Quero Migrar 100% para Linux: Dúvidas com Fedora 42 em Hardware Híbrido (Zephyrus G14)

Olá pessoal! Este é o meu primeiro post aqui no fórum e, como fã do Diolinux e comunidade, decidi finalmente me juntar.

Estou seriamente pensando em fazer a migração completa para o Linux. Por influência do Raul (abraços meu querido <3), comecei a usar o Fedora 42 em dual boot e estou gostando bastante, por isso ele é a minha principal escolha de distribuição. Tenho um laptop Zephyrus G14 com placa de vídeo híbrida (integrada AMD + NVIDIA 4060 mobile) e um chip NPU, como desenvolvo jogos, gostaria de pedir a ajuda de quem já tem experiência com setups parecidos.

Gostaria de mencionar também que já utilizei outras distribuições no passado, como EndeavourOS, Arch, Debian e Ubuntu. Não tenho medo de abrir um terminal nem de customizar meu DE para deixá-lo do jeito que eu quero :slight_smile:

Minhas principais dúvidas são:

• Drivers NVIDIA (Nouveau): O Fedora 42 já oferece os drivers Nouveau acessíveis e funcionais para GPUs NVIDIA híbridas como a minha? Terei que lidar com configurações complexas ou é algo mais “plug and play”? Atualmente, estou utilizando os drivers oficiais da NVIDIA no meu dual boot, mas já ouvi bem do Nouveau.
  • Desenvolvimento de Jogos (Unity e Unreal): Sei que o Godot funciona muito bem no Linux. No entanto, tenho dúvidas sobre a compatibilidade e performance do Unity e da Unreal Engine no Fedora, já que as utilizo para desenvolvimento. Alguém as usa para criar jogos? Como é a experiência?
  • Softwares de Edição (Adobe/Affinity): Minha necessidade é para edição de imagem e arte vetorial. Por enquanto, não posso utilizar softwares open source para esses propósitos por conta de demandas do meu trabalho. Gostaria de saber a experiência de vocês com softwares como os da Adobe (Photoshop, Illustrator) ou Affinity (Photo, Designer) rodando via Proton, Wine, Bottles ou Lutris. A performance é aceitável para uso profissional?

Essas são as únicas coisas que me impedem de fazer a troca 100% para o Linux e parar de ter um dual boot. Se tiverem alguma recomendação de distro que talvez se encaixe melhor no meu perfil, por favor, me digam! Qualquer dica, experiência ou recurso que possam compartilhar será muito bem-vindo!

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Olá, Kidomy! :wave:t2:

Primeiramente, seja muito bem-vindo à comunidade! Que bom ver mais um entusiasta do Linux chegando… Sem mais delongas, bora às suas dúvidas:

Drivers da NVidia

O driver Nouveau ainda está bem limitado para essa geração de GPU, especialmente no suporte 3D e na performance com gráficos híbridos (NVIDIA + AMD). Ele funciona, mas…

• Não entrega performance nem estabilidade comparável ao driver proprietário;
  • Pode ter problemas com suporte a recursos como Vulkan, CUDA e até mesmo aceleração por hardware em jogos ou apps pesados.

No Fedora 42, você consegue instalar os drivers proprietários da NVidia sem grandes dores de cabeça, especialmente se usar o RPM Fusion. Segue a instalação do mesmo, seguido dos drivers da NVidia.

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
sudo dnf install akmod-nvidia
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-cuda

O Fedora vai cuidar do resto com o akmod, recompilando o módulo quando o kernel for atualizado. Quanto ao switch entre GPU integrada e dedicada, o Gnome com Wayland ainda tem limitações, mas você pode rodar apps com a GPU dedicada usando:

__NV_PRIME_RENDER_OFFLOAD=1 __GLX_VENDOR_LIBRARY_NAME=nvidia nome_do_programa

Ou instalar ferramentas como o switcheroo-control.

