ReactOS completamente funcional

Olá, pessoal! Venho acompanhando com interesse o desenvolvimento do ReactOS, e tenho a vontade de testá-lo. Ele funciona como um livecd, mas a experiência com ele é limitada. Principalmente porque não reconhece a rede wireless. Pra quem já experimentou, a pergunta é a seguinte: o driver da placa que funciona no Windows funciona nele também? Se sim, de qual Windows? Agradeço a colaboração. Grande abraço a todos.

Não exatamente, são sistemas independentes, não há essa interligação. Se for pensar bem, até coisas que funcionam em uma versão do Windows não funciona na outra.

Esse é o ponto chave, acredito que quando rola esse interesse, na verdade, você já decidiu testar. Pode usar em dual boot, na pior das hipóteses é só remover depois.

2 Curtidas

Também acompanho esse projeto.

Esse é um projeto em alpha ainda, eles nem sequer chegaram na versão 0.5! Não é um sistema recomendável para uso normal, sugiro que você teste o sistema numa máquina virtual.

ReactOS é baseado na arquitetura do Windows NT e tem como objetivo ser compatível com o Microsoft Server 2003, como você pode conferir aqui.

2 Curtidas

Complementando o que eu disse acima, lendo o Reddit do ReactOS aqui vi uma pessoa dizendo que o ReactOS equivale ao Windows NT 5.2, o que significa que ele teoricamente é compatível com os softwares para Microsoft Server 2003 e Windows XP, de forma que se você tentar instalar um software para Windows Vista ou mais novo, muito provavelmente o programa vai acusar que o sistema operacional é antigo.

Um dia até posso tentar rodar o LiveCD do ReactOS no meu notebook novo, mas o driver de vídeo para a Intel HD Graphics 620 só é instalável numa versão mais recente do Windows 10. Mesmo que o ReactOS estivesse na sua versão 1.0, não daria para eu instalá-lo diretamente na minha máquina.

1 Curtida

Ele parece interessante, realmente. Mas vou continuar fuçando ele em um livecd, mesmo. Se habilitasse ao menos a rede wireless, até pensaria em instalar. Vou baixar um driver para o XP e ver se instala. Se rolar, conto aqui. Abraços a todos!

Na noticia que saiu hj no blog Atualização do ReactOS, fala que ele adicionou compatibilidade de um monte de coisas, não resolve todos os buracos do sistema, mas parece que tá bem mais usável.

1 Curtida