Quero migrar para o Linux, mas

A um tempo atrás instalei o Linux Mint 19.1 para tentar sair do Windows 10, por querer me redescobrir em outro OS, mas tive uma experiencia ruim, por não ter conseguido os drivers da minha placa de vídeo para o sistema, e voltei para o Windows. Porém, recentemente decidi voltar para o Linux novamente, mas, acabei descobrindo pelo site da AMD, que minha placa não tem drive para o OS. E gostaria de vir aqui para saber se tem alguma forma de empurrar um drive modificado ou algo assim para o Linux e eu poder tirar proveito da minha gráfica.

*129601798_1GG *

O modelo em questão é o Lenovo Yoga 510 - 14AST.
Processador: AMD A8 - 7410
*Placa Gráfica: AMD R5 - m430 *
Ram: 4GB - 2133mhz
HDD: 1TB

Sério amiguinhos, preciso de ajuda para sair dessa merda que é o janelas…texto em negrito

Drivers da AMD já fazem parte do kernel, não precisa instalar nada kek
(mas pegar um sistema mais atualizado é bom pra manter os drivers mais recentes, então nada de instalar o Debian kek)

4 curtidas

Mas como saber que irei saber se tal aplicação está usando a placa dedicada ao invés da placa do processador? E tem como fazer essa trava qual aplicação deve usar a dedicada e qual deve usar o processador?

O próprio PC passa a usar a dedicada quando vc coloca ela, então geralmente vc não precisa mudar manualmente, e pq tu iria querer fazer alguma coisa usar a on-board ao invés da off que é mais potente?

2 curtidas

@Fenrir é horda e usa Arch…huahuahuahuah

1 curtida

usa ubuntu linux :hugs::slightly_smiling_face:

Até onde sei as APU da AMD não tem outro gráfico igual aos híbridos intel/nvidia que você pode usar tanto o gráfico intel quanto o nvidia. No seu caso você sempre vai estar usando o gráfico dedicado da AMD.

2 curtidas

Alguem pode me ajudar infelimente n acho uma distro linux que atenda meu notbook é um pentium dual-core P6200 com 3gbs de ram eu qeuria algo que fosse leve e seje facil de customizar ( ou que seje bela por si mesma ). alguma dica? :blush:

Vai de Q4OS Plasma.
Na fé. :wink:

obrigado mano vou testar essa distro agr. mais só uma pergunta qual a diferença da versão cd pra verão live?

Man, recentemente o ZorinOS lançou uma versao em XFCE, a versao Lite, acho q pode ir bem nesse notebook seu.

3 curtidas

verdade e eu tinha visto o video kkkkk vou baixar também, infelizmente o windows 7 vai perder o suporte meu pc n rola windows 10 então bora pro linux kkkkk

1 curtida

Se não me engano, a versão cd vem apenas com o ambiente gráfico Trinity (fork do KDE3).
A versão PLASMA LIVE vem com os dois ambientes.

1 curtida

certo mano, faz tempo que eu não me divertia tanto com um problema assim de n saber oq eh cada coisa kkkkkk vivendo e aprendendo kkkk

O Mint é baseado no Ubuntu, compartilhando todos os repositórios que o mesmo oferece.

ainda tem mais, o mint tem o workflow bem parecido com o windows o que facilita a migração

@CanalOCaraDoTI2 mano estou usando o Zorin OS linte 12… ficou melhor pra mim que o 15 pois o msm ficou com um bug ( eu acho que isso n deveria acontecer ) , que quando arrasto uma janela demorava uns 1 segundo para a janela vir junto com o mouse ( eu n sei explicar isso então desculpa kkk ) mais agr vem minha pergunta o Zorin OS 12 ainda tem suporte? su eu deveria dar o update pro Zorin 15?

Creio q seja melhor tentar de novo o ZorinOS LITE 15, pois o 12 é baseado no Ubuntu 16.04 e esse ja ta chegando no fim da vida dele.

Como posso atualizar pro 15 então? tenho q formatar o pc?

Não precisa formatar, apenas vá no terminal e digite

sudo apt dist-upgrade