Quero comprar uma impressora, mas estou na dúvida entre uma de tanque e uma de cartucho

No momento não tenho impressora, para imprimir um boleto ou documento tenho que ir numa papelaria e isso está me incomodando, até mesmo por questões de privacidade e segurança.

Tenho dinheiro para comprar uma com tanque de tinta, mas vejo muito o pessoal falar que elas secam rápido e tem problema de entupimento se não forem usadas com frequência. E eu não imprimo muito¹.

1. Aqui vai a minha primeira pergunta. As impressoras de cartucho também tem esse problema? Se tenho tanto uma impressora de cartucho quanto uma impressora de tanque e eu deixá-las ambas paradas por um mês, elas terão a mesma probabilidade de terem problemas de entupimento ou secamento de tinta? Pergunto isso porque se a chance for igual, pego a de tanque mesmo…

2. Qual é a frequência de uso mínima para manter a saúde de uma impressora de tanque de tinta? Uma vez por semana (vamos dizer que reservo um dia do final de semana para fazer uma impressão colorida), isso já é o suficiente? Comente também para a impressora de cartucho se ela também tem o problema de secar a tinta muito rápido.

3. Dizem que essas impressoras de tanque de tinta, se você deixá-las sempre conectadas na tomada, farão elas mesmas a limpeza automaticamente. Ou seja, eu poderia deixá-las paradas 6 meses sem usar, mas estarão bem porque estavam ligadas na tomada e realizando regularmente a limpeza. É isso mesmo? Ou eu mesmo tenho que fazer uma configuração especial?

No momento estou em dúvida entre esta impressora de tanque e esta impressora de cartucho.

¹ Admito que realizo pouquíssimas impressões no mês, basicamente só impressão de boletos para os meus pais. Entretanto, se eu tiver uma impressora com maior capacidade de impressão, talvez eu possa mudar meus hábitos (sei lá, passar a imprimir artigos, apostilas ou quem sabe livros inteiros), mas isso não é garantido.

1 curtida

Eu iria de tanque, uma impressão por semana é suficiente para não deixar secar a tinta, pelo menos pra mim, na minha impressora, tenho uma L355, e faz muito tempo.

4 curtidas

Sim, o mecanismo utilizado em ambas é muito similar e apenas a construção dos reservatórios que costuma variar.

Isso varia de modelo para modelo, temperatura ambiente do local a impressora está instalada, tipo de tinta e até mesmo, se o ar é mais seco ou mais úmido. Essa pergunta é bem difícil de “cravar um número seguro”, mas, isso nos leva a outra consideração.

Para ciclos esporádicos de impressão, uma impressora laser (mono) é bem mais resistente que uma jato de tinta. Porém, o custo de aquisição é muito maior.

Entendo sua preocupação com privacidade, mas manter uma impressora é um custo relativamente alto. Eu mesmo, abandonei totalmente impressão de documentos há alguns anos.

Felizmente, todos os documentos que eu pago podem ser quitados online, o que me ajuda bastante nisso.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Eu tenho uma tanque da epson a anos. Meu nível de impressão é médio, sou professor e as vezes imprimo algumas lista de exercício. Acho que o segredo é de vez em quando você fazer a limpeza da própria impressora e nunca deixar o reservatório acabar por completo. Li em algum lugar que não pode é deixar ar entrar nas mangueiras. Nunca tive problemas com ela.

5 curtidas

Obrigado pelas respostas

1 curtida

Tenho uma Epson L375 há mais de 7 anos. Meu trabalho é acadêmico e ocasionalmente preciso dela. É uma impressora multifuncional de tanque de tinta e tenho muito a elogiar.

Aqui em casa ela é usada por várias pessoas, mas mesmo assim o volume de impressões é baixo. A recomendação é imprimir pelo menos uma página colorida (contendo azul, magenta e amarelo) ao menos uma vez a cada 15 dias, contudo às vezes a minha fica parada mais tempo que isso.

Algumas raras vezes ela teve problemas de entupimento. Contudo, bastou apertar o botão de limpeza e ela voltou a funcionar normalmente. A dica para evitar problemas é sempre usar tintas originais e nunca deixar os reservatórios abaixo da linha crítica. É comum encontrar relatos de impressoras que precisaram ser levadas para assistências, mas é também comum o uso de tintas paralelas que comprometem o funcionamento (“economia” que não compensa). :wink:

Essa impressora custou em torno de R$ 1.000,00 na época e valeu cada centavo. O dinheiro que economizei em cartuchos ao longo dos anos já pagou o investimento nela várias vezes. Para você ter ideia, realizei a impressão colorida do meu TCC (que ficou bem grande) na época da graduação nela (a universidade obrigava a fazer três cópias em papel…). A impressão fica muito barata, porque o preço da tinta é baixo.

Para ela funcionar no Linux, basta instalar o pacote printer-driver-escpr em distros baseadas em Debian e Ubuntu. Há também recursos para distros baseadas em Arch Linux.

4 curtidas

Para começar todas as impressoras jato de tinta entopem, mas é só vc imprimir uma vez por semana, você pode imprimir uma pagina de teste mesmo e já era.
A HP não sei o que vem no cartucho então o cartucho entope troca o cartucho e segue a vida, em outras ou algumas ou já mudaram isso é que o que entupia era um recurso da impressora e ela toda tinha que ser jogado fora.

