Rede não funciona em nenhuma distro

Galera eu ja tentei instalar varias distros linux e nenhuma delas funciona a rede(com cabo)
Tenho uma placa mãe ASRock N68-S3 FX

1 Curtida

Essa placa-mãe utiliza um chipset nForce 630a, a Nvidia nunca lançou drivers para esse modelo. Além disso essa placa-mãe possui vídeo onboard da GeForce 7025, que é legacy, você ficaria restrito aos drivers do Nouveau ou da série 304.xx da Nvidia, este driver sequer está disponível no Ubuntu. Em suma, sua placa-mãe não é bem suportada, o melhor caminho seria fazer um upgrade no PC, ou comprar um novo.

1 Curtida

@FabianoVidal Primeiramente seja bem vindo :slight_smile:

Respondendo a sua pergunta, já tentou seguir esse tutorial?
https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,113792.0.html

Achei o vídeo no youtube talvez isso resolva:

1 Curtida

Tive o mesmo problema com a minha placa. Mesmo chipset.
Pesquisando um pouco, na época, encontrei algo, antigo se não me engano, no fórum do Ubuntu. Aparentemente é um problema com a inicialização do driver, tens de criar um arquivo de configuração para que ele inicie junto ao sistema

echo “options forcedeth msi=0 msix=0” | sudo tee /etc/modprobe.d/forcedeth_options.conf

Claro que não precisas necessariamente fazê-lo dessa maneira, podes usar qualquer editor de texto, inclusive abrir o destino pelo gerenciador de arquivos e usar o editor de texto em interface gráfica, desde que crie o arquivo “forcedeth_options.conf” com o conteúdo “options forcedeth msi=0 msix=0” dentro de /etc/modprobe.d.
Depois

sudo update-initramfs -u

e sucesso depois de reinicializar.

Um truque para fazer funcionar, mesmo sem esse arquivo, ou caso pare de funcionar por ter mexido no cabo (acontece às vezes), é suspender o sistema e depois retorná-lo.

Estou usando o Linux Mint 19.1, suponho que funcione para qualquer ubuntu based.

Se estás a usar a placa integrada, saiba que o driver, 304.xx, não funciona com versões posteriores ao Ubuntu 16.04, então terá de se contentar com a base um pouco mais antiga.
Espere que funcione.

2 Curtidas

Cara sinceramente não sei como te agradecer, faz mais de 1 ano que quero começar a usar linux e não conseguia achar nada pra arrumar isso, funciona com qualquer distro?

2 Curtidas

Pelo jeito funcionou, fico feliz por ter ajudado.
Quanto as distros, como disse antes, creio que esse exato procedimento funcione em qualquer uma baseada no Ubuntu.
Tentei utilizar o Fedora há algum tempo, mas, desconhecendo quase que completamente o sistema, não consegui nem encontrar algo equivalente ao comando “update-initramfs”, acabei ficando só no Mint mesmo.
Talvez pesquisando com um pouco de paciência e atenção encontre como fazer em outras bases, confesso que não tive paciência. Sem falar que o Mint me supre bem rsrs

No fedora o comando equivalente é o dracut.

https://fedoramagazine.org/initramfs-dracut-and-the-dracut-emergency-shell/