Seus roteadores tem 4 portas LAN 10/100Mbps. Seria mais indicado roteadores com conexão Gigabit. Não que essa possa ser a causa dos travamentos mas existe um gargalo aí.

Última sugestão, talvez inverter os roteadores. Deixar o c50 para DHCP e o c20 como Acess Point.

Você não cita qual é sua prestadora, de qualquer forma, você recebe IPv6? Se sim, tente desligar e teste se o problema ainda ocorre. Caso não ocorra, pode ter algum problema com as configurações do roteador primário ou do secundário que valeria uma revisão.