Bom, eu sei que falam que html nao é linguagem de programação e talz, mas não to aqui pra discutir sobre isso.
Bom, eu curto muito essas coisas de criar site e talz, ja fiz um “curso de informática” que nao foi lá aquelas coisas, mas já iniciou meu caminho nisso.
Bom, queria saber se vcs tem aquele app preferido, ou algum site/video da internet a fora que possa me dar algum auxilio aí.
Se for sobre css ou js tbem ajuda! Dicas são bem vindas
Até agora, eu so consigo brincar mundando o html de páginas e mudando algumas coisas, as vezes criando um .html pra escrever coisas aleatórias com algum texto bonito, nada de tão grande.
Qualquer auxílio é bem vindo! Thanks!.
Eu tenho como preferência os cursos do Rodrigo Oliveira - YouTube.
Todos os cursos são sobre desenvolvimento web, além disso eu prefiro as aulas dele, por serem mais rápidas e objetivas (e relativamente recentes), facilita o aprendizado e você consegue quando tiver dúvida acessar mais facilmente as aulas em específico.
Dentre os vários cursos têm:
- HTML
Olha aqui a playlist de HTML: Curso de HTML5 - YouTube - CSS
- JavaScript
- PHP
Recomendo dar uma olhada
Eu também comecei a estudar HTML e CSS, mas acabei me frustrando um pouco com desenvolvimento web, então dei uma pausa, mas em um futuro pretendo voltar
As aulas do Curso em Vídeo também são boas, mas acho que ele traz muuuita coisa (prefiro que explique o básico, e resto vou aprendendo de acordo com a necessidade), além de considerar as aulas longas e cansativas.
E no caso de HTML + CSS eu vi que ele pretende refazer o curso, o que é bom, pois o curso anterior está beem antigo.
Mas tudo isso é questão de gosto meu, e de como prefiro estudar. Não sei qual editor de texto, ou IDE tu usa, mas de qualquer modo deixo aqui a recomendação do Visual Studio.
Como eu aprendi (não completamente) a usar o HTML e fazer apps:
Um dia minha prima me deu uma anotação do curso de informática dela - que ela lembrou de mim e anotou só pra me repassar depois - em que o professor dela disse que a partir daí é que se depende/‘vai montando’ uma página web, a partir de uma anotação num boa loco de notas:
<html>
<head>
<title>Aqui vai o titulo da página</title>
</head> - todas as tags abrem e fecham para indicar que o contudo está dentro do item
<body> - Corpo da página
<h1>Titulo grande</h1>
<h4>Titulo pequeno</h4>
...
<br> - Quebra de linha
<p>Parágrafo</p>
<a>texto normal</a>
<b>texto em negrito</b>
<table> - Tabela
<tr> - Linha
<td></td> - Célula
</tr>
</table>
...
</body>
</html>
Foi mais ou menos assim, e guardo até hoje essa lembrança de recordação.
Mas como essa é só uma base, claro que existe muito mais - pra ver na época nem se utilizava <div>
ainda.
Então após criar alguns conteúdos, e descobrir que quando você clica com o direito e vê o “fonte” da página, apesar de dar no console (as vezes dava) nas outras guias do console encontro todo os recursos da página e com isso eu conseguia entender a estrutura e as ligações e solicitações que a página faz na busca de imagens e uso dos recursos do navegador.
Pra mim o meu primeiro contato com o OpenSource é o html.
Com isso - ver a forma que os outros montavam suas páginas - fui descobrindo sobre o XML, as DIVs, o JavaScript(que não é java) e o JQuery - Que para se começar a entender lógica de comandos é TOP, o CSS - Queria saber como era que se fazia um botão bunitinho-, e o CRUD.
HTML pode não ser uma linguagem de programação - porquê a linguagem utilizada mesmo se chama JavaScript - mas é a melhor porta para se aprender entendendo como os apps e suas funções são montados.
Claro que pouco tempo depois fui estudar eletrônica no SENAI, e lá se trabalha muito com portas lógicas e tablela-verdade, que junto com a lógica simples pelo JQuery VC constrói um APP web facinho facinho, e com a possibilidade de você mesmo depois dar manutenção no seu código - por isso Html, JQuery, Css3 e CRUD é tão simples para desenvolver apps fontend, e absorver a lógica da programação.
