Recomendação de ssd

tenho um notebook (no caso Lenovo G400s) que esta com um hd mecânico
quero trocar por um ssd, então quero recomendações de modelos para compra
tbm tenho uma duvida/preocupação sobre firmwares, quero que funcione tudo certinho no meu fedora

Depende do seu orçamento, SSD’s Sata 3 (2.5 polegadas) DRAM Less são mais baratos, mas pecam ao escrever e com frequência um arquivo grande @KairanD aproveitando eo ensejo, lhe convoco ao tópico para e corrija-me se eu estiver enganado.
SSD barato: Kingston A400 , SanDisk Plus e Adata SU630 são os que vem a mente;

2 curtidas

Uso um crucial bx500 (não sei se ainda vende) no fedora desde 2020, até agora nada a reclamar.

Qualquer ssd de marca confiável é bem melhor que um hd mecânico.

3 curtidas

Hoje em dia a maioria dos SSDs de entrada (e até muitos dos que estão acima) são DRAMless. Antigamente ser DRAMless era um problema maior, dada a pouca evolução dos chips de memória e das controladoras. Hoje em dia um SSD DRAMless pode entregar ótima experiência e ter elevada durabilidade (embora DRAM ainda seja desejável).

Dos SSDs que você citou, creio que o Adata SU630 usa a controladora Phison S11. Essa controladora, de entrada, parece ser mais propensa a problemas. O Kingston A400 no passado não era legal e usava a mesma Phison S11. Atualmente não sei como está (parece que alteraram o projeto e trocaram a controladora). O Sandisk Plus já foi bom, mas alguns amigos meus que entendem mais do assunto me disseram que atualmente está horrendo (memórias de baixa qualidade, controladora ruim, firmware problemático, etc.).

Atualmente acho que o Crucial BX500 é um dos que mais se destaca como boa opção no segmento de entrada.

2 curtidas

Comprei um Crucial MX500 na Aliexpress depois de ver esse vídeo

1 curtida

Sim ainda vendem e são a recomendação nº 1
BX500 240GB
https://www.kabum.com.br/produto/98544/ssd-crucial-bx500-240-gb-sata-leitura-540mb-s-e-gravacao-500mb-s-ct240bx500ssd1

BX500 480GB
https://www.kabum.com.br/produto/98545/ssd-crucial-bx500-480-gb-sata-leitura-540mb-s-e-gravacao-500mb-s-ct480bx500ssd1

1 curtida

Mas é o original? Pq vi um de 1tb dessa marca por R$438,00. O que tá barato demais pra ser verdade.

1 curtida

Esse preço comprando da China? Se for, é um valor normal sim. Mas nesse caso eu tenho muita dúvida sobre o direito de garantia da fabricante do produto (além da garantia da Aliexpress), então é melhor considerar que se o SSD der problema depois de um ano, você não terá garantia, diferente de comprar aqui no Brasil pagando o dobro pelo mesmo produto. Dá uma olhada nesse vídeo, de porque SSDs comprados diretamente da China (principalmente de marcas desconhecidas) costumam ser tão baratos. Sobre a minha unidade ser original, creio que sim, veio na embalagem que deveria, com lacres e o software de gerenciamento baixado do site oficial da Crucial identificou o SSD normalmente.

2 curtidas