Recovering journal no arch linux gui

Recentemente instalei o arch linux gui no meu notebook e estava funcionando perfeitamente, mas acabei fazendo besteira tentando aprender a usar o terminal com arch e decidi reinstalar o sistema pra n quebrar a cabeça tentando consertar a besteira que fiz.

Fiz a reinstalação e na primeira inicialização ja mostrou esse recovering jounal e agora esta demorando um pouco pra o sistema iniciar. Pesquisei formas de consertar mas não consegui resolver esse b.o e reinstalei pela terceira vez tentando ver se tinha feito algo errado na instalação anterior, mas advinha só, continuou da mesma forma.

Gostaria de pedir ajuda de como resolver isso, tô bem perdido e a solução que tenho no momento é só instalar outra distro linux mas eu realmente queria continuar usando esse arch

Esse recovering journal é apenas uma verificação rotineira de disco… pra saber o que anda lerdando teu boot, assim que o sistema carregar manda um systemd-analyze blame no terminal e veja quem são os culpados. Se tudo estiver “normal”, aí vemos outra coisa…

me retorna isso aqui

Tá aí o culpado - o reflector service é quem atualiza os espelhos dos repositórios do Arch. Veja como ajustá-lo aqui pra que ele rode com a periodicidade que vc quer e não a cada boot:

https://wiki.archlinux.org/title/Reflector_(Português)

@Capezotte e @swatquest, ¿una ayudita, por favor?

1 curtida

É + de 2 minutos em um serviço, vapo.

Se for isso mesmo, acho que manter o Reflector como um serviço do SystemD, não se faz necessário, portanto minha recomendação é desativar, com:

sudo systemctl disable reflector.service
1 curtida

O problema é rodá-lo quando os espelhos estiverem muito lentos pra salvar no pacman.conf… o Reborn tem um script em python que roda no terminal e funciona superbem pra isso:

Aqui ensina a compilar, podia fazer o teste no Arch e ver se funciona

https://gitlab.com/rebornos-team/applications/refresh-mirrors/-/tree/main

No AUR tem essa ferramenta, pode ser o caso de testá-la primeiro:

Mas se esse for um problema, o pacote pacman-contrib, fornece um script Bash, /usr/bin/rankmirrors , que pode ser usado para classificar os espelhos de acordo com sua conexão e velocidade para aproveitar o uso do espelho local mais rápido.


Mirrors - ArchWiki

1 curtida

Testei as coisas que vcs mandaram mas nenhuma resolveu, o recovering journal ainda aparece e a quantidade de blocks aumentou. Voltei pra o dual boot com windows e linux mas msm tendo formatado novamente o hd o erro persiste.

fsck - ArchWiki