Recursos Libreoffice e MS Office

O MS Office vai ganhar melhoria em um recurso chamado Rewrite. Onde essa ferramenta faz uma análise do texto e sugere melhorias na fluência do texto, sugerindo sinônimos, ajudando na criação de frases concisas e etc… Esse recurso usa bastante IA e Machine Learning…
A minha pergunta é o LibreOffice tem alguma contrapartida contra esse recurso? Ou nesse quesito está a anos-luz da suíte da MSFT?

1 curtida

Creio que o mais próximo que se tem disso para o LibreOffice seja o LanguageTool, projeto que contribuo no report de bugs. Esse projeto não conta com machine learning até onde eu sei.

1 curtida

Pode me falar mais sobre o “LanguageTool”? Como funciona? Já vem Pré-Configurado ou necessita de configuração?

Ele é um verificador de gramática e estilo. É um projeto separado, ele pode ser usado sozinho no seu site (o que dá para você testá-lo desde já e ver como funciona, não vá esquecer de configurar para português do Brasil) e ser instalado no navegador, suítes de escritório (Microsoft Office, LibreOffice e GoogleDocs), no seu sistema operacional se este tiver o Java instalado e mais nesses programas desta página.

O LibreOffice faz algo parecido, não? Não com IA mas ele dá uma melhorada nos textos, ajustando com o estilo de escrita, faz sugestão antes de escrever inclusive

O Office da Mircrosoft que passou a se chamar Microsoft 365 é muito mais avançado que o LibreOffice. Não tem como comparar. Há um abismo aí. É Photoshop versus Paintbrush.

Evidentemente alguém sempre comenta que não, que não percebe nada… apela pra atalho como se no Microsoft 365 não existissem atalhos de teclado. Alguém apela pro Office 2013… estamos em 2020… enfim. A grande verdade é que simplesmente o LibreOffice atende perfeitamente a imensa maioria dos usuários.

Relaxa, se o LibreOffice atende não tem porque se preocupar com essas coisas.

Atalho de teclado até o VIM tem a questão é atalho útil, o LO tem uma série de atalhos que se feitos de forma inteligente você praticamente não tem redundancia nunca, pra quem quer funcionalidades built in integradas com a nuvem o MS Office é superior, mas pra quem sabe usar os dois e usa apenas no offline, o MS Office nem chega a ser cogitado se o LO for a primeira opção