Queda de conexão

Bom dia, rapaziada. Eu estou com problemas chatinho aqui. Reparem bem; Eu tenho uma MSI A320M-A PRO MAX (MS-7C52) e o que acontece é que, eu uso um adaptador USB para conexão wifi, da Encore, ( já tem uns anos ele) e, ás vezes, quando eu espeto qualquer outro hardware em outra porta usb, a conexão cai ou fica lenta até desconecar e voltar depois de algums segundos. Em outras ocasiões, quando eu ligo o PC, mas não conecto nada mais em nenhuma outra porta usb, a conexão parece mais lenta do que o normal, mesmo com o roteador relativamente perto. Nessa ocasião é preciso um tempo até que tudo se estabilize… Eu fico achando que é a net que está lenta, mas, quando eu uso o celular, no mesmo momento, está tudo ok, a conexão fica perfeita. Então, o que eu poderia fazer para contornar isso? Eu já pensei em trocar a MOBO por uma da Asus com chipset 520, ou comprar um adaptador usb diferente, ou ainda, um adaptador pci express.

Ah, e outra coisa; Quando eu uso o adaptador usb na conexão 2.0 da placa, do painel frontal, se eu conectar um pendrive, um mouse, ás vezes, eles param de funcionar também…

Olá. :slightly_smiling_face:

Uhn… Uma conexão na porta USB interferindo na outra?
Qual foi a última vez que você fez uma Manutenção Preventiva (limpeza física) na Placa Mãe?
Use pincel ou escova de dentes velha (secos!) e pano de microfibra (pano que não solta fiapos).
… Pode ajudar.

[edit] Não necessariamente para você, autor do tópico, mas como estamos num fórum que pode ser visualizado por muita gente - em que muita gente entra para achar soluções para problemas seria, talvez, irresponsável da minha parte não destacar o seguinte: ao limpar qualquer equipamento eletrônico deve-se certificar que o equipamento esteja desenergizado. Cuidado ao limpar áreas próximas aos capacitores! [/edit]

Encore?
Pensei que haviam sumido do mercado. Pesquisei e achei aqui…

newencore-usa.com

… é o mesmo logotipo que me lembro.

Bem… Mas você mesmo deu a entender que ele, o adaptador, é velho de guerra…

… Talvez ele seja mesmo o problema.

Um adaptador USB Wi-Fi tende a ser mais barato em comparação a um adaptador pci-e Wi-Fi…
Um adaptador USB Wi-Fi tende a ter um desempenho inferior em comparação a um adaptador pci-e Wi-Fi…
Você falou algo sobre a distância… É economicamente inviável (vai ter que furar parede, laje/forro, instalar conduite, …) passar cabo? :thinking:

1 curtida

Isso tem uma grande chance de ser um problema em suas portas USB. Pegue dois pen drives, gere um arquivo de 5 GB com o comando fallocate -l 5G teste.bin e copie ele para os pen drives separadamente, sem ser ao mesmo tempo.

Depois que terminar, plugue os dois na máquina um ao lado do outro e copie os arquivos para o computador ao mesmo tempo, e veja a taxa de transferência, se elas estiverem iguais respeitando o barramento/velocidade da unidade então não existe problema nas portas.

Agora, se estiverem extremamente baixas ou um dos pen drivers travarem na cópia, é problema das portas USB. Pode ser falta de alimentação (voltagem incorreta) ou algum componente com defeito. Você também já testou o adaptador em outro lugar para ver se o problema existe?

2 curtidas

Valeu pelas dicas e informações. É, realmente, esse adaptador é bem antigo. Bom, não é inviável passar cabo. Até já tem os furos na parede. O roteador fica no rimeiro andar da casa e eu fico no térreo, então, sem problemas quanto a isso. Só nunca passei cabo por causa da praticidade Wifi mesmo :slight_smile: , e como nunca tive tal problema… Eu até estava considerando comprar um repetidor com entrada Ethernet e fazer a conexão roteador → repetidor → receptor Wifi/cabo, mesmo sabendo que haverá perda na qualidade e velocidade da conexão. Porém, meu intuito mesmo é só ter uma conexão mais estável, pelo menos no linux (via terminal), para atualizações de pacotes etc… É irritante o que passo aqui com o fedora (20/65 Kbps), kkkkkkkk… Enfim, vou fazer o teste que mencionou, qualquer coisa volto aqui.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.