Realmente é perigoso usar um Android antigo?

Então, eu já tive um celular da Lenovo por 5 anos, mas eu era moleque e não tinha nada muito serio no meu celular e nunca tive problemas, mas sempre ouço falar que Android depois que para de receber os packs de atualização de segurança, fica muito vulnerável e etc, isso é real? Significa que alguém pode conseguir acesso ao meu dispositivo sem minha permissão e fazer um monte de ■■■■■ ou coisa do tipo? E se sim, um bom antivírus ajuda a reforçar a segurança e possivelmente estender a segurança do usuário? Estou perguntando isso pq adquiri um S10e recentemente e por não ser um smartphone barato, não pretendo trocar tão cedo…

1 curtida

Sim e não. É mais ou menos a mesma resposta desse outro tópico (abaixo). Normalmente as novas versões trazem novos recursos de segurança, mas não significa que ao usar uma versão anterior o celular vai virar automaticamente um alvo fácil pra qualquer um. É muito mais importante prestar atenção pra não instalar apps fraudulentos, evitar clicar em links estranhos e aquelas dicas básicas de segurança, e instalar as atualizações de segurança sempre que puder.

No fim, o maior problema que você pode ter ao usar uma versão muito antiga do Android é a compatibilidade com os aplicativos.

1 curtida

Hmmm, legal, é pq realmente pretendo usar ele até sei lá quando, então o suporte de segurança da Samsung deve acabar lá pra 2022

1 curtida

Sim, até porque não faz muito sentido (na minha humilde opinião) ficar trocando de celular toda hora.
O meu android, por exemplo, ainda é o 8 e recebeu uma atualização de segurança em Ago/2019. E não tenho a menor pretensão de trocá-lo tão cedo também.

1 curtida

Acaba ficando inseguro por faltar atualizações, eu tenho Android One (Moto One) e estou com Android 10 e com última atualização de segurança.

1 curtida

Sim, porém não. AHAHAHA

Como usuário “comum” minha recomendação é navegue com consciência, use apps seguros e vc não vai ter problema. Ninguém vai invadir seu telefone “pq sim”.

2 curtidas