Quero apresentar um Projeto de lei que dê preferência ao software livre na administração pública do meu estado

Sei como se pode mandar propostas em âmbito federal:

1 curtida

Devo contudo informar que é um caminho de pedras que depende de muita boa vontade alheia e convencimento, mas, se a causa é justa sugiro que não esmoreça, é melhor certamente do que ficar parado, assim realmente nada mudará.

3 curtidas

So de ver o artigo ja vi que e fakenews novamente…

Essa “Função” sempre esteve no Office pra melhorar digitação e correção de texto… Mas o autor leva como algo malicioso, sendo que ate o libreoffice tem esse tipo de função pra corrigir textos baseado em dicionario
Esses artigos são bomba para o pessoal que busca informação

2 curtidas

Exato, e se fosse algo malicioso, nem teria a opção de desativar.

1 curtida

Bom, o Office hoje vai além do editor de texto, planilha e apresentação. Hoje em dia é basicamente um ERP (Enterprise resource planning):

Bookings - Agenda inteligente
Calendário - Mais do que um calendário, ele permite o agendamento de inúmeras coisas, inclusive de outros softwares do Office, como uma reunião no Teams, um vídeo no Stream, um formulário no Forms, etc.
CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente
Delve - É como se fosse um perfil dos funcionários, onde agregam documentos anexados, emails, enfim, toda movimentação web na rede da empresa.
Excel - Planilhas
Forms - Formulários web
Kaizala - É um chat, diferente do Teams, serve para se usar com clients e fornecedores
Lists - Criar listas das mais diversas
MyAnalitics - Relatórios diversos
OneDrive - Armazenamento em nuvem
OneNote - Anotações
Outlook - Email
Pessoas - Agenda pessoal
Planner - Criação de planos, tipo Trello
PowerApps - Criação de apps low code
PowerAutomate - Criação de rotinas automatizadas
PowerBI - Painés de Business Intelligence
PowerPoint - Apresentações
Project - Desenvolver projetos
SharePoint - Compartilhamento de conteúdo. Basicamente dá pra criar uma página web interna na empresa por ele.
Stream - Basicamente um YouTube interno
Sway - Apresentações simples, boletins, notícias
Teams - Chat com vários recursos para os funcionários da empresa
To-Do - Criar lista de coisas a se fazer.
Whiteboard - Um Quadro em branco para se desenhar coisas, normalmente usado para apresentações e tudo mais.
Word - Editor de documentos
Yammer - Basicamente um Facebook interno.

Ainda tem o Dynamics365, que tem mais ferramentas de negócios para seus produtos e clientes.

Não à toa que o Google está correndo atrás e rebuscando o seu Google Workspace.

3 curtidas

Você usa o Office?

Não é preciso nenhuma grande teoria da conspiração de Whatsapp pra saber que a Microsoft coleta dados de quem usa o sistema deles, tanto que pra instalar o sistema você tem que passar por umas 5 páginas e inúmeras opções de configurações de privacidade, justamente sobre dados que eles podem coletar sobre você. O que não tem como de fato se provar é a extensão dos dados coletados ou o que ela faz com eles, você tem que confiar na Microsoft ou no que o Baboo diz, já que o código deles é fechado e acredito que poucas pessoas sabem o que acontece dentro das portas fechadas do quartel general de Redmond.

Fora que que recentemente teve o solarwinds em que hackers tiveram o acesso aos sistemas e a códigos fonte da Microsoft por meses, e ela não foi exatamente transparente sobre a extensão desse ataque.

2 curtidas

Mas você pode desativar tudo isso, nas configurações de privacidade.

@moderadores Podem mover essas mensagens sobre Windows para o Bate-papo livre?

Sim, uso todo dia no trabalho e como trabalho em home office, consequentemente uso em casa também.
A tela de print dos apps que postei acima é da “minha” conta.

1 curtida

Nem tudo.
Existe um nível “básico” de privacidade inativável, supostamente por “melhorias do sistema”.

1 curtida

Agora vamos ver quantos aplicativos REALMENTE são utilizados pelos usuários comuns, e em que nível e qualidade estes apps são utilizados.
Boa parte dos apps apresentados se sobrepõe, e mesmo o uso teclado + mouse não é suficientemente intuitivo.

Como eu digo, faz parte do “confusopólio”, em que aumentam o número de funções e perfumaria para parecer que há maior valor no produto.