2 curtidas

@HMSLIMA não esqueça que se tiver, imprimir tmb com o cartucho de tinta colorida, porque se você usar só a tinta preta o cartucho de tinta preta não vai entupir mas o cartucho de tinta colorida vai entupir.

A minha irmã usa a impressora aqui em casa toda a semana.

Quando for comprar compre uma multifuncional ou seja uma que imprime, tira xerox e também digitaliza, se você comprar apenas uma impressora você vai acabar ficando sem as outras função que vai te fazer falta.

Aqueles kit de recarga em que promete que o próprio usuário pode recarregar o cartucho não funciona, os cartuchos tem que ser recarregados através de sucção, o que não ocorre nessas agulhas e a esponja tmb não pode ser perfurada isso causa dano na esponja e o cartucho vai para o saco.

2 curtidas

Já tive 3 impressoras duas hp, que por não usar pararam de funcionar, tenho uma Canon a alguns anos de cartucho, até agora sem problemas, fico mais de meses sem usar, mas já tive que trocar os cartuchos porque secaram.

Fica fora do tópico, mas alguém sabe uma ideia de como guardar os cartuchos por longos períodos, isso resolveria e muitos os problemas.

Eu pensei em colocar naqueles sacos a vácuo, mas ainda não testei essa ideia

1 curtida

Eu acho tanque mais fácil de lidar.

1 curtida

vou falar minha experiencia. leia tudo e tire suas conclusões:

1. a escolha n depende da intensidade de uso, mas da quantidade por vez. vc pode usar a impressora uma vez ao ano, mas se tiver de imprimir seu TCC de 150 páginas em dezembro, vc vai ter uma despesa violenta do mesmo jeito.

2. a de tanque permite maior impressão em quantidade. a cabeça de impressão está na impressora. se queimar, vc terá uma despesa maior no conserto pois a garantia cobre apenas problemas for defeito de fabricação. a de cartucho nem sempre a recarga vai funcionar pois as fabricantes tem mecanismos para dificultar esse reuso. a cabeça de impressão está no cartucho. se queimar, preserva a impressora

3. veja se na sua cidade tem assistencia tecnica. é importante s vc tiver de mandar para conserto. s n tiver, veja onde é a mais perto e o custo de enviar pelo correio ou levar. por exemplo, pra minha impressora, o mais perto é o rio de janeiro. 150 reais ida e volta de passagem + deslocamento na cidade. se eu tiver de levar e buscar, melhor comprar outra…

4. independentemente da que comprar, siga as instruções de uso. imprima uma folha regularmente para manter o cabeçote funcionante. siga as instruções de limpeza, segundo o fabricante

5. o mais importante: compre sua impressora SEMPRE com garantia estendida por mais 2-3 anos após o termino da do fabricante. tem loja que oferece um seguro após o término da garantia: te dá outra em vez de cobrir conserto

6. compre uma impressora com a menor quantidade de frufru tecnologico possível. quanto mais pé de boi, menos problemas. por exemplo: comprei uma sem scanner pois nunca ou raramente usava. então, para mim, scanner n era essencial e tornou-se uma peça a menos para dar problema, pois escaneio com o celular e mando imprimir na impressora. também n comprei com wifi pois somente eu imprimo e, então, basta botar na usb. analise seu caso

7. é tentador n faze-lo, mas use sempre tinta original, de acordo com seu orçamento. se der problema, a assistencia tecnica detecta e n cobre a garantia. eu sempre acompanho na www promoções de tinta. já comprei frasco com 50% de desconto, original, na validade. vc decide.

8. para todas as outras dúvidas q vc postou acima, LEIA SEMPRE O MANUAL DE INSTRUÇÕES. siga-o à risca.

9. os fabricantes de impressora não vendem impressora. vendem tinta! e essa é cara e n existe “dicas” e “truques” para economizar. sempre tem o custo associado à manutenção, como limpeza do cabeçote etc e tal. pesquise na www, youtube etc a que menos exige recursos de manutenção.

2 curtidas

Muito obrigado pelas respostas

Vamos à minha experiência:
Tenho uma impressora fotográfica da HP a mais de 20 anos, isso mesmo, 20 anos. Só uso cartuchos originais e hoje em dia uso essa impressora muito pouco. Mas muito pouco mesmo, ficando mais de ano sem nem mesmo ligá-la. Nunca negou fogo. No máximo preciso fazer uma limpeza antes de imprimir.
Tenho outra impressora que uso mais, uma laser da Brother que imprime frente e verso. Esse sempre foi meu sonho de consumo, uma impressora laser que imprimisse frente verso. :grinning: Prefiro mil vezes as impressoras laser, já tive várias. Toner dura uma eternidade, a impressão é muito barata, a qualidade é excelente e a impressora pode ficar muito tempo parada sem dar problema. O único problema é a impressão não ser colorida, mas no meu caso, como tenho a outra impressora, isso não é um problema. Tive uma laser colorida, mas não gostei muito.
Hoje, se eu não tivesse nenhuma impressora e fosse comprar uma, certamente compraria uma laser mono.

1 curtida

Pesquise bem pq a HP esta sendo processada por um esquema para vender tinta kkkkk
sua impressora scanner 2 em 1 o scanner nao funciona se nao tiver tinta na impressora :rofl:

1 curtida