Recuperar dados/partição com o Ubuntu

Boa tarde!
Tenho um HD interno, de 500GB, onde faço um back up. Ocorre que, do nada, ele “desapareceu” do Dolphin. Quando abro o gerenciador de partições do kde ele aparece na lista, mas a partição de backup /dev/sdc5 aparece como “desconhecida”
Tentei recuperar a partição com os seguintes comandos:

sudo su
umount /dev/sdc5
fsck -y /dev/sdc5

Mas não funcionou. Alguém sabe como posso recuperar essa partição?
Ela estava formatada em ext4.

Recuperar partição /home do Ubuntu [Iniciantes no Linux]

O testdisk me salvou esses dias, de uma olhada ai. Dependendo da distribuição eles tem no reposiório.

Essa solução não adiantou aqui, eu precisava restaurar o sistema de arquivos ou um jeito de copiar os dados para outro HD, muitos arquivos que estão ali não tinham cópia em outro lugar.
Para você ter uma ideia de quão f** estava a coisa, quando rodava o FSCK ele dizia que não era possível efetuar a leitura e perguntava se se tratava de uma unidade com tamanho zero.

Tentei ele, ele identificou o disco mas não conseguiu restaurar a partição, porém ele conseguia “ver” que ela era ext4 com linux.

Então eu acho que não tem mais jeito :confused: você pode tentar usar o Windows pra recuperar.

Pessoal consegui solucionar o problema utilizando o R-Linux. Infelizmente não consegui restaurar a partição mas consegui salvar meus arquivos (o real objetivo da coisa).

Baixei o app nesse site: Download de software gratuito de recuperação de dados
Abri ele como root.
Selecionei o disco, ele fez a varredura.
Escolhi as pastas de back up e coloquei para restaurar no meu outro HD.
Levou várias horas mas restaurou tudo, pelo log eu perdi apenas 6 arquivos. Em mais de 284 mil “ficheiros”, é um perda insignificante.

Ainda vou conferir a fundo se está tudo certo, mas pela “benzida” que dei parece que restaurou tudo mesmo. E eu gostei pq ele é modo gráfico.

Muito obrigado pela ajuda de vocês!

1 curtida

Uma dica: Coloca esses dados em uma nuvem, por que se o seu HD der problema novamente, você não vai perder nada :slightly_smiling_face:

1 curtida