Olá pessoal! Este é o meu primeiro post aqui no fórum e, como fã do Diolinux e comunidade, decidi finalmente me juntar.
Estou seriamente pensando em fazer a migração completa para o Linux. Por influência do Raul (abraços meu querido <3), comecei a usar o Fedora 42 em dual boot e estou gostando bastante, por isso ele é a minha principal escolha de distribuição. Tenho um laptop Zephyrus G14 com placa de vídeo híbrida (integrada AMD + NVIDIA 4060 mobile) e um chip NPU, como desenvolvo jogos, gostaria de pedir a ajuda de quem já tem experiência com setups parecidos.
Gostaria de mencionar também que já utilizei outras distribuições no passado, como EndeavourOS, Arch, Debian e Ubuntu. Não tenho medo de abrir um terminal nem de customizar meu DE para deixá-lo do jeito que eu quero
Minhas principais dúvidas são:
- Drivers NVIDIA (Nouveau): O Fedora 42 já oferece os drivers Nouveau acessíveis e funcionais para GPUs NVIDIA híbridas como a minha? Terei que lidar com configurações complexas ou é algo mais “plug and play”? Atualmente, estou utilizando os drivers oficiais da NVIDIA no meu dual boot, mas já ouvi bem do Nouveau.
- Desenvolvimento de Jogos (Unity e Unreal): Sei que o Godot funciona muito bem no Linux. No entanto, tenho dúvidas sobre a compatibilidade e performance do Unity e da Unreal Engine no Fedora, já que as utilizo para desenvolvimento. Alguém as usa para criar jogos? Como é a experiência?
- Softwares de Edição (Adobe/Affinity): Minha necessidade é para edição de imagem e arte vetorial. Por enquanto, não posso utilizar softwares open source para esses propósitos por conta de demandas do meu trabalho. Gostaria de saber a experiência de vocês com softwares como os da Adobe (Photoshop, Illustrator) ou Affinity (Photo, Designer) rodando via Proton, Wine, Bottles ou Lutris. A performance é aceitável para uso profissional?
Essas são as únicas coisas que me impedem de fazer a troca 100% para o Linux e parar de ter um dual boot. Se tiverem alguma recomendação de distro que talvez se encaixe melhor no meu perfil, por favor, me digam! Qualquer dica, experiência ou recurso que possam compartilhar será muito bem-vindo!
Desde já, muito obrigado pela ajuda!