O ruim é que o APP fica dependendo de um navegador - mas como existem “tiny browsers” como o TazWeb já dá pra construir um APP como um pacote pequeno e que já tenha uns bons recursos - fora disso é recorrer para a base do Chromium no npm ou algo como o Electron.
Essa é a minha dica.
Não se consegue aprender tudo - seja um eterno BOM estudante.
Para aprender a criar sites, teoricamente bastaria saber HTML, mas qualquer site moderno também necessitaria do CSS e talvez um pouco de JavaScript.
HTML - formatação do texto e estrutura básica do esqueleto da página
CSS - cuida do visual do seu site, é com ele inclusive que você deixa seu site responsivo, isso é, permite que a página do seu site de adapte ao tamanho da tela do usuário (quero dizer, há quem acessará sua página de um notebook/desktop e há quem acessará de um celular)
JavaScript - cuida da parte dinâmica, por exemplo, um menu que se expande e retrai e coisas do tipo. Dá até pra criar jogo com isso. Mas se seu site for algo bem estático, você não precisará disso.
Esses três são o MÍNIMO do MÍNIMO de um site moderno. É muita coisa? Depende. Eu não sou da área de TI, apenas uso esse conhecimento para trabalhar nos meus projetos pessoais, portanto não preciso saber essas linguagens a fundo. Quando preciso de um recurso que não conheço, dou uma pesquisada rápida.
Esses três são o básico, ainda teria uma linguagem para trabalhar no lado do servidor se você quiser guardar informações (como seria o caso se você quiser construir uma seção de comentários, um fórum, um blog, uma rede social ou algo do gênero). Quando comecei a estudar construção de sites lá na metade da década de 2000, a linguagem era PHP, mas hoje em dia parece que o pessoal usa mais frameworks, então pesquise por “melhores tecnologias back-end”.
Eu sou o tipo de cara que prefere estudar através de livros/apostilas PDF, mas se você curte mais vídeos, procura por qualquer playlist de tutoriais em português no YouTube, eu conheço o Curso em Vídeo.
Hoje em dia há muito material de qualidade em português, mas para ter acesso mais facilitado a conteúdo de alto porte, ainda é bom que você saiba inglês.
Comecei a estudar sobre C++ e desenvolvimento web lá na metade da década de 2000 através das apostilas do site Apostilando.com, fico feliz de saber que ele ainda existe. Bateu uma nostalgia agora.
No Freecodecamp você aprende na prática:
Oooutra dica, existem hoje IDEs onlines:
Repl it
Codeopen io
Eu não sei o nível de “profissionalismo” das mesmas, mas dá pra treinar muito bem, ainda mais porque tudo está na mesma página.
Pelo pouco que eu testei o Repl.it eu gostei pois tem o recurso de autocompletar além do recurso de sugestões. Porém eu preferi esse design do codeopen.io. Mas daí vai do gosto do freguês.
Existe muito conteúdo gratuito, principalmente no Youtube. Quando eu preciso de algum conteúdo gratuito normalmente eu pesquiso no YouTube e filtro para que ele procure playlists, assim fica bem mais fácil, também conheço dois sites que disponibilizam conteúdo sobre html:
https://www.htmlprogressivo.net/ → Bastante conteúdo, ainda não dei uma olhada mas às vezes o outro site deles (C progressivo) me ajuda bastante.
Jornada do Dev | Cursos de programação gratuitos do zero ao profissional → E também tem esse aqui, possui diversos cursos gratuitos incluindo os de HTML.
Comecei a fazer um site para mim agra na quarentana.
Tem uma parte que é meu Blog, e tem vários posts com dicas
e descrevo o que estava fazendo para escrever as páginas em HTML.
Meu blog:
Também acabei escrevendo um script para criar site maps, em html e xml
(ajuda muito na navegação e no SE [Search Engine]).
Se tu manjar de inglês e já souber escrever em HTML, veja:
http://johnbokma.com/websitedesign/
http://www.ratz.com/features.html
Tem um curso de html e css do Curso em Vídeo, e tem um também de html e css do Codecademy. Os dois são gratuitos, eu tenho outros exemplos mas só me lembro desses que são muito bons também. O curso em vídeo também tem outro de html e css, mas é antigo e esse que recomendei é mais atual e ainda esta lançando então da para acompanhar ainda. Espero ter ajudado
Crie desafios para você.
Criar um site de notícias, criar um site de bate papo, criar a tela de login do facebook.
Vá guardando todos esses projetos e vai implementando conforme for aprendendo.
Pode guardar no google drive.