Quero começar com COBOL agora, o que vocês acham?

Olá, tudo bem?

Eu tenho 19 anos, atualmente estou terminando a faculdade de licenciatura em informática esse ano e sou formado como técnico em informática num curso de 3 anos, que envolveu tanto do básico como ao “quase” avançado em programação, manutenção, redes, servidor, sistemas operacionais e esse tipo de coisa.

Nunca fui fã de Java, que foi uma das linguagens de programação que aprendi no ensino médio e que utilizei para fazer o TCC (no caso, Android SDK). JavaScript? É, talvez eu saiba alguma coisa, o suficiente pra sobreviver ou fazer alguma correção num site ou algo do tipo.

Por conta própria comecei a me interessar pelo Visual BASIC e Studio uns anos atrás, meu passatempo era ficar fazendo códigos no caderno e repassar para o compilador, um cadastro de clientes, um mini sistema de locação de filmes, replica do jogo Tetris, calculadoras, esse tipo de coisa. Nunca fiz curso de VB, tudo que eu sei agora é fruto de sites brasileiros com código fonte de programas que eu destroçava pra estudar e entender como funcionava, e umas apostilas antigas do meu também antigo vizinho.

Sempre gostei muito de programação, e tenho já uma ótima base pra isso, em algumas entrevistas até me fizeram ‘provar’ o que eu sabia, e me saí bem. Trabalhei por 2 anos como suporte de internet helpdesk, e no meu tempo ali, fiz uma ferramenta pra ser utilizada pela gente pra atualizar antenas de via radio automaticamente. Meu antigo chefe me achava meio doido por gostar daquilo KKKKKKKKK.

Então, a umas semanas atrás conversei com um antigo professor que entendia de COBOL, pesquisei MUITO, mas MUUUITO mesmo por fóruns, fóruns gringos, cursos, documentação, o básico do que seria essa linguagem. E queria começar a investir nisso, pois vi que os profissionais da área estão quase que literalmente morrendo de tao velhos.

Se você conhece alguem que trabalha com COBOL, ou tem alguma opinião ou algo do tipo pra discutir, sou todo ouvidos! Boa tarde.

Não conheço muito sobre, mas acho que depende do seu objetivo para querer aprender uma linguagem, trabalho, hobby e etc.

Se for para trabalhar, tens de ver como anda essa linguagem atualmente no mercado e se tem mercado para ela

Melhor não, COBOL é velho e ultrapassado, tem empresas que ainda usam? Tem, pessoal que mantém tá veio e quase morrendo, sim, mas são sistemas igualmente velhos, passaram por décadas e décadas de remendos e gambiarras, são mal mantidos e que provavelmente só vão fazer tu sofrer, além de que inevitavelmente eses sistemas vão ter que ser trocados, e ser lançando num mercado em que tua especialização simplemente não importa não é muito legal, se tu se importa com tua sanidade, não se mete nisso, se não, vai lá.

1 curtida

Em Portugal, a única situação em que COBOL é necessário é em sistemas de bancos, não sei se no brazil se processa da mesma forma.
Existe “melhores” linguagens para aprenderes ao invés de COBOL, a não ser que tenhas muito esse interesse.

Podes dar uma visita neste site para ver as mais utilizadas:
https://www.tiobe.com/tiobe-index/

1 curtida

Sim. Sei que Cobol é amplamente utilizado em bancos e na industria petroquímica. Paga muito bem para que está no mercado, mas é um mercado restrito. Não sei quais caminhos para alguém começando conseguir se colocar no mercado.

1 curtida

Altamente não recomendável, COBOL está morrendo aos poucos e não é atoa que tem poucos programadores de COBOL no mercado. Você vai restringir seu leque de opções para uma parcela MÍNIMA do mercado.
Não precisa investir seu tempo em alguma tecnologia da moda em que ninguém sabe se o futuro é certo mas vá para algo em que tem um mercado mais consolidado já que você está no nível profissional.

(você está perdendo tempo com VB e COBOL)

Cara,
Minha opinião

Aprenda o que te da vontade e tesão!Pode não ter mercado mas o conhecimento sobre algo é sempre legal ,não importa o que seja.

Aprenda o que você quiser sem pensar no lado monetário, e as coisas que você precisar aprender seja por trampo e por estudo será bem mais fácil!

Abraços!

1 curtida