Bem, eu criei este tópico para falarmos de qual é a melhor forma de jogar os jogos do Windows fora do ecossistema Microsoft
Ya, eu poderia baixar a ISO e etc e etc
Mas existe pessoas que não gostam do Windows por parecer mais pesado inclusive depois do fim do suporte do Windows 7
O que vocês acham?
Bom, o ReactOS ainda é um projeto em desenvolvimento. Por isso, prefiro o Wine que, apesar de alguns erros, é mais estável
Pelo que você descreveu não querem usar o Windows porque é mais pesado então emulação esta fora de cogitação.
A opção então é usar o Wine que não é um emulador o que ele é é uma API.
Ele traduz as chamadas do programa para uma chamada que o Linux é capais de entender assim não emulando o Windows.
Dessa forma os programas do Windows vai rodar de forma nativa no Linux mais o Wine não é perfeito pode acontecer bug que impede o programa de funcionar corretamente.
Verificar se o Programa a rodar via API Wine esta funcionando no site do Wine:
O site é em ingles.
O ReactOS é um sistema operacional que malmente pode ser considerado um beta, nem em sonho dá para usá-lo numa situação real. Para você ter uma ideia, são poucos os computadores 64bit onde esse sistema operacional consegue dar boot! Fui dar uma olhada na última versão lançada e só agora que tem uma build capaz de dar boot em hardware 64bit com uma maior segurança. Sendo muito otimista, acho que só dará para cogitar usar o ReactOS para jogos daqui a uns 5 anos.
Se uma instalação em dual boot com Windows não é uma opção para você, então só lhe resta o Wine mais um acessório como o Lutris ou Play On Linux (e tem também o Proton se você usa a Steam). Cara, o Wine melhorou (e continua melhorando) a passos largos, creio que, atualmente, o maior problema é pra quem joga online por causa dos anti-hacks ou se o jogo for muito novo e implementar alguma tecnologia diferente.
Se seu computador suporta Windows 7 e você não vê problema em usá-lo, porque não instalá-lo em dual boot e usá-lo exclusivamente como uma estação de jogos? “Ah, e segurança?” É só fazer a mesma coisa que faço com meu Windows 10, nunca deixe o sistema da Microsoft se conectar com a internet.