Querendo aprender programação

Eaí galera alguém sabe algum curso de HTML e CSS gratuito e bom?

Sou Iniciante quero aprender por onde vocês me recomendam começar?

2 curtidas

Nunca mexi muito com front-end mas, tem o curso do “Curso em Vídeo” de CSS3 e HTML5. A didática do Guanabara é bem legal pra quem é completamente iniciante, tem no Youtube completo e no site deles se você quiser certificado e acesso aos exercícios, também são de graça.

5 curtidas

Obrigado vou ver
Quero aprender HTML e CSS dps javascript e php tô começando certo?

2 curtidas

Depende de qual área você quer seguir. Front-end, Back-end, Games, Programar seus próprios programas… o Céu é o limite quando se trata de programação.

https://roadmap.sh esse site tem um mapa com os caminhos recomendados para quem quer trabalhar com algumas áreas, é o 7º projeto mais bem avaliado do github e tem contribuições de devs do mundo todo, então é um bom ponto de partida.

3 curtidas

Acho mais importante aprender lógica de programação/algoritmos e estrutura de dados primeiro, pode até ser com Javascript e em paralelo aprender já o básico de HTML E CSS. Não é recomendado estudar duas linguagens de programação ao mesmo tempo.

2 curtidas

Sim, depois de aprender o básico fundamentado, qualquer linguagem de programação fica simples.

Uma analogia seria que lógica e dados é você ser alfabetizado, e as linguagens são os idiomas, se você sabe ler, você consegue aprender qualquer idioma.

2 curtidas

Eu quero seguir Front-end.

Aí me falaram para começar no HTML e CSS dps javascript estudar um pouco de algoritmos é bom começar assim ou já ir para o javascript e algoritmos?

1 curtida

Veja o site que eu mandei acima e faça suas pesquisas, não tem exatamente uma receita do que estudar e como estudar. :smile:

1 curtida

eu começaria pela teoria em geral: oq faz um programador? como é a rotina? como vou trabalhar? eu gosto da ideia? quais são as áreas? como funciona um computador? e um programa de computador?

Só começar a escrever olá mundo por ai não adianta se vc não sabe se é para você, hoje em dia todo mundo fala que programação é o pote de ouro do mercado de trabalho, assim como todas as outras profissões não é para todo mundo.
Eu focaria em descobrir se primeiro eu gosto da ideia da profissão DE VERDADE, pq não é esse mar de rosas que youtuber fala, afinal é um TRABALHO, e depois começaria a estudar assuntos específicos.

5 curtidas

Um bom curso de HTML e CSS gratuito: https://www.cursoemvideo.com/curso/html5-css3-modulo1

Para aprender a programar, o ideal é começar pela lógica de programação, recomendo esses dois sites: Softblue, https://www.cursoemvideo.com/curso/curso-de-algoritmo/
Acho melhor esses dois, pois usam pseudo-código em português que simula uma linguagem estruturada com tipagem estática.

Depois escolhe uma linguagem de programação adequada para a área em que quer atuar, como desenvolvimento web, mobile, desktop, game…

Cara eu tava pensando em usar python para “programas do dia a dia”, tipo automatizar calculos financeiros e etc, acha que é uma boa ideia?

1 curtida

Não sou programador, conheço pouco de python, mas creio eu que qualquer linguagem consiga atingir os mesmos objetivos. Python tem uma sintaxe mais simples e pode ser um caminho interessante, mas acho que depende muito do seu objetivo, se você quer algo pra você mesmo usar, talvez seja mais simples usar Bash e fazer scripts hehe