Quantos Gigas eu posso alocar para uma partição com ponto de montagem "/" para um HD de 250GB?

Boa tarde, gostaria que me esclarecessem uma dúvida: Na formatação de uma distribuição do tipo “rolling release”, eu gostaria de colocar o diretório / e o diretório /home em partições separadas. Estava vendo sugestões que cerca de 60GB para a partição / já seriam suficientes, mesmo tendo muitos aplicativos snaps e flatpacks.

Vocês mais experientes e vividos no mundo Linux avaliam que essa alocação de tamanho não me traria problemas futuros com falta de espaço?

Abraço a todos.

Acho que 60gb já tá de bom tamanho kkkk.

1 curtida

Acho que 50gb é mais que o suficiente eu sempre usei 50 no meu /

1 curtida

Eu geralmente uso 50 GiB para o /, mas para distribuições Rolling Release eu uso ~60 GiB ou 70 GiB.

1 curtida

Obrigado pessoal!

Eu também costumo usar 50GB.

1 curtida

Eu uso as aplicações mais populares: Navegadores, Spotify, Discord e venho usando a alguns anos na / apenas 25GB. Mas se eu fosse aconselhar, vc pode colocar 30 ou 40 que já está de bom tamanho. Mais do que isso vc provavelmente ira começar a desperdiçar uns gigas que provavelmente não vai nem chegar a usar.

1 curtida

Depende você vai usar flatpak ou snap eles ocupa muito espaço na / e você vai compilar software?
Tem que ver cada caso é um caso.
Agora se você for usar só software do repositório da distro ou fazer baixo uso da / você pode colocar 30% para backup 45% para home separada(Sim faça home separada não vacila.) e 25% para raiz(/).

1 curtida

Tem que desperdiçar giga na raiz infelizmente por causa da pasta tmp do sistema em que alguma hora pode usar bastante.
E também tem a cache do APT que também ocupa bastante espaço.
Tem também os vários kernel instalado que não esta sendo utilizado.
Tem também o opt que varia muito.
Então a raiz varia muito a quantidade de giga sendo usado.
O mais complicado de determinar é justamente a raiz.

Se ele for fazer edição de video ele vai usar a tmp por exemplo.

1 curtida

Nas duas distros que uso, ambas com quase 100 apps instalados - a imensa maioria pelo repositório oficial ou compiladas do AUR, com quase nenhum flatpak e nenhum snap - eu destinei 60 GB para cada. No Manjaro, em ext4, com snapshots em outra partição, eu tenho pouco menos de 50% livres; no Garuda, em btrfs e com snapshots na raiz, a mesma coisa. Imagino que 50 GB bastam, mas se vc acha que pode colocar muitos apps, 60 devem bastar

1 curtida

O grosso mesmo acaba ficando na Home (partição separada para home), eu costumava usar entre 40 e 50 na raiz, mais tive problemas depois de 1 ano de uso, então não recomendo menos do que 50.

1 curtida

Com o passar do tempo as distros vão ocupando mais espaço e os binários dos software vão ficando maior.
Tipo a Steam me solicito que eu instalasse mais 2 pacote de sugerido na minha distro e lá vai cada vez gastando mais.

1 curtida

Sempre deixe 50gb para “/” nunca tive problemas e olha que tenho uma quantia considerável de aplicativos instalados inclusive flatpaks, mas sempre estou limpado aquivos antigos no cache do apt e versões antigas do kernel, programas como Steam, Spoify, Lutris utilizam o diretório /home para alocar arquivos por padrão.

2 curtidas

Eu tenho uma partição / de 30G, uma partição /var separada com 20G e o resto pra /home. Depois de ter todos meus programas instalados nenhuma partição chegou a ficar com 50% da capacidade ocupada. E eu tenho uns flatpaks, que ficam armazenados na /var inclusive.

1 curtida

Uma vez eu fui fazer uma ISO e ela foi para a pasta tmp foi 4GB da tmp e se fosse um BlueRay seria 25GB ou 50GB.
E teve uma vez que eu tive que colocar a pasta tmp em outra partição e criar um link simbólico para ela na raiz.

Uso Ubuntu a mais de 4 anos, não costumo limpar caches e nem nda e nunca tive problemas de armazenamento na partição /. Tenho certeza que 30/40GB atende muito bem de forma geral. Essa é minha dica. Só depende da pessoa verificar ou não. Complementando: Uso a maioria dos programa populares tanto deb como snap e flatpak. Se a pessoa não pretende armazenar muita coisa no computador pode até deixar a / bem grande, mas como não é o meu caso eu prefiro otimizar ao máximo o espaço usado.