Primeiramente, um pouco de contexto:
Como ainda não trabalho – e nem tenho local pra um computador desktop ainda que eu tivesse dinheiro –, nunca tive um hardware mais potente, sempre fiquei com notebooks básicos; meu antigo computador tinha uma placa de vídeo SiS e meu novo tem um processador i3 de 7ª geração só com placa de vídeo integrada.
Não me entendam mal, não estou reclamando disso e eu sempre fui ciente das limitações do meu hardware. Não é como se eu estivesse querendo que meu computador rodasse The Witcher III, sou super grato que consigo jogar The Elder Scrolls V: Skyrim de forma 100% jogável. E mesmo considerando apenas os meus hobbies, jogar é o que faço de menos.
O problema é que se você tem uma placa de vídeo (ou chipset gráfico) que não seja AMD ou NVidia, você é cidadão de segunda classe. Parece até que os caras duvidam que uma Intel HD Graphics pode rodar um emulador de Playstation One.
O meu primeiro exemplo foi lá em 2009 quando eu usava o computador com placa de vídeo SiS, cujo suporte no Linux é demasiadamente precário, mas na época eu não sabia disso. Eu estava querendo entender porque eu não estava conseguindo rodar certos jogos 3D (já antigos na época, acho que era o F22-Raptor, que já rodava bem no Wine, ou Mupen64) que o computador era perfeitamente capaz de rodar (eu sabia disso porque eu o fazia no Windows XP) e porque a resolução de tela estava errada. Teve um cara que falou que eu não deveria estar “reclamando” que meu computador não rodava aquele(s) jogo(s) porque minha placa de vídeo não era capaz de rodar Crysis. O cara usou como parâmetro o jogo mais pesado da história até o momento para determinar se eu poderia ou não rodar jogos da década de 90! Ironicamente foi justamente ele quem me sugeriu o Mandriva, a única distribuição que reconhecia nativamente placas de vídeo SiS.
Agora hoje, fui procurar saber como retomar a performance que meu computador tinha no início do ano (antes de todas essas atualizações da Intel) e comentei que os jogos começaram a apresentar engasgos no Linux (entretanto no Windows tudo continua Ok e eu deixei isso claro no tópico!), os jogos que citei foram GTA Sandreas (de 2004!), Skyrim (de 2011!) e jogos de Game Cube emulados no Dolphin. Teve um cara que, em vez de me dar uma possível solução para o meu problema, soltou uma piadinha se eu rodava Skyrim numa janela em 240p nas configurações baixas e abaixo dos 12 FPS. Ele ainda sugeriu que eu abrisse a máquina para fazer uma limpeza, sendo que eu havia deixado muito claro que estava tudo funcionando bem na partição com Windows, ou seja, não era problema de hardware!
Aproveitando o tópico, outra coisa que reparei em outras oportunidades. Você faz uma questão explicando as peculiaridades do seu problema e o pessoal responde com uma resposta genérica. Parece que só leem as palavras chaves da pergunta, copiam uma resposta padrão que eles têm guardada num arquivo de texto e colam-na no tópico sem considerar se é realmente aquilo que o usuário necessita. É algo mais ou menos assim: o usuário pede uma sugestão de distribuição leveque não venha com XFCE e lhe sugerem o Xubuntu. Teoricamente eu deveria ser grato por a pessoa dar atenção ao meu problema, mas a vontade é de mandá-lo to… catar coquinho.
Foi mal pelo tópico, gente, mas é que fico muito chateado com esse tipo de toxidade da comunidade Linux e eu queria desabafar com o que me aconteceu hoje.