Desenvolvimento de games

Infelizmente, não, eu não desenvolvo jogos… mas você está certo: o Godot é o rei no Linux! Mas o Unity e a Unreal também estão viáveis, com algumas ressalvas:

• Unity: Tem suporte oficial para Linux (editor em .deb), e roda bem no Fedora com algumas dependências. Você pode instalar via Flatpak (não oficial) ou manualmente via Unity Hub. Só atenção com pacotes como libgtk-3, libgl1 etc.
  • Unreal Engine: Não tem versão oficial pré-compilada, mas você pode compilar do GitHub. Dá trabalho na primeira vez, mas roda bem. Performance é muito boa com drivers proprietários da NVIDIA.

Ambas funcionam bem com Vulkan, e o Fedora é bem preparado pra isso. Só fique atento ao uso de Wayland, pois alguns editores ainda têm glitches — o X11 é mais estável pra devs nesse sentido.

Softwares de edição de imagem

Essa parte é delicada…

• o Photoshop roda via Wine/Lutris/Bottles, mas nem sempre com estabilidade ou performance para uso profissional. O Photoshop 2021, por exemplo, roda bem em alguns setups com Wine + DXVK, mas ainda pode travar, ter problemas com fontes, impressão ou compatibilidade de plugins.
  • Já sobre o Affinity, eu já vi relatos positivos com o Affinity Designer e Photo rodando via Bottles, mas, de novo, não é 100% estável.

Para uso ocasional, vale testar. Para uso profissional diário, o ideal — isso se você realmente precisar e querer muito usar esses softwares proprietários — é manter uma VM com GPU passthrough ou seguir com o dual boot por enquanto. Talvez valha a pena acompanhar projetos como o Ubuntu Studio, que têm foco em criativos, mas não fazem milagres com software fechado.

:light_bulb: Outras possíveis distros…?

Você já tem uma cabeça bem aberta e não teme o terminal, então:

• Fedora (Workstation ou Kinoite): já é uma excelente escolha. Moderno, rápido, com Wayland e Flatpak bem integrados.
  • Nobara Project: baseado no Fedora, focado em games e criadores de conteúdo. Vem com Wine, Proton, drivers e codecs otimizados.

Logo…

Você já está bem no caminho certo. Fedora + drivers proprietários + Godot/Unity está ótimo. O ponto mais sensível são os apps gráficos fechados, onde o Linux ainda engasga. Se conseguir migrar aos poucos (ou encontrar substitutos open source que atendam bem), você logo abandona o dual boot sem olhar pra trás.

Se precisar de ajuda com instalação de qualquer ferramenta, ajustes finos ou dicas específicas, pode contar com a gente aqui!

Boa jornada e sucesso nos seus projetos!

Abraços,
André (usuário de Arch + NVIDIA + FL Studio, tudo na gambiarra :sweat_smile:)

1 curtida

Opa André, muito obrigado pela resposta! Você me tirou várias dúvidas que eu tinha e ficou tudo muito bem explicado!

Acabaram me surgindo três novas dúvidas:

Controle do Laptop (Armoury Crate / G-Helper): Meu laptop tem aquele aplicativo da Asus, o Armoury Crate, e muita gente usa também um chamado G-Helper. Você sabe se existe algo assim para controlar o laptop no Linux?

Nobara Project vs. Fedora 42: Já ouvi falar do Nobara Project, mas muitos dizem que não faz tanta diferença do que o Fedora normal (tirando os drivers, que imagino que eu consigo instalar no Fedora 42). Isso é verdade ou há alguma diferença “plus” que o faria ser uma escolha melhor para mim?

Windows Hello: E sobre o Windows Hello (reconhecimento facial), existe alguma compatibilidade ou alternativa no Linux?

Obrigado desde já e desculpe qualquer incomodo!

