Queria sugestões de processadores e placas de vídeo para um micro

Olá, eu tenho um micro meio antigo mas cujo socket (AMD AM3) ainda dá para achar vários processadores novos compatíveis. Já começando, esse é o micro:

Placa-mãe: Asus M5A78L-M LX (AM3R2)
Processador: AMD Athlon II X2 270 3,40 GHz
RAM: 1x4 GB DDR3 + Slot livre (Já vai ter upgrade para 8GB ou 12GB)
Armazenamento: HDD de 500GB
Chip Gráfico: ATI Radeon 3000
S.O.: Windows 10 Pro 64bit

Esse micro é usado mais para caixa, pesquisa, compras e edição de imagens e vídeos simples para Intagram (bem ocasionalmente para jogos simples quando o movimento está lento, fazer o quê). Devido a como o software do caixa (que roda 100% do tempo que o micro está ligado) funciona, não é opção aqui instalar Linux. Os problemas mais comuns desse micro se deve principalmente a RAM (já que às vezes fica com umas 10 abas abertas (normalmente não sou eu que deixo, é o dono da loja que tem “mania” de deixar 80 abas abertas, ele já conseguiu usar 6GB de RAM APENAS com o Chrome ou com o Edge), mas o processador e chip gráfico (mais o segundo) já estão dando sinais que não aguentam tudo que é usado no micro. Trocar o micro inteiro não é opção no momento, então quero manter a placa-mãe e trocar talvez o processador e instalar uma placa gráfica modesta a intermediária.

Me interessei por estes processadores:
AMD Athlon II X4 645 3,10 GHz
AMD Athlon II X3 445 3,10 GHz

Tem alguma sugestão melhor (custo-benefício)? E quanto a placas gráficas?

Rapaz… Deixo a sugestão de processador para os mais experiente com os Atlhon e, pois só comecei a acompanhar essa saga a partir dos Fx’s. Sobre placa de vídeo, não vou te iludir, o mercado tá brabo por causa da mineração, alta do dólar e a crise de chips que ainda assombra a gente. Acho que uma RX 550 ou uma GT 1030 serão as mais “baratas” a se encontrar e conseguir suporte descente por parte da AMD e Nvidia. Talvez uma GTX 1650 ou uma GTX 1050 Ti, dependendo do preço…

1 curtida

Acho um Phenon II x4 925 muito mais negocio que esses Athlon II X3/X4 já tive um X3 440 que inclusive era desbloqueável virando um Phenon II X4. (brinquei muitos com Phenons e Atlhos).
O video integrado dessa placa é muio bom mesmo para as coisas básicas de hoje em dia mas se procura uma VGA off sem gastar muito para rodar jogos muito leves procure pela GT 710 ou Radeon R5.

1 curtida

Segue a lista de processadores compatíveis com essa placa-mãe: https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/Business/M5A78LM_LX/HelpDesk_CPU/

Pessoalmente, eu recomendaria o FX 6300. Você encontra barato no AliExpress e não vai forçar tanto o circuito regulador de tensão dessa placa-mãe 760G (não acho legal usar um modelo mais parrudo, de 4 módulos - 8 núcleos com recursos compartilhados -, como o FX 8300, por esse motivo).

Com relação à placa de vídeo, você precisa especificar quais jogos pretende rodar e em qual qualidade. Além disso, faltou mencionar o item mais importante: o modelo da fonte de alimentação.

2 curtidas

Fx funciona em AM3 (sem ser a plus)?

O socket AM3+ tem algumas melhorias com relação ao socket AM3. Por exemplo, contatos aprimorados para suportar maior corrente, um sistema de retenção mais seguro e melhor conexão com o sistema de alimentação da placa. Contudo, o suporte aos FX em determinadas placas AM3 foi trazido simplesmente por atualização de BIOS.

Teoricamente, todas as placas com chipset 760G ou N68 não são adequadas para processadores FX, já que esse chipset foi criado para os Athlon II/Phenom II e não para os FX. O suporte foi trazido por modificações na BIOS e, dessa forma, placas antigas continuaram circulando e sendo fabricadas por oferecerem custo mais baixo. Os chipsets realmente desenvolvidos para os FX foram o 970 e o 990.

A Asus M5A78L-M LX é uma das placas que receberam atualização de BIOS. Conforme o site da Asus mencionado acima, o FX 6300 funciona desde a versão 1401 da BIOS.

Teoricamente seria possível utilizar processadores como o FX 8300, mas pessoalmente não recomendo, já que não é incomum que tais processadores sofram problemas de alimentação devido ao superaquecimento do circuito regulador de tensão. O circuito que acompanha o chipset 760G não é “parrudo” o bastante e, além disso, essa placa não tem dissipadores de calor nos VRMs. Isso poderia ser amenizado instalando dissipadores e melhorando o fluxo de ar do gabinete, mas acho que o FX 6300 já será mais que suficiente para nosso colega, além de ser mais barato.

3 curtidas

O AMD FX 6300 e o FX 8300 já estão meio acima do que seria necessário aqui, mas obrigado pelo esclarecimento.

Investe em memoria RAM livre, se vc fizer swap seu processamento fica lento mesmo a CPU sendo o mesmo do Dragon.

1 curtida

Então vou procurar este aqui. Pelos preços que achei, ele não é lá muito mais caro que o Athlon II X4.

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.