Olá!
Tenho um Netbook N2800 dual core, 2 GB DDR3
Atualmente está com o Kubuntu 18.04 rodando satisfatoriamente bem.
A idéia deste Netbook é para manter conectado à televisão para que eu possa usar como Media Center.
Porém eu quero ter controle total através de um joystick, apenas necessitar do uso do teclado para configurações ou algo mais avançado.
Qual distro vocês me recomendam?
Existe algum programa ou algum frontend que me permita utilizar o joystick para controlar tudo?
Acho que você poderia utilizar um software de controle remoto Android que funcione como mousepad e teclado, ou mesmo comprar aqueles teclados de 40 reais (ou menos) que funcionam dessa forma. Eu tenho um Ubuntu GNOME normal em um mini pc que uso meio que media center conectado a minha TV e uso um desses.
O grande lance é que o principal usuário deste suposto Media Center é uma criança de 6 anos… rs
Então a coisa tem que ser o mais fácil possível para que ela possa mexer sozinha.
Eu instalei o Android-X86 mas não rolou muito legal… Está dando erros na Play Store… Mas o Android seria PERFEITO! Ele por si só tem um suporte nativo para joystick da forma como eu quero e na Play Store tem alguns Front Ends para Box TV que ficariam ótimos e mais o fato de que ele já é bem acostumado (Até demais!) com o ambiente Android.
Outro exemplo que ficaria perfeito, seria o Gnome Games como Front End, pois ele é customizável e dá para colocar aplicativos de vídeos e tals… O problema seria quando ele chamasse o Youtube que não tem suporte (Eu acho!) para comandos do joystick!
Mas agora que lembrei! Eu tenho um Ípega 7069 que tem duas configurações de joysticks nele próprio! Uma é reconhecida como Joy do Xbox e outra como Joy genérico se não me engano… Como eu poderia fazer para mapear as teclas dele?
Tipo o L-Analogic como ponteiro do mouse, o D-Pad como as setas do teclado e por aí vai…
E então a outra config dele eu poderia utilizar como Joystick normal para os jogos…
Eu instalei algumas versões do Android (Phoenix, Bliss, Prime e X86) e todas apresentaram um desempenho péssimo!
A cada clique uma espera… A cada comando uma reza para não dar ruim ao abrir o app… rs
Por vezes tive de chamar 3 a 4 vezes o mesmo app para abrir…
Será que tem alguma configuração que deva ser feita para funcionar corretamente? Será que pode ser a GMA 3600?
Eu sinceramente não entendi até agora o que pode ser… Eu sei que o projeto X86 é experimental, mas o engraçado que ele nasceu com foco nos Eeepc da Asus e pelo menos no meu não róla… rs
Será que terei de customizar uma distro para esse fim? rs
Seria tão mais fácil se existisse um FrontEnd iguais os das Boxes TVs para alguma distro… rs
Existe algum?
O joystick que você está usando no linux funcionou bem? Pq no meu ubuntu o analógico direito não funciona a esquerda e direita. (Testei no retroarch e ppsspp) (Meu joystick é genérico de ps2)
Até o momento eu não tive uma experiência agradável com emuladores no Linux (Mint 19.1), mas provavelmente eu quem não soube configurá-los corretamente…
Mas nos jogos nativos para Linux (Tux Kart, Indivisible e alguns outros) funcionou tranquilamente sim… Inclusive nos dois modos que o joystick tem… Eu tenho 2 genéricos de PS2 também… Assim que puder vou testá-los para ver se tenho algum problema com eles…
Então… O Kodi/OSMC me serviria para o propósito, inclusive toda a navegação dele é possível através de um joystick… Mas a navegação do youtube por ele é pouco intuitiva (Pelos pouco que utilizei YT através do Kodi), os addons que eu testei do Netflix nunca funcionaram bem, eu tenho assinatura do Net Now, YT Premium, eu teria que ficar deslogando ou em dual boot para poder usufruir destes outros serviços… Este é o motivo para eu estar fugindo desta base de programas…
Quando disse que o Android me atenderia, além de eu poder instalar todos estes apps à parte, ainda existem vários launchers que eu poderia utilizar… A idéia é basicamente esta…
A minha dificuldade não foi em instalar o Android, foi no desempenho horrível que ele apresentou, que eu acredito que seja por conta de compatibilidades…
Mas o deste vídeo me pareceu bem mais fluído, vou testar esta versão…
Uma dúvida… Imagino que você deve usar VGA, eu também tenho um netbook e me encontro na mesma situação, porém como você fez para resolver a questão do áudio? Você ligou diretamente o som pelo p2 do netbook???
Na realidade, meu netbook tem saída HDMI, mas antigamente eu tinha um pc conectado a uma televisão e a saída era VGA… Neste caso eu utilizava um cabo P2 x P2 conectado ao pc e à televisão.