Quero começar com COBOL agora, o que vocês acham?

Olá, tudo bem?

Eu tenho 19 anos, atualmente estou terminando a faculdade de licenciatura em informática esse ano e sou formado como técnico em informática num curso de 3 anos, que envolveu tanto do básico como ao “quase” avançado em programação, manutenção, redes, servidor, sistemas operacionais e esse tipo de coisa.

Nunca fui fã de Java, que foi uma das linguagens de programação que aprendi no ensino médio e que utilizei para fazer o TCC (no caso, Android SDK). JavaScript? É, talvez eu saiba alguma coisa, o suficiente pra sobreviver ou fazer alguma correção num site ou algo do tipo.

Por conta própria comecei a me interessar pelo Visual BASIC e Studio uns anos atrás, meu passatempo era ficar fazendo códigos no caderno e repassar para o compilador, um cadastro de clientes, um mini sistema de locação de filmes, replica do jogo Tetris, calculadoras, esse tipo de coisa. Nunca fiz curso de VB, tudo que eu sei agora é fruto de sites brasileiros com código fonte de programas que eu destroçava pra estudar e entender como funcionava, e umas apostilas antigas do meu também antigo vizinho.

Sempre gostei muito de programação, e tenho já uma ótima base pra isso, em algumas entrevistas até me fizeram ‘provar’ o que eu sabia, e me saí bem. Trabalhei por 2 anos como suporte de internet helpdesk, e no meu tempo ali, fiz uma ferramenta pra ser utilizada pela gente pra atualizar antenas de via radio automaticamente. Meu antigo chefe me achava meio doido por gostar daquilo KKKKKKKKK.

Então, a umas semanas atrás conversei com um antigo professor que entendia de COBOL, pesquisei MUITO, mas MUUUITO mesmo por fóruns, fóruns gringos, cursos, documentação, o básico do que seria essa linguagem. E queria começar a investir nisso, pois vi que os profissionais da área estão quase que literalmente morrendo de tao velhos.