Bom dia, rapaziada. Eu estou com problemas chatinho aqui. Reparem bem; Eu tenho uma MSI A320M-A PRO MAX (MS-7C52) e o que acontece é que, eu uso um adaptador USB para conexão wifi, da Encore, ( já tem uns anos ele) e, ás vezes, quando eu espeto qualquer outro hardware em outra porta usb, a conexão cai ou fica lenta até desconecar e voltar depois de algums segundos. Em outras ocasiões, quando eu ligo o PC, mas não conecto nada mais em nenhuma outra porta usb, a conexão parece mais lenta do que o normal, mesmo com o roteador relativamente perto. Nessa ocasião é preciso um tempo até que tudo se estabilize… Eu fico achando que é a net que está lenta, mas, quando eu uso o celular, no mesmo momento, está tudo ok, a conexão fica perfeita. Então, o que eu poderia fazer para contornar isso? Eu já pensei em trocar a MOBO por uma da Asus com chipset 520, ou comprar um adaptador usb diferente, ou ainda, um adaptador pci express.
Ah, e outra coisa; Quando eu uso o adaptador usb na conexão 2.0 da placa, do painel frontal, se eu conectar um pendrive, um mouse, ás vezes, eles param de funcionar também…
Uhn… Uma conexão na porta USB interferindo na outra?
Qual foi a última vez que você fez uma Manutenção Preventiva (limpeza física) na Placa Mãe?
Use pincel ou escova de dentes velha (secos!) e pano de microfibra (pano que não solta fiapos).
… Pode ajudar.
[edit] Não necessariamente para você, autor do tópico, mas como estamos num fórum que pode ser visualizado por muita gente - em que muita gente entra para achar soluções para problemas seria, talvez, irresponsável da minha parte não destacar o seguinte: ao limpar qualquer equipamento eletrônico deve-se certificar que o equipamento esteja desenergizado. Cuidado ao limpar áreas próximas aos capacitores! [/edit]
Encore?
Pensei que haviam sumido do mercado. Pesquisei e achei aqui…
newencore-usa.com
… é o mesmo logotipo que me lembro.
Bem… Mas você mesmo deu a entender que ele, o adaptador, é velho de guerra…
… Talvez ele seja mesmo o problema.
Um adaptador USB Wi-Fi tende a ser mais barato em comparação a um adaptador pci-e Wi-Fi…
Um adaptador USB Wi-Fi tende a ter um desempenho inferior em comparação a um adaptador pci-e Wi-Fi…
Você falou algo sobre a distância… É economicamente inviável (vai ter que furar parede, laje/forro, instalar conduite, …) passar cabo?
Isso tem uma grande chance de ser um problema em suas portas USB. Pegue dois pen drives, gere um arquivo de 5 GB com o comando fallocate -l 5G teste.bin e copie ele para os pen drives separadamente, sem ser ao mesmo tempo.
Depois que terminar, plugue os dois na máquina um ao lado do outro e copie os arquivos para o computador ao mesmo tempo, e veja a taxa de transferência, se elas estiverem iguais respeitando o barramento/velocidade da unidade então não existe problema nas portas.
Agora, se estiverem extremamente baixas ou um dos pen drivers travarem na cópia, é problema das portas USB. Pode ser falta de alimentação (voltagem incorreta) ou algum componente com defeito. Você também já testou o adaptador em outro lugar para ver se o problema existe?
Valeu pelas dicas e informações. É, realmente, esse adaptador é bem antigo. Bom, não é inviável passar cabo. Até já tem os furos na parede. O roteador fica no rimeiro andar da casa e eu fico no térreo, então, sem problemas quanto a isso. Só nunca passei cabo por causa da praticidade Wifi mesmo , e como nunca tive tal problema… Eu até estava considerando comprar um repetidor com entrada Ethernet e fazer a conexão roteador → repetidor → receptor Wifi/cabo, mesmo sabendo que haverá perda na qualidade e velocidade da conexão. Porém, meu intuito mesmo é só ter uma conexão mais estável, pelo menos no linux (via terminal), para atualizações de pacotes etc… É irritante o que passo aqui com o fedora (20/65 Kbps), kkkkkkkk… Enfim, vou fazer o teste que mencionou, qualquer coisa volto aqui.