Que programa você indicaria para a comunidade?

Este tópico tem como proposta a indicação de programas do mundo Linux que não estão presentes como “padrão” nas principais distros, mas que quebram muitos galhos em diversas situações.
Assim, gostaria que indicassem programas para a comunidade, de preferência (mas não obrigatoriamente), open source, com um breve descritivo para que serve e, se possível, o link da home page.

Posso abrir com a indicação de um utilitário para sincronização de pastas e arquivos. Sei que o RSYNC é muito poderoso, mas o intuito não é fazer comparativos. Apenas indicações.

FreeFileSync

Na descrição do site:
“O FreeFileSync é um software de comparação e sincronização de pastas que cria e gerencia cópias de backup de todos os seus arquivos importantes. Em vez de copiar todos os arquivos todas as vezes, o FreeFileSync determina as diferenças entre uma pasta de origem e de destino e transfere apenas a quantidade mínima de dados necessária. O FreeFileSync é um software de código aberto disponível para Windows, macOS e Linux.”

É possível criar jobs de sincronizações, comparar arquivos por tamanho, nome, timestamp, etc. É bastante intuitivo e poderoso.

5 Curtidas

Eu recomendo o Simple Note, um programa de notas open source que é compatível com Linux, Mac, Windows, Android e iOS.
Você faz um login e ele sincroniza suas notas em todos os dispositivos, assim você pode criar uma nota no PC e ler ela em seu celular.
Site: https://simplenote.com

4 Curtidas

Eu indicaria o KeePassXC

2 Curtidas

Bitwarden - Gerenciador de senhas

Darktable - Edição não destrutiva para fotos Raw

Nomacs - visualizador de imagens (único que encontrei que consegue visualizar muito bem arquivos Raw)

pyRenamer - renomea arquivos em massa. Muito prático para quem gosta de nomes bem descritivos e padronizados para os arquivos

Speedy Duplicate Finder - encontra arquivos duplicados no sistema de maneira gráfica

Stoq - software de gerenciamento de empresa.

4 Curtidas

Como já foi mencionado acima, o Bitwarden (bitwarden.com) é um excelente gerenciador de senhas (não apresenta limitações em sua versão gratuita); além do fato de ser OpenSource.

Outra aplicação que uso muito é o Odio (odio.io), apesar do nome infeliz em nosso idioma; o Odio é uma aplicação para ouvir rádio online. Na página oficial, só tem o link para Snappy… mas no Github (releases) tem a versão AppImage.

Prezo bastante pelo visual das aplicações… e o Motrix (motrix.app) é uma aplicação que se preocupa com isso, enquanto faço meus downloads normais e torrent. Como é uma aplicação nova, ainda está com um bug chato para limitar a velocidade (mas o desenvolvedor, já se comprometeu a inserir essa funcionalidade). De resto, a aplicação é completa e muito bonita!

Esse tópico é muito legal, keep going! É uma forma legal de apresentar programas novos! :slight_smile:

Minha colaboração é o flameshot, ótimo app para captura de tela, para produzir tutorias escritos.

3 Curtidas

Meus 2 cents de colaboração:

• Notable - Editor markdown
  • aria2 - Um gerenciador de download para terminal (uso muito terminal ainda :upside_down_face:)
  • Buka - Gerenciador e leitor de pdf, você consegue organizar os pdfs por categorias e ainda traz um tradutor embutido. Ainda tem muito que melhorar em recursos mas tem um visual agradável e simplista.
  • Keeweb - Gereciador de senhas.
  • Tusk - Um client para Evernote
  • Hyper - Meu emulador de terminal padrão, bem simplista suporta plugins e também funciona no Windows.
2 Curtidas

Algum programa que pudesse converter drivers do windows para linux de forma mais pratica pelo menos em algumas situações
Bom ate pq a Microsoft domina o mercado de hardware tendo total suporte pro proprio sistema(no caso seria uma idicação pra talvez alguem criar um tipo de programa que faça isso)

Vou compartilhar um aplicativo que não é nem open source nem tem versão nativa para Linux (mas a versão webapp é melhor inclusive que a versão nativa de Windows, então um nativefier é sucesso nele):

Notion: um aplicativo de organização de notas, to-dos, bases de dados e o que mais a sua imaginação permitir. Eu tenho concentrado toda a minha vida pessoal e profissional (inclusive ideias de posts pro meu blog e tudo mais) e de uma forma bem organizada, visualmente interessante e funcional. Super recomendo como alternativa à um Evernote da vida.