Opa! Que bom que a resposta anterior te ajudou, fico feliz demais em saber disso! :grinning_face_with_smiling_eyes:

Sobre as dúvidas novas que você levantou, fui atrás de tudo e te explico agora direitinho:

1. Controle do Laptop (Armoury Crate / G‑Helper)

No Linux, não tem uma versão oficial do Armoury Crate, mas a comunidade já deu um jeitinho! Existe sim uma alternativa muito boa chamada G-Helper, que funciona no Linux também (apesar do nome ser o mesmo da versão Windows).

Com ele, dá pra ajustar:

• Modo de performance da CPU/GPU
  • Perfil de ventoinha
  • Controle de LEDs (Aura Sync)
  • Ativação/desativação da GPU dedicada
  • E até teclado (em alguns modelos)

Além disso, tem outras ferramentas que podem complementar:

• OpenRGB → excelente pra controle de iluminação RGB
  • rogauracore ou rog-control-center → para lidar com sensores, teclas especiais, etc.
  • asus-fan-control (se quiser algo mais focado em controle térmico)

Essas ferramentas já cobrem bastante do que o Armoury Crate faz, e costumam funcionar bem com o G14.

2. Nobara Project vs Fedora 42

O Nobara é basicamente o Fedora com várias melhorias focadas em games e produtividade multimídia, tudo pronto pra usar:

• Drivers NVIDIA já instalados
  • Wine + Proton + codecs + OBS prontos
  • Kernel com patches de baixa latência (útil pra áudio/vídeo e jogos)
  • Configurações de performance e apps extras via interface gráfica

A real é: o que o Nobara faz, você consegue fazer no Fedora, só dá um pouquinho mais de trabalho, porque você vai ter que instalar e configurar manualmente (drivers, codecs, pacotes flatpak, Wine, etc). Se você curte ter controle de tudo e já está com o Fedora ajustado, talvez nem compense mudar.

Mas se quiser um caminho mais “plug and play”, com tudo voltado pra produção e jogos, aí o Nobara é um baita atalho. Não é só cosmético, ele vem com ajustes reais no sistema pra entregar melhor performance.

3. Windows Hello (Reconhecimento Facial)

Existe sim uma alternativa no Linux! Se chama Howdy , é tipo um “Windows Hello open source”. Ele usa sua webcam com reconhecimento facial (via OpenCV) pra:

• Fazer login
  • Usar sudo
  • Desbloquear sessões

Funciona bem com câmeras IR (mas mesmo sem IR, algumas webcams funcionam). É compatível com o Fedora e outras distros, e é integrado ao sistema via PAM, então é bem seguro e nativo.

Tem também projetos menores como go-face-unlock, mas o Howdy é o mais completo e mantido hoje.

Espero que tenha te dado uma luz. Boa noite!

Cara, aí você matou todas as minhas dúvidas! Obrigado mesmo! Eu perguntei do Nobara

pois como já uso um pouco o Fedora estava curioso, não sei se mesmo com esses bônus eu vou mudar para ele, pois consigo fazer isso no Fedora (como você disse vai levar um pouco de tempo) e eu também não quero ficar dependendo de um único cara que contribui no projeto (mesmo ele sendo o criador do proton) eu tenho um pouco de receio, espero que entenda.( ler Update)
Eu estou com meu Windows e Linux meio zoados de tanto mexer, então nos próximos dias vou limpar os dois e particionar o PC certinho (ainda vou precisar do Windows para meus softwares da Adobe e da universidade). Mas, sério, muito obrigado! Sua ajuda foi insana <3!
Logo eu apareço com um update de como está tudo, caso não seja problema no fórum

** Update**
Eu á minutos atrás falei isso:

E Eu estou errado. O GloriousEggroll continua sendo o cabeça chefe do projeto, mas ele tem outras pessoas que o ajuda a desenvolver (ele comenta isso aqui com um pouco de frustração de comentários parecidos com que fiz)[1].

Com isso eu, tenho que reconsiderar se no meu re-install de distro eu não coloco o Nobara.

1 curtida