Recomendação de qual SO linux iniciar

Olá, galera eu tenho um notebook samsung intel celeron de 6° geração, com windows 11, queria fazer dual boot nele para instalar linux. Queria saber, qual linux eu instalo, sou iniciante e nunca tive contato com esse SO.

2 curtidas

Essa é uma pergunta complicada.

Pois vai também do ambiente desktop, kge, gnome , xfce e etc…

Tem alguns tópico sobre este assunto no fórum

Segue um tópico

6 curtidas

Linux Mint (se quiser algo semelhante ao Windows) ou Pop!_OS (se quiser experimentar algo novo). Ambos são fáceis e amigáveis.

6 curtidas

Diga se você tem SSD ou HD mecânico e quanto de memória RAM. Mas como você é iniciante, eu recomendaria o Linux Mint ou o Zorin OS; o que vai variar é a versão. Se tiver até 4 GB de RAM e/ou disco mecânico, vai de Mint XFCE ou Zorin Lite. Acima disso, pode instalar o Mint Cinnamon ou o Zorin Core. Ambos são ótimos, fáceis de usar e com bastante documentação na internet (o que funciona para Ubuntu geralmente funciona no Zorin e no Mint)

E já aprenda um par de coisas:

1. Linux é só o núcleo do sistema (kernel). Os sistemas que o usam costumamos chamar de distribuições Linux;
  2. Elas vem em vários formatos e nomes, você vai se acostumar. Mas é importante saber que existem diferentes ambientes gráficos (XFCE, LXQt, Cinnamon, KDE Plasma, Gnome etc.), uns mais leves, outros mais gulosos de RAM e processamento gráfico. Como teu processador é um Celeron, mas é recente, deve funcionar com qq ambiente, mas não abuse. Vc tem um Gol 1000, não uma Mercedes
8 curtidas

Meu Samsung é com Celeron de 8ª geração. Já teve instalados no HD com que veio de fábrica o Linux Mint em Xfce, MATE e Cinnamon, que funcionou bem, de modo responsivo e fluido, nessas três versões. Também tiveram boa performance em HD o Kubuntu 21.10, o MX Linux 21 e o EndeavourOS. Terminei pondo um SSD Sata III nesta máquina, que continua com 4 Gb de RAM, e no SSD o Mint Cinnamon “voa”, e o Pop!_OS e o Fedora Workstation rodaram muito bem, tal como o OpenSUSE Leap 15.4 com KDE Plasma.

No mais, em meu Samsung com Celeron de 8ª geração o Win11 funciona com eventuais engasgos, mesmo instalado no SSD Sata III. O Win10 nesse SSD sempre teve desempenho decente. Quando era o Win10 instalado no HD, precisei mexer nas configurações de desempenho e desmarcar quase todos os itens de efeitos visuais para obter um desempenho decente. (Também precisei me livrar de programas vindos de fábrica, como um determinado antivírus infame por ser muito pesado…)

3 curtidas

Linux Mint ou Zorin OS pra começar são bons e tranquilos de mexer e começar a dar os passos sem se preocupar.

1 curtida

Eu tive uma excelente experiência inicial usando o Linux Mint Cinnamon Edition.

1 curtida

é um hd, aproveitando esse comentário, se eu fizer o dual boot, meus arquivos do Windows irão sumir?

2 curtidas

Sendo um HD, quando mais leve o sistema melhor… e quanto ao Windows, se fizer tudo com cuidado, não, não some nada. Contudo, fazer backup de tudo é sempre uma boa ideia, especialmente se a instalação do Windows não for em UEFI (o que pode pedir que o disco seja todo limpo e o Windows reinstalado em UEFI com particionamento GPT)

1 curtida

Eu iria de Linux Mint:

https://diolinux.com.br/?s=antigo