1 curtida

Olha, como todos são integrados, você acaba usando todos.

Cria um projeto no Project, adicione pessoas, faz apresentação do projeto no PowerPoint ou no Sway.
Faz uma reunião no Teams para mostrar o projeto. Como nem todos podem ir, você grava a reunião e ela fica salva no Stream.
Você atribui tarefas no Planner e cada um vai usando ferramentas automatizadas e criando aplicativos no PowerApps para facilitar a execução do plano. Salva os arquivos no Onedrive e compartilha no Sharepoint para que todos tenham uma visão geral do projeto.
Pega o link do Sharepoint e compartilha no Yammer, para todos verem sua postagem, darem like, etc, comprarem sua ideia.
Para a execução do projeto, você usa o Kaizala para falar com algum fornecedor. Depois que seu projeto está pronto, vc interage pelo CRM com seu cliente, gera relatórios no Analitics e cria um gráfico no PowerBI que vai se atualizando conforme novas interações.

Entendo quem usa todos.
Mas tenho um ponto de vista mais prático e diferente. Quem vai atribuir as tarefas, controlar e ver o resultado?
A pessoa mal sabe usar um Word para tarefas básicas e vai entender o conceito de um projeto? E digo conceito porque não é para operar aquilo, apenas ter noções mínimas sobre a questão.
E quem não usa rede social nem na vida particular, vai fazer da empresa?

Nem na Apple eu vejo uma devida integração entre seus sistemas como é prometido. Se vou atender o telefone pelo Macbook, ainda tenho que apertar um botão para o áudio sair no lugar certo, no final das contas nem estas funções básicas são tão práticas. Que o diga as coisas mais complexas.

Pego o exemplo quando colocaram senhas como solução para controlar os interurbanos. Na prática, quase todo o mundo passou a ligar do celular. E a solução de mercado era só ter feito um pacote fechado.

Cara, mas aí vai do negócio. Você comparando está meio que o uso pessoal com o uso comercial.

Quando falei que o Office não tem comparação, era com o uso comercial. Em empresas, o motivo de usarem ele é justamente porque ele atende diversas necessidades.

Quando a empresa que trabalho migrou para o Office 365 em 2015, muita coisa melhorou, os processos ficaram mais ágeis, bem elaborados e principalmente, mais transparentes pra todo mundo. A produtividade subiu muito.

A empresa até que usava várias soluções open source, como Zimbra e Libre Office, mas dava uma canseira danada em manutenção. Não era raro o Libre Office travar as máquinas ou o Zimbra ficar fora do ar.

Hoje em dia, as soluções open source que a empresa usa estão na nuvem. A empresa tem contratos com a Suse e a Red Hat, além da Microsoft e Oracle no lado proprietário da força.

2 curtidas

Cara, isso me lembra o que a Oracle fez no site. Antes, o Java JDK era baixado pelo site gratuitamente e sem necessidade de conta. Agora, apenas a versão 15 pode ser instalada (sem conta), as outras (como a 11, que é LTS) tem que criar uma conta. Estou tendo que usar o openjdk para poder rodar o Apache Spark.

1 curtida

Cara eu odeio a Oracle com todas as forças. Os softwares dela são bugadíssimos (Peoplesoft) e é difícil dar manutenção, pois é tudo proprietário, até a caixa do servidor. :roll_eyes:

Essa sim é uma empresa do mal. Achei bonito terem perdido a ação com o Google.

3 curtidas

O único software Oracle que uso é o VirtualBox, que tbm é bugado. O Vmware Workstation ou GNOME Boxes dão de 100 x 0 nele

1 curtida

Já usou APEX? Aqui fomos condenados a isto.

Nem quando eu não sabia um décimo de programação, escrevendo php apenas com if e while e meia dúzia de tags html faria um sistema melhor.

Na verdade não confundi, vi no uso comercial mesmo. Só que eu sou de uma vertente que soluções prontas normalmente não são melhores que construídas, observando que eu normalmente trabalhei em empresa grande.
Para um pequeno negócio, mesmo um médio, uma solução destas pode atender.

Nas maiores, aí é uma questão prática. Boa parte mal opera o Word e Excel para o básico. Você querer integrar além disto é desfuncional.

1 curtida

Por aqui, eu vejo que deu certo, até porque o pessoal se preocupou em dar treinamento para todo mundo, além do fato de que todos de cargos acima usam e meio que levam os outros a usarem.