Oi, pessoal, estava usando meu linux mint quando fui fazer algumas mudanças no driver da Nvidia (uso um notebook com placa da Nvidia), troquei o driver e fui reiniciar o pc, quando ligo, ele não reconhece mais meu teclado e nem mouse (pluguei um teclado usb e tb não reconheceu) alguém sabe o que posso fazer? Não faço ideia, visto que nem consigo logar no sistema, apesar de ligar normalmente… fico parada na parte da senha
Olá, @monica1! Bem vinda ao fórum.
Você pode tentar iniciar o Mint com um Kernel diferente, ou em modo de recuperação, para então refazer as modificações e reinstalar o driver correto. Para isso, ao aparecer a lista de sistemas operacionais no Grub, selecione “Opções avançadas” (algo do tipo), que fica logo abaixo da opção “Linux Mint”, e depois selecione um Kernel mais antigo ou a opção de recuperação.
Se isso der certo e você conseguir se logar no sistema novamente, é só tentar corrigir o problema, utilizando as ferramentas padrões do sistema. O mais indicado nesse caso é desinstalar todos os drivers da Nvidia e instalar o driver “Nouveau” usando o Gerenciador de Driver (basta selecionar o “Nouveau” e clicar em “OK” que isso tudo será feito). Depois reinicie o computador e entre na opção padrão do Linux Mint, para verificar se agora é possível se logar no sistema padrão.
Olá, Bruno, obrigada!
Acontece que quando ligo o computador não aparece opções no grub, o mint inicia automaticamente
Hmmm… O Grub sempre aparece, mas pode ser que esteja desaparecendo muito rápido, por você só ter um sistema instalado. Fique pressionando a tecla “baixo” (seta para baixo) enquanto o sistema inicializa, pois isso vai fazer a contagem do Grub parar, e assim você pode selecionar a opção correta.
Fiz isso… O sistema reage piscando, mas ainda assim vai para a parte de login sem abrir as opções para mim
Consegui resolver da seguinte maneira: entrei em um mint por pendrive bootavel e restaurei meu sistema pelo timeshift a partir de uma imagem que tinha. Ainda assim, muito obrigada
Ah, blz! Que bom!!
Eu não comentei porque normalmente o pessoal não usa (eu inclusive… ), então acaba sendo mais fácil explicar em como fazer usando outros meios.
O Timeshift é realmente muito útil nesses casos! Benefícios de se usar o Linux Mint!
Mas ainda assim, fica a dica de configurar o Grub para aparecer pelo menos por um breve segundo. Não é tão complicado, e pode ajudar bastante em algumas ocasiões.