Pessoal Boa Tarde , tudo bem ?
Minha mãe tem um Dell Inspiron 5480 , i5 8265u , 16Gb e SSD SATA.
Tá bem paia no Windows e convenci ela a testar um linux , escolhi o Mint pq ele é mais agradável pra quem ta acostumado com Windows. Talvez eu opte por Zorin também mas na minha última tentativa achei q o Zorin faltou mt driver.
Enfim eu tive um problema recentemente com o Dell G15 5530 por causa do Kernel 6.8 e o driver Nvidia, sabe se o dela vai ter mesmo problema? O notebook tem uma placa dedicada acho q MX150 da Nvidia , ai tô com receio de dar pau também.
Pega 2 pendrive pluga na maquina, 1 com o sistema de instalação e o 2ª usa como armazenamento que recebe a instalação, dai remove o de instalação e de boot pelo pendrive que recebe a instalação, pronto, é só testar.
Fiz isso com minha mãe tbm, ela usa pouco o netebook e usa mais celular, então baixei a iso do fedora e fiz a live iso e falei para ela ir testando. Depois de uns dias ela aceitou a ideia de formatar o note para instalar o fedora em definitivo e ela não tem reclamado em nada, Parece que, para quem está mais acostumado com usar o android, usar o gnome é mais intuitivo, para que está mais acostumado com uso do desktop windows, o kde plasma acaba por ser mais interessante. Meu pai, usou por um tempo o kde plasma mas teve alguns problemas no note dele e hj ele usa o chrome os flex e tbm não tem reclamado.