Reconhecimento de bateria e WiFi. Por que o KDE Plasma tem um comportamento tão aleatório?

Estou culpando o KDE Plasma, mas pode ser que o ambiente gráfico seja inocente e o problema é no *ubuntu em si, não sei.

De vez em quando, ao ligar o computador, não aparece o ícone da bateria na área de notificações e quando expando esta área e ponho o ponteiro do mouse sobre o ícone da bateria (que estava “oculto”, como todo serviço que está desativado), diz que não há nenhuma bateria encontrada (não me lembro bem a mensagem porque o ícone está funcionando normalmente agora, mas é mais ou menos isso).

Mas como eu disse, isso é de vez em quando (mas não é raro…) . Eu não fiz mais testes para verificar, mas me parece que esse problema acontece mais frequentemente quando ligo o computador sem o cabo de energia conectado e há relativamente pouca carga no notebook (mas esse problema aparece de forma aleatória, então pode não ter nada a ver com o fato do notebook estar conectado na energia ou não).

O que me motivou a escrever este tópico é que hoje de manhã, ao ligar o notebook, o sistema não reconhecia nenhuma rede WiFi (isso nunca tinha acontecido antes e também nessa vez o ícone de bateria estava morto), mas foi só reiniciar o sistema que tudo voltou a funcionar perfeitamente. Em nenhum dos dois momentos eu liguei a máquina com o cabo de energia conectado.

Se fosse algum pacote quebrado, era para estar o tempo todo neste jeito, mas é um negócio 100% aleatório!

.

Sistema operacional: Kubuntu 18.04 64bit atualizado
PPAs instaladas: SMPlayer, DeadBeef, Wine, LibreOffice, Lutris, Opera (na verdade este último não é de uma PPA, o próprio pacote .deb do navehador que adicionou um repositório no sistema)

Não, não fiz nenhuma modificação nos pacotes do KDE, a única modificação feita no ambiente gráfico foi reposicionar o painel original e a criação de outro (basicamente deixei meu KDE parecido com o GNOME 2), o que teoricamente não é para causar um problema desse tipo.

Resultado do lspci caso seja importante conhecer meu hardware:

$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v6/7th Gen Core Processor Host Bridge/DRAM Registers (rev 02)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 620 (rev 02)
00:04.0 Signal processing controller: Intel Corporation Xeon E3-1200 v5/E3-1500 v5/6th Gen Core Processor Thermal Subsystem (rev 02)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP USB 3.0 xHCI Controller (rev 21)
00:14.2 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Thermal subsystem (rev 21)
00:15.0 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Serial IO I2C Controller #0 (rev 21)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP CSME HECI #1 (rev 21)
00:17.0 SATA controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP SATA Controller [AHCI mode] (rev 21)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #5 (rev f1)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #6 (rev f1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Intel(R) 100 Series Chipset Family LPC Controller/eSPI Controller - 9D4E (rev 21)
00:1f.2 Memory controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP PMC (rev 21)
00:1f.3 Multimedia audio controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP HD Audio (rev 21)
00:1f.4 SMBus: Intel Corporation Sunrise Point-LP SMBus (rev 21)
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller (rev 07)
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 31)
1 curtida

problema do Kubuntu 18.04, eu tinha tbm quando usava, troquei de distro, porém mantive o kde e não tive problema

se eu n me engano, no 19.04 não deu problema

Não é um problema sério, acho que posso sobreviver até chegar o Kubuntu 20.04. Mas se houver solução, gostaria que alguém a compartilhasse aqui.

Não tenho esses problemas no Arch Linux. Já utilizei diversas versões do Kubuntu, todas elas apresentavam bugs que não ocorrem em outras distros.

2 curtidas

já testou o KDE Neon, quando utilizei achei melhor que o Kubuntu.

unico bug que tive foi em relação ha um tema que tentei usar o Qogir que bugava os icones todo, mesmo se eu usava o icon da Qogir

Penso em testá-lo no futuro. Ele já vem com gerenciador de drivers?

não, você pode instalar o do ubuntu ou do proprio kubuntu

eu prefiro instalar o do ubuntu, tive problemas com o do kubuntu

dependendo da sua placa de video, vc vai ter que instalar o sistema com o video onboard, porque ele trava a tela na instalação dependendo da placa de vídeo, usei uma gtx 550 ti e trava.

$ ubuntu-drivers devices
$ sudo ubuntu-drivers autoinstall
$ sudo reboot

só com esses três comandos vai instalar o driver recomendado para seu sistema

2 curtidas

Tenho dois problemas no KDE. Primeiro - VC ta assistindo um video seja pelo vlc ou YouTube e vou abri outra aplicação do tipo konsole,dolphin etc o video engasgar por milésimos e normaliza. E o outro motivo é os freezes. Sempre que o vídeo do YouTube está em tela cheia e vou abri outra aplicação por exemplo: obs, vlc, dolphin o video congela só volta ao normal se pressionar ESC e aperta tela cheia novamente, além dos travamentos que ocorre no chrome VC muda aba no chrome congela tudo. Vale salientar que tenho dois monitores e esses problemas me frustou tanto que mudei pra gnome. Hj não tenho mais os problemas que tinha no kde, mas sinto falta de algumas ferramentas contidas nele. utilizo arch linux

talvez seja algum problema especifico do Plasma com a sua GPU, tbm uso Arch com KDE e ele não me apresenta problemas
vc usa nvidia?

Sim. é nvidia. vc tem dois monitores? pq no gnome nem no xfce tenho problemas de freeze nem engasgo .

1 curtida

Tá explicado, o plasma não de dá muito bem com os drivers proprietários da nvidia, nesse quesito, realmente gnome e xfce são melhores. O Plasma oferece uma experiencia melhor no nouveau

Eu uso meu note quando tou em casa ligado na minha tv, aqui nunca deu problema de engasgo com dois monitores, eu uso HD Graphics.

1 curtida

entendi. pode ser isso. obrigado pelo seu tempo.

2 curtidas