Reconhecer hd fisico no linux virtualizado

pessoal, boa tarde

contextualizando: hd ficou raw, windows reconhece mas não acessa, dados estão integros, mft corrompido… li que poderia acessar esse hd raw com o linux

nunca usei linux antes, totalmente leigo… baixei o linux lite no virtualbox e achei que ele iria reconhecer automaticamente os 4 hds conectados, mas parece que reconheceu nenhum, apenas o disco virtual… como faço para reconhecer os hds fisicos?

agradeço muito qm puder ajudar

Para recuperação de dados, o ideal é você carregar alguma distro como o Linux Mint ou o Ubuntu LTS em modo live (ou seja, diretamente do pen drive) e rodar o testdisk. No terminal (rode um comando de cada vez):

sudo apt update
sudo apt upgrade
sudo apt install testdisk
sudo testdisk

No caso, imagino que você precisará usar o testdisk para buscar e restaurar a tabela de partições. Fiz isso uma vez e consegui recuperar dados de um HD antigo de DVR com problemas graves. Contudo, não há garantia de que dará certo ou que a recuperação será de 100%. E é preciso ter muita cautela na hora de selecionar as opções de recuperação.

1 curtida

obrigado pela resposta… passei o testdisk pelo windows antes de tentar o linux, ele n conseguiu restaurar a tabela… apareceu que a cópia da tabela mft era diferente da original… dá diferença passar o testdisk pelo windows ou linux?

instalei no pendrive o linux ubuntu e ele reconheceu o hd raw, assim como o windows, porém não consegue montar ele, fala em erro desconhecido

o que me intriga é que pelo disgenius eu consigo ver certinho meus arquivos, as pastas, tá tudo lá, só não consigo acessar… ■■■■

se alguem puder me dar uma solução, agradeço

1 curtida

Eu não saberia dizer se há diferença entre a versão de Linux e a versão de Windows. Não tenho conhecimento aprofundado sobre o assunto. :frowning:

Melhor aguardarmos alguém mais experiente.

Os dados são muito importantes? Você já avaliou a possibilidade de levar a alguma empresa especializada em recuperação?

O ideal nessa sua situação é tentar mexer o mínimo possível, evitando sobrescrever os dados.