Recomendação de hardware para servidor nextcloud

Bom dia gente, vi os vídeos do dio sobre criação de um mini servidor para sua casa e eu sempre busquei isso, acessar arquivos de qualquer lugar ou até mesmo ter um local especializado para isso e separar dos arquivos do meu computador comum, um local onde todos da casa podem guardar arquivos ou fazer backups e etc. o detalhe é: qual hardware comprar para ser o servidor? No caso gostaria de um hardware de baixo consumo de energia até pq por ser um servidor precisa ficar ligado pelo menos em quanto eu ficar acordado e precisar utilizar e isso gasta uma baita energia. Queria saber oq vcs recomendam para uso como o servidor.

Aparentemente vc só precisa de 128 megas de RAM (mínimo, e 512 mega recomendado) e é isso, mais nada!
https://docs.nextcloud.com/server/14/admin_manual/installation/system_requirements.html

1 curtida

Olha, se você vai ter poucos usuários acessando ele, provavelmente até um dual core qualquer com 2/4GB de RAM vai dar e sobrar, e aí o armazenamento que você quiser.

1 curtida

Mas e na questão de baixa energia? Tem algo que eu poderia fazer pra consumir menos? Ou algumas peças de baixo consumo?

Acho que o raspberry da certo por ser pq e baixo consumo.

1 curtida

Você você pode ver na especificação, se for para uso de poucos usuários (2,3) realmente ele não precisa de muito hardware, a economia de energia vai por conta da eficiência do hardware que você for utilizar mesmo :slight_smile:

1 curtida

Usava sem nenhum problema no meu raspberry pi, plugava na alimentação, que na verdade era um carregador de celular com saida de 5v e 2A, e ainda tinha um HD de 1Tb ligado em uma das portas USB.

Como estava rodando em paralelo mais outros servidores no raspberry, ele começou a não suportar tão bem as coisas e dei um upgrade nos ervidor pra um daqueles Mini-Pc com 4Gb de ram e um Core I5 rodando Ubuntu Seever.

Mas se vc quiser uma coisa mais simples, somente pra vc mesmo, um raspberry (rodando o sistema nativo deles raspbian lite) dá conta e sobra até.

3 curtidas

Obg pela dica informativa, vamos ver se da certo kk

1 curtida