Quero saber se dá para fazer Root nó celular com comandos adb Shell ou é só pêlo twrp
Até onde sei só por fastboot/download mode e custom recovery (twrp/cwm). Diria até que é ridículo poder fazer root via shell.
Olha, depende. Há um tempo atrás eu tinha um LG com Mediatek que nem pc eu precisava pra fazer Root.
Baixava aquele aplicativo King Root e ele fazia todo o processo.
O aparelho era de 2014, não sei se hoje em dia da pra fazer Root com esse método, nunca mais testei.
Tá muito carente de informações detalhadas para a solução qual vc está buscamdo.
Primeiro: root varia de formas diferentes para cada modelo e fabricante. Como já citado, alguns precisam de patchs específicos para burlar a segurança e assim fazer as modificações profundas.
Segundo: King Root de fato em anos anteriores era muito forte nesse sentido, mas costumava dar pau em alguns modelos e por vezes bricar.
O modo mais seguro é seguir o padrão indicado pela comunidade do respectivo aparelho e sempre seguindo o passo-a-passo do tutorial.
Outra dica importante é verificar se o aparelho qual deseja rootear tenha suporte pela comunidade, pois há modelos que não atrai desenvolvedores e por vezes existem os entusiastas que desejam testar suas experiências sem um devido suporte e ferramentas oficiais da fabricante.
Meus últimos aparelhos não tem uma comunidade ativa e tudo que foi criado por alguns foram testes e também precisavam de pessoas aptas a testar suas ferramentas. Óbvio que nem todo mundo está disposto a ser cobaia de algo que pode dar ruim, mas só assim sabemos que de fato as coisas vão ou não dar certo. Mercados que tem aceitação a determinados tipos de modelos costumas ter trabalhos mais sólidos.
E respondendo a sua pergunta: sem fontes desconhecidas habilitada, OEM desbloqueado e um pc que reconhece o seu aparelho com fastboot é quase impossível fazer root. Até King root exige algumas coisas para passar seu código.