Recomende uma distro pra esse hardware

Qual distro você colocaria nesse pc? O que vc montaria com ele?

-Computer-
Processor : Intel® Celeron® CPU 440 @ 2.00GHz
Memory : 1395MB (220MB used)
Machine Type : Desktop
Operating System : Debian GNU/Linux 10 (buster)
User Name : gabriel (Gabriel)
Date/Time : qua 28 ago 2019 18:16:38 -03
-Display-
Resolution : 1280x1024 pixels
OpenGL Renderer : (Unknown)
X11 Vendor : The X.Org Foundation
-Audio Devices-
Audio Adapter : HDA-Intel - HDA VIA VT82xx
-Input Devices-
AT Translated Set 2 keyboard
Power Button
Sleep Button
Power Button
OM
PC Speaker
HDA Digital PCBeep
HDA VIA VT82xx Rear Mic
HDA VIA VT82xx Front Mic
HDA VIA VT82xx Line
HDA VIA VT82xx Line Out
HDA VIA VT82xx Front Headphone
-Printers-
No printers found

O problema não é muito a distro, e sim a interface gráfica, por causa da pouca quantidade de memória RAM. Recomendo usar a XFCE, LXDE ou LXQt, que são as mais amigáveis e que menos consomem memória.

O próprio Debian com uma dessas interfaces seria uma boa. Depois de instalado, você pode remover alguns serviços que não são obrigatórios para reduzir ainda mais o consumo.

Não sei qual é a acurácia desses dados, mas ajudam a dar uma noção do consumo de memória:

2 Curtidas

eu trocaria só o DE
lxqt caso ainda queira usar o mouse
se não, algum WM
quanto a distro, minha opinião n vale pq sempre vou recomendar arch :rofl::rofl:

1 Curtida

amigo parece que seu pc/not usa um chipset via nele né, se for isso eu indico distros como antix, ou magéia com xfce, por se tratar de distros que possuem drivers para esse tipo de chipset.

1 Curtida

Seja bem vindo ao fórum.

Recomendo o Linux Mint 19.2 “Tina” MATE released!
https://blog.linuxmint.com/?p=3787

Tenho ele em um Celeron, acho mais leve que o xfce e melhor para trabalhar no dia a dia.
O boot não será rápido, mas depois de iniciar o sistema ele funciona direito.

Sobre o navegador, talvez o chromium seja melhor.

INFO:
System requirements:

1GB RAM (2GB recommended for a comfortable usage).
15GB of disk space (20GB recommended).
1024×768 resolution (on lower resolutions, press ALT to drag windows with the mouse if they don’t fit in the screen).

Notes:

The 64-bit ISO can boot with BIOS or UEFI.
The 32-bit ISO can only boot with BIOS.
The 64-bit ISO is recommended for all modern computers (Almost all computers sold since 2007 are equipped with 64-bit process
1 Curtida

Recomendaria distros leves. Pode ser Lubuntu, Q4OS, Slax ou mesmo o AntiX citado acima.

2 Curtidas

Recomendo apenas para servir como servidor de mídia, criar um ‘Netflix caseiro’. Com essa memória vai travar quando abrir duas páginas no Facebook.

Também pode usar pra mandar musica do computador pra sala, se deixar ligado no som.

Pode usar como smart tv, se deixar ele ligado na tv.

Qualquer distribuição atualizada vai funcionar, desde q use xfce. Talvez o kodi seja uma boa pedida.

1 Curtida