Que programa você indicaria para a comunidade?

#1

Este tópico tem como proposta a indicação de programas do mundo Linux que não estão presentes como “padrão” nas principais distros, mas que quebram muitos galhos em diversas situações.
Assim, gostaria que indicassem programas para a comunidade, de preferência (mas não obrigatoriamente), open source, com um breve descritivo para que serve e, se possível, o link da home page.

Posso abrir com a indicação de um utilitário para sincronização de pastas e arquivos. Sei que o RSYNC é muito poderoso, mas o intuito não é fazer comparativos. Apenas indicações.

FreeFileSync

Na descrição do site:
“O FreeFileSync é um software de comparação e sincronização de pastas que cria e gerencia cópias de backup de todos os seus arquivos importantes. Em vez de copiar todos os arquivos todas as vezes, o FreeFileSync determina as diferenças entre uma pasta de origem e de destino e transfere apenas a quantidade mínima de dados necessária. O FreeFileSync é um software de código aberto disponível para Windows, macOS e Linux.”

É possível criar jobs de sincronizações, comparar arquivos por tamanho, nome, timestamp, etc. É bastante intuitivo e poderoso.

4 Likes

#2

Eu recomendo o Simple Note, um programa de notas open source que é compatível com Linux, Mac, Windows, Android e iOS.
Você faz um login e ele sincroniza suas notas em todos os dispositivos, assim você pode criar uma nota no PC e ler ela em seu celular.
Site: https://simplenote.com

4 Likes

#3

Eu indicaria o KeePassXC

2 Likes

#4

Bitwarden - Gerenciador de senhas

Darktable - Edição não destrutiva para fotos Raw

Nomacs - visualizador de imagens (único que encontrei que consegue visualizar muito bem arquivos Raw)

pyRenamer - renomea arquivos em massa. Muito prático para quem gosta de nomes bem descritivos e padronizados para os arquivos

Speedy Duplicate Finder - encontra arquivos duplicados no sistema de maneira gráfica

Stoq - software de gerenciamento de empresa.

4 Likes

#5

Como já foi mencionado acima, o Bitwarden (bitwarden.com) é um excelente gerenciador de senhas (não apresenta limitações em sua versão gratuita); além do fato de ser OpenSource.

Outra aplicação que uso muito é o Odio (odio.io), apesar do nome infeliz em nosso idioma; o Odio é uma aplicação para ouvir rádio online. Na página oficial, só tem o link para Snappy… mas no Github (releases) tem a versão AppImage.

Prezo bastante pelo visual das aplicações… e o Motrix (motrix.app) é uma aplicação que se preocupa com isso, enquanto faço meus downloads normais e torrent. Como é uma aplicação nova, ainda está com um bug chato para limitar a velocidade (mas o desenvolvedor, já se comprometeu a inserir essa funcionalidade). De resto, a aplicação é completa e muito bonita!

0 Likes

#6

Esse tópico é muito legal, keep going! É uma forma legal de apresentar programas novos! :slight_smile:

Minha colaboração é o flameshot, ótimo app para captura de tela, para produzir tutorias escritos.

2 Likes

#7

Meus 2 cents de colaboração:

  • Notable - Editor markdown
  • aria2 - Um gerenciador de download para terminal (uso muito terminal ainda :upside_down_face:)
  • Buka - Gerenciador e leitor de pdf, você consegue organizar os pdfs por categorias e ainda traz um tradutor embutido. Ainda tem muito que melhorar em recursos mas tem um visual agradável e simplista.
  • Keeweb - Gereciador de senhas.
  • Tusk - Um client para Evernote
  • Hyper - Meu emulador de terminal padrão, bem simplista suporta plugins e também funciona no Windows.
2 Likes

#8

Algum programa que pudesse converter drivers do windows para linux de forma mais pratica pelo menos em algumas situações
Bom ate pq a Microsoft domina o mercado de hardware tendo total suporte pro proprio sistema(no caso seria uma idicação pra talvez alguem criar um tipo de programa que faça isso)

0 Likes

#9

Vou compartilhar um aplicativo que não é nem open source nem tem versão nativa para Linux (mas a versão webapp é melhor inclusive que a versão nativa de Windows, então um nativefier é sucesso nele):

Notion: um aplicativo de organização de notas, to-dos, bases de dados e o que mais a sua imaginação permitir. Eu tenho concentrado toda a minha vida pessoal e profissional (inclusive ideias de posts pro meu blog e tudo mais) e de uma forma bem organizada, visualmente interessante e funcional. Super recomendo como alternativa à um Evernote da vida.

0 Likes

#10

Eu ia indicar aqui o f.lux, um programa que regula o brilho da sua tela, mas vi agora que ele não é open source (sei que você aceita programas proprietários, embora não seja a preferência, mas é que eu é quem ficou frustrado mesmo). Quando eu chegar em casa vou até tentar procurar por um substituto.

Um reprodutor de música que eu gosto muito é o DeaDBeeF, é bem parecido com o Audacious, mas é mais leve e gosto muito do jeito que ele é.

0 Likes

#11

Onlyoffice Desktop - Pacote office muito bom. (A versão desktop é gratuita, a versão nuvem vem com outros recursos e essa é paga)

Workflowy - Aplicação web para anotações e organização geral. Eu acho excelente especialmente pela simplicidade da proposta.

0 Likes

#12

O qbittorrent é um programa que não fico sem. Escrito em QT, mas que tem poucas dependências, e roda em qualquer interface gráfica. Tem para linux e para windows, opensource, e tem um sistema de buscas embutido que é excelente! Simples de usar e muito completo. Para quem gosta de joguinhos simples como eu, tem também o paciência (kpat ou aisleriot) e o mahjong (kmahjong ou mahjong gnome), isso sem falar no shisen (kshisen). Ótimos para passar o tempo enquanto escuta uma musiquinha básica no pc…

1 Like

#13

Gosto muito do Gestures, sempre uso no meu notebook.
Coloquei atalhos para troca de area de trabalho e visualização das janelas abertas. Ele não é “simples” de instalar, considerando “simples” algo como 2 cliques, mais tbm não é dificil não. Um tutorial no blog DioLinux mostra certinho como instalar.

0 Likes

#14

Na linha da produtividade, notas e lista de tarefas eu indico o Turtl (https://turtlapp.com), focado em segurança, ele criptografa tudo usando sua senha como chave. É possível instalar no desktop e no Android, a sincronização é rápida, interface limpa e bem fácil de usar.
Estou usando como ferramenta principal para controlar tarefas, notas e links. Vale muito a pena testar. E, claro, é open source.

1 Like

#15

Um outro programa interessante é o Firework.
É semelhante ao WEBPIN existente para Elementary.
Aceita diversos programas e é free.
Aceita mais de uma conta e gera alertas no Linux (para até 2 programas na versão free).
Para quem, como eu, usa muitos aplicativos web, é uma mão na roda.

2 Likes

#16

Qual o link para instalação? Muito obrigado! Abraço!

0 Likes

#17

Desculpe: FIREWORK
Tinha colocado o link na área de transferência, mas terminei substituindo-o pelo link da imagem :slight_smile:
Nem é preciso instalar. Apenas extrair e executar.

1 Like

#18

Sem problemas. Obrigado! Abraço!

0 Likes