Recomendação de qual SO linux iniciar

Olá, galera eu tenho um notebook samsung intel celeron de 6° geração, com windows 11, queria fazer dual boot nele para instalar linux. Queria saber, qual linux eu instalo, sou iniciante e nunca tive contato com esse SO.

2 curtidas

Essa é uma pergunta complicada.

Pois vai também do ambiente desktop, kge, gnome , xfce e etc…

Tem alguns tópico sobre este assunto no fórum

Segue um tópico

6 curtidas

Linux Mint (se quiser algo semelhante ao Windows) ou Pop!_OS (se quiser experimentar algo novo). Ambos são fáceis e amigáveis.

6 curtidas

Diga se você tem SSD ou HD mecânico e quanto de memória RAM. Mas como você é iniciante, eu recomendaria o Linux Mint ou o Zorin OS; o que vai variar é a versão. Se tiver até 4 GB de RAM e/ou disco mecânico, vai de Mint XFCE ou Zorin Lite. Acima disso, pode instalar o Mint Cinnamon ou o Zorin Core. Ambos são ótimos, fáceis de usar e com bastante documentação na internet (o que funciona para Ubuntu geralmente funciona no Zorin e no Mint)

E já aprenda um par de coisas:

1. Linux é só o núcleo do sistema (kernel). Os sistemas que o usam costumamos chamar de distribuições Linux;
  2. Elas vem em vários formatos e nomes, você vai se acostumar. Mas é importante saber que existem diferentes ambientes gráficos (XFCE, LXQt, Cinnamon, KDE Plasma, Gnome etc.), uns mais leves, outros mais gulosos de RAM e processamento gráfico. Como teu processador é um Celeron, mas é recente, deve funcionar com qq ambiente, mas não abuse. Vc tem um Gol 1000, não uma Mercedes
8 curtidas