Eu ia indicar aqui o f.lux, um programa que regula o brilho da sua tela, mas vi agora que ele não é open source (sei que você aceita programas proprietários, embora não seja a preferência, mas é que eu é quem ficou frustrado mesmo). Quando eu chegar em casa vou até tentar procurar por um substituto.

Um reprodutor de música que eu gosto muito é o DeaDBeeF, é bem parecido com o Audacious, mas é mais leve e gosto muito do jeito que ele é.

Onlyoffice Desktop - Pacote office muito bom. (A versão desktop é gratuita, a versão nuvem vem com outros recursos e essa é paga)

Workflowy - Aplicação web para anotações e organização geral. Eu acho excelente especialmente pela simplicidade da proposta.

O qbittorrent é um programa que não fico sem. Escrito em QT, mas que tem poucas dependências, e roda em qualquer interface gráfica. Tem para linux e para windows, opensource, e tem um sistema de buscas embutido que é excelente! Simples de usar e muito completo. Para quem gosta de joguinhos simples como eu, tem também o paciência (kpat ou aisleriot) e o mahjong (kmahjong ou mahjong gnome), isso sem falar no shisen (kshisen). Ótimos para passar o tempo enquanto escuta uma musiquinha básica no pc…

2 Curtidas

Gosto muito do Gestures, sempre uso no meu notebook.
Coloquei atalhos para troca de area de trabalho e visualização das janelas abertas. Ele não é “simples” de instalar, considerando “simples” algo como 2 cliques, mais tbm não é dificil não. Um tutorial no blog DioLinux mostra certinho como instalar.

Na linha da produtividade, notas e lista de tarefas eu indico o Turtl (https://turtlapp.com), focado em segurança, ele criptografa tudo usando sua senha como chave. É possível instalar no desktop e no Android, a sincronização é rápida, interface limpa e bem fácil de usar.
Estou usando como ferramenta principal para controlar tarefas, notas e links. Vale muito a pena testar. E, claro, é open source.

1 Curtida

Um outro programa interessante é o Firework.
É semelhante ao WEBPIN existente para Elementary.
Aceita diversos programas e é free.
Aceita mais de uma conta e gera alertas no Linux (para até 2 programas na versão free).
Para quem, como eu, usa muitos aplicativos web, é uma mão na roda.

3 Curtidas

Desculpe: FIREWORK
Tinha colocado o link na área de transferência, mas terminei substituindo-o pelo link da imagem :slight_smile:
Nem é preciso instalar. Apenas extrair e executar.

1 Curtida

Mais sugestões?

Obs.: Comentando para o tópico ficar na página inicial e mais usuários poderem ver.

Reativando o tópico.

Recomendo o STACER. Um programa com várias funções, como limpeza de cache, monitoramento de memória e cpu, controle de programas que iniciam com o sistema, etc.
Vale a pena conhecer.

Rambox para mim tem sido uma mão na roda. Trata-se de uma interface web que agrega vários serviços em um programa só. Tem whatsapp, telegram, skype, email’s como gmail, yahoo, outlook, e outros que nunca ouvi falar. Realmente é muito bom. Não sei o link para download, pois o vi instalado primeiramente no Radix, depois instalei no Sparkylinux, que tem nos repositórios. Mas acho que uma pesquisa na internet ajuda.

Gostei do propósito do Post!

Minha contribuição é o Syncthing, um programa Open Source que faz a sincronização de arquivos entre vários dispositivos, de forma simples, eficiente e não invasiva. Tem versão para diversas plataformas, inclusive Linux, Android e Windows.

Na descrição original do software:
“Syncthing replaces proprietary sync and cloud services with something open, trustworthy and decentralized. Your data is your data alone and you deserve to choose where it is stored, if it is shared with some third party and how it’s transmitted over the Internet.”

Link: https://syncthing.net/

2 Curtidas