Recomendação de substituto para o Google Fotos: NextCloud, OpenMediaVault, ou Outro?

Olá pessoal, como muitos sabem o Google Fotos vai começar a cobrar pelo armazenamento de fotos em breve, estava procurando uma solução gratuita para isso e encontrei o NextCloud e o OpenMediaVault, ambos já analisados pelo @Dio.

Mas aí vem a dúvida, qual recomendam? Sendo que já tenho um servidor com Ubuntu Server em casa e gostaria de usar um container, e também gostaria que tivesse um app para backup automático das fotos que tiro no Android.

1 Curtida

Diria pra usar o nextcloud, já que vc tem um servidor ubuntu pronto. Além de que aparentemente o openmediavault não tem um aplicativo, ele é só uma distro pré configurada (vc teria que apagar seu servidor ubuntu, provavelmente (?)), quando vc chegar no teu telefone provavelmente as coisas serão mais intuitivas!

1 Curtida

Na verdade o Google não vai começar a cobrar pelo Google fotos, ele vai limitar o espaço de armazenamento de fotos que atualmente é ilimitado, para os 15GB padrão que já são oferecidos para quem tem uma conta no Google. Ou seja, você terá 15gb para armazenar suas fotos, email ou documentos. Mas pelo que entendi, quem já tem fotos salvas lá há muitos anos não será contado armazenamento, somente para novas imagens armazenadas a partir da data de início do novo modelo.

1 Curtida

Mas uma excelente opção também, que é o que uso atualmente e o Mega, que oferece 50gb de armazenamento grátis e conta com cliente nativo para a maioria das distros Linux.

Hoje em dia com a qualidade das fotos 15GB enche num dia só rsrsr

Mas brincadeiras a parte, acho muito pouco, é uma pena a Google desistir dessa opção que não gasta do armazenamento, mas entendo o motivo, deve haver muitas pessoas que abusam desse serviço.

1 Curtida

Sim imagina, [e compreensível mesmo, deve gastar muito espaço em data centers de gente salvando memes, nudes e outras besteiras kkkk

Acho que das duas opções o Nextcloud é o mais legal, eu curto mais. :slight_smile:

1 Curtida

O Mega não oferece tudo isso mais. Infelizmente.

Essa alternativa é promissora:

1 Curtida

Interessante, bem parecido com o Google Fotos, por enquanto aqui estou usando o TrueNAS com Syncthing, está funcionando bem, só não tem opção de visualizar as fotos do NAS.

1 Curtida

Minha rede doméstica ficou assim.

2 Curtidas