Eu tenho usado o Pop_OS constantemente faz 1 semana, mas já tinha ele instalado em dual boot com windows 10 faz algum tempo. Nunca tive problemas com ele, mas hoje ele de repente parou de reconhecer a internet cabeada, sem que eu fizesse qualquer operação de instalação ou comandos de terminal.
Antes de postar esta pergunta aqui, observei o que estava acontecendo no meu sistema e fui pesquisando o que estava errado, mas no que uma coisa foi levando à outra não consegui resolver. Por desencargo de consciência, dei uma procurada dentro desse mesmo fórum e achei o seguinte post
A partir dele, tentei a solução de rodar “sudo dhclient” para ver se voltava - o que na solução da pessoa, funcionou. mas no meu caso, não, pois esse comando retornou o seguinte:
RTNETLINK answers: File exists
Failed to set DNS configuration: Invalid DNS server address
O que me levou à pesquisar esse erro e explorar essa pergunta
Pelo que eu vi nesse último, parece que é um bug comum do systemd, mas essa pergunta foi de 5 anos atrás e inclusive o comando systemd-resolve que usaram lá não estava mais disponível pra mim assim como o arquivo /etc/resolv.conf estava um pouco diferente.
Apesar disso, eu obtive uma “meia” solução nesse último post. Executando os comandos
o ícone da rede cabeada voltou ao normal ao invés de uma interrogação no seu lugar, mas ainda não consigo acessar a internet através dos navegadores e outras aplicações, então é como se não tivesse resolvido.
Não sei o que fazer, então vou postar aqui os resultados dos vários comandos de “investigação” que as pessoas pediram para os enduvidados desesperados como eu ao longo dos fóruns que visitei e rezar para que um Deus Linux Admin Grão-Mestre desça dos céus e cruze o meu caminho.
Após tentar a solução, a princípio nada aconteceu. Testei nos navegadores e a resposta foi a mesma. Uma coisa curiosa que aconteceu durante as vezes em que testei foi que tanto o chrome quanto o firefox carregavam as páginas que já estavam abertas, mas se clicasse em algum link dentro delas ou tentasse abrir uma página nova, dava aquela mensagem de que não tinha internet.
Daí eu ia reiniciar e dar boot no Windows para responder, mas perdi o timing de apertar del e o pop_os deu boot de uma forma diferente, oferecendo opções de boot em modo de recuperação. Depois disso, optei por reinstalar o sistema mantendo a pasta home do meu usuário. Estou respondendo a partir do próprio pop_os agora. Só perdi alguns programas que eu havia instalado diretamente, mas de resto parece estar tudo no esquema.
Não sei se era isso que o @mfmm pretendia, mas me ajudou hahaha
Sinto muito se mais alguém tiver esse problema, não vou ter como achar a solução =(
Eu realmente precisava desse sistema de volta na ativa e me pareceu ser a solução mais rápida.
Isso pode ser considerado como concluído? Acabei não descobrindo o cerne da questão
@Mandacaru, o comando que sugeri apenas força o reinício dos serviços de rede, não teve relação com as opções de boot. Estas apareceram provavelmente porque o carregamento do sistema foi interrompido em algum momento.
A rede cabeada não tem muito segredo pra configurar, então pelo seu relato inicial, presumi algum problema na atribuição automática (dhcp) e o primeiro passo era um restart simples.
Então, poderia trazer melhor resultado:
verificar se as configurações da sua rede em /etc/systemd/network estão com dhcp ativado. No seu caso, o nome do arquivo deve ser algo como 00-enp2s0.network:
[Match]
Name=enp2s0
[Network]
DHCP=yes
executar os seguintes comandos:
#systemctl stop dhcpcd (para o serviço dhcpc)
#systemctl disable dhcpcd (evita que seja ativado durante o boot, pois já tive problemas em estar habilitado junto com o serviço #systemctl restart systemd-networkd (reinicia a rede, iniciará o serviço dhcp no processo)
#systemctl enable systemd-networkd (certifica a execução no boot)
Em tempo, a interface gráfica permite que se desconfigure a rede mesmo sem usar comando do terminal. Tenha cautela.
O momento que eu imaginava chegou: de repente, comecei a ter o mesmo problema, então vim revisitar esse fórum!
Comecei pela sua primeira sugestão:
Ao entrar nessa pasta, descobri que na verdade ela estava vazia, sem nenhum arquivo, então não tive como aplicar esse resultado. Eu deveria criar esse arquivo e incluir o conteúdo em texto que você colocou?
Sem ter o que alterar, acabei voltando na sugestão anterior e executei:
#systemctl restart systemd-networkd
E surpreendentemente, dessa vez funcionou, achei que não precisaria voltar mais aqui, mas o problema de conexão aconteceu de novo no dia seguinte. Reiniciar o serviço resolveu de novo, mas ele também aconteceu novamente em outra situação, só que dessa vez a internet só funcionava com os serviços do google (??)
Enfim, tentei a segunda parte da última sugestão:
Esses foram os resultados:
╭─ ~ ✔ ╱ took 3s ─╮
╰─ sudo systemctl stop dhcpcd ─╯
[sudo] senha para alberto:
Failed to stop dhcpcd.service: Unit dhcpcd.service not loaded.
╭─ ~ 5 ✘ ╱ took 3s ─╮
╰─ sudo systemctl disable dhcpcd ─╯
Failed to disable unit: Unit file dhcpcd.service does not exist.
╭─ ~ 1 ✘ ─╮
╰─ sudo systemctl enable systemd-networkd ─╯
Created symlink /etc/systemd/system/dbus-org.freedesktop.network1.service → /lib/systemd/system/systemd-networkd.service.
Created symlink /etc/systemd/system/multi-user.target.wants/systemd-networkd.service → /lib/systemd/system/systemd-networkd.service.
Created symlink /etc/systemd/system/sockets.target.wants/systemd-networkd.socket → /lib/systemd/system/systemd-networkd.socket.
Created symlink /etc/systemd/system/sysinit.target.wants/systemd-network-generator.service → /lib/systemd/system/systemd-network-generator.service.
Created symlink /etc/systemd/system/network-online.target.wants/systemd-networkd-wait-online.service → /lib/systemd/system/systemd-networkd-wait-online.service.
Como devo continuar a partir daqui? Desde já, agradeço =]
Dessa vez tenho mais margem para esperar uma solução haha