Tenho uma gtx 650 2gb,gostaria de uma distro que melhore o desempenho em jogos e tenha uma aparência tranquila para um iniciante, mas tenha suporte aos drivers mais recentes da minha placa de vídeo.
quanto a “distro que melhore o desempenho em jogos” eu não sei. mas quanto a que “tenha uma aparência tranquila para um iniciante” você terá de experimentar. como vem do windows, experimente uma que tenha uma interface similar. instale um pendrive e experimente antes de instalar.
Os drivers proprietários da Nvidia, no Linux, são historicamente conhecidos por entregarem desempenho inferior ao Windows. Contudo, o principal problema é que sua placa não tem pleno suporte à API Vulkan e não irá funcionar bem com o DXVK. Ela nem sequer tem suporte ativo por parte da Nvidia.
Se a ideia é ter o melhor desempenho em jogos, não use Linux nesse hardware. Continue com o Windows. No futuro, tente pegar uma placa mais moderna da AMD (a partir da geração RX 400) e aí terá uma ótima experiência jogando no Linux.