Recuperar Notebook Acer Aspire 5250 0866

Boa noite pessoal,

Tenho um notebook bem antigo que parei de usar por conta dele travar a todo instante. Porém, gostaria de tentar recupera-lo agora. Sou novo no mundo Linux e portanto gostaria da ajuda de vocês.

As especificações dele são as seguintes:

Modelo: Acer Aspire 5250 0866
HD: 320 GB
Memória RAM: 2GB
Processador: AMD E-300, 1.6 GHz
Vídeo: AMD Radeon HD 6250 Graphics (Integrada 256 MB)

A partir das minhas pesquisas na internet, resolvi instalar nele o Lubunto, porém acredito que possa existir uma Distro que funcione melhor nele.

A Lubunto funciona até bem nele, porém em certos momentos dá umas travadas. Por conta disso gostaria de ver com vocês uma outra Distro que pode funcionar melhor.

1 curtida

Boas vindas ao fórum :wave:
Acredito que o Puppy Linux atenderá perfeitamente seu caso. Uma dica: instale os codecs proprietários, assim como as fontes da MS, caso for usar o LibreOffice (ou outra suite de sua escolha) com o comando sudo apt install -y ubuntu-restricted-extras

Obs: use o balenaEtcher para criar o pendrive de boot

Vida longa e próspera :penguin:

3 curtidas

Puppy Linux, DebianDog e Fatdog64 devem ser as melhores opções para você.

https://debiandog.github.io/doglinux/
https://distro.ibiblio.org/fatdog/web/

1 curtida

Cara muito obrigado pela indicação, instalei aqui e computador está bem mais responsivo que com outros sistemas operacionais.

Porém, estou tendo uma dificuldade com o terminal. Quando digitei o comando que você me falou para instalar os codecs, apareceu a mensagem para o comando apt como desconhecido.

Apareceu uma mensagem dizendo que o Puppy Linux não tem o pacote de linguagem para português, e me deram sugestão de pacotes de linguagem que eu poderia instalar. Porém, quando tentei instalar o pacote de linguagem para português, também não consegui.

Vou deixar a imagem com as resposta do terminal:

Obrigado pelas indicações, por enquanto vou testar o Puppy Linux e ver como o notebook vai se sair.

1 curtida

Primeiro, como esta o seu hardware, fez uma limpeza no cooler?
As travadas não podem ser também problemas de aquecimento?

1 curtida

Ah, o Puppy não usa apt. Essa é nova… Experimenta sudo ppm install -y ubuntu-restricted-extras, não funcionar, acho que não tem nos repositórios do Puppy. O importante é o computador estar funcionando.

1 curtida

Por nada. No caso do Puppy, para ficar em Pt-Br você tem que baixar um arquivo .pet disponibilizado pela comunidade. O FatDog64 surgiu do Puppy e hoje é um projeto independente, ele tem versão nativa em Português, se seu hardware suportar 64 bits é uma opção ao Puppy.

Não sei como está o funcionamento desse antigo pacote de tradução nas versões atuais do Puppy, portanto, cuidado para não “quebrar” o sistema ao instalar.
https://oldforum.puppylinux.com/viewtopic.php?t=93419&i=1