Quebra de Frame em videos do YouTube (varias distros)

E ai Pessoal,
Beleza?

Estou com um problema em algumas distros e depende da interface.

Quando eu instalo basicamente qualquer distro com XFCE, há uma quebra de frame nos videos do youtube. Principalmente usando o firefox.
No Ubuntu original rola quebra de frame com o firefox mas com google chrome não.
No Linux Mint Cinnamon o Firefox e o Google Chrome rodam perfeitamente, sem quebra de Frames nos videos do youtube.
Minha placa de video é integrada e é uma Intel UHD Graphics 620
E o processador Intel i3 8130u.
E no Ubuntu MATE fica os frames quebrados no próprio sistema também.
Se alguém puder me ajudar sobre esse assunto, ficarei bem feliz.

Entra no firefox

about:config
procure por
layers.acceleration.force-enabled

Mude de false para true

Isso irá forçar o uso de aceleração de hardware no firefox

Reinicie o firefox e teste novamente

2 curtidas

Tearing é um problema antigo que ainda está presente na maioria dos DEs, XFCE, Mate e LXDE são particularmente problemáticos. Nestes DEs que mencionei anteriormente a solução mais comum é utilizar o Compton como compositor, mas ele introduz novos problemas, como input lag.

O Gnome é o DE que lida melhor com isso, foi o único que nunca me causou tearing, o Plasma também funciona bem com Intel e AMD, mas apresenta tearing com GPUs da Nvidia. O Firefox é um problema a parte, ativar a aceleração de hardware costuma eliminar o tearing.

2 curtidas

Resolveu aqui no Ubuntu @swatquest
Brigadão pela força!

1 curtida

@anon48453804
Entendi. Ativei a aceleração de hardware aqui no Ubuntu e deu certo.
Brigadão pela força!
E valeu pelas informações. Espero que logo essas interfaces evoluam e melhorem.

1 curtida

Um bom vídeo para testar tearing é esse aqui.

No meu notebook com Ubuntu esse vídeo da tearing na posição do mouse, fica uma linha bem onde o mouse tá. rsrs

2 curtidas

hahaha. Brigadão pela força!

1 curtida

É uma questão destes DEs adotarem o Wayland, todos os problemas de tearing são relacionados ao X.Org.

2 curtidas

Interessante. Vo dar uma pesquisada a mais sobre isso.

Vou aproveitar essa questão para esclarecer uns pontos:
Tearing não é (atualmente) um problema que ocorre em várias distros como dito nos comentários acima. Isso ocorria com mais frequência antigamente. O que acontece é que o Firefox na configuração “padrão” Compositor: Basic (verifique digitando: about:support) na barra de endereços do Firefox não consegue sicronizar a tela de forma correta no Gnome e Xfce a não ser q seja configurar a opção de unredirect window nesses ambientes (primeira forma de revolver o problema. As outras duas forma de resolver no Firefox são:
1 - Habilitar camadas aceleradas via opengl
Método: about:config e procure por layers.acceleration.forced.enable e configure para true e reinicie o Firefox.
2 - Habilitar camadas aceleradas via Webrender (novo compositor do Firefox ainda em beta).
Método: about:config e procure por gfx.webrender.all e configure para true e reinicie o firefox.
Esses são os 3 métodos eficientes para resolvendo o problema dos vídeos “cortados” no Firefox. Pessoalmente eu recomendo a opção com opengl. Caso houver problemas só desabilitar novamente mudando o valor para false.

2 curtidas

Eu não entendi muito bem. Poderia falar um pouco mais sobre esse aspecto?

Existem “N” maneiras de se resolver os problemas com Tearing, só que alguns preferem criticar o X.Org e as interfaces gráficas. Bom… Vou deixar um link de um tópico aqui mesmo do fórum caso tenha problemas com outros aplicativos.

Abraços.

2 curtidas

Bem lembrado. Ainda tem como resolver criando o xorg da gpu.

2 curtidas

Nathan não precisa quebrar a cabeça com isso. Faça apenas o passo 1 que postei que já resolve seu problema. rsrs. Só aproveitei o post pra mostrar outras soluções tmb.

1 curtida

obs: xfce não mais no 4.14

2 curtidas

Obrigadão pela ajuda, pessoal. @fastos2016 @anon96679446 @anon94729332

1 curtida

@anon96679446
Queria saber um pouco sobre o que você estava comentando, caso eu pegue uma distro que cause isso no futuro.
O metodo OpenGL resolveu mas queria saber mais sobre o que você mencionou. Se tiver algum link ai, manda ai por favor

Se for usar Xorg aconselho a não usar o drive da Intel, e sim o modesetting.
Vários problemas relacionados com modesetting já foram solucionados.
Por exemplo,
O que falam:
Fedora: Fedora Switching Away From Intel X.Org DDX Driver - Phoronix
KDE: Plasma/5.9 Errata - KDE Community Wiki
Debian e Ubuntu: Ubuntu & Debian Abandon Intel X.Org Driver For Most Hardware, Moves To Modesetting DDX - Phoronix

configuraçào xorg:

Section "Device"
    #your device configuration
    Driver      "modesetting"
EndSection

O modesetting diferente da intel já usa o método de aceleração glamor que foi iniciado e abandonado pela intel

2 curtidas

Vc pode pesquisar sobre: compositor de janela, vsync e tearing para saber mais.

2 curtidas