Quantos GBs deixar na partição para o sistema e programas?

Estou com um armazenamento de 1Tb, queria particionar e deixar o sistema e apps separados do home. 120 GB é suficiente para o sistema e apps, ou é melhor deixar 240GB?

Vai depender do que você utiliza, a maioria dos programas são pequenos, minha instalação do Arch Linux com o Plasma está utilizando 8.6GB, incluindo o cache do navegador (não utilizo home separada). Dificilmente você utilizará mais de 16GB.

3 Curtidas

Nossa @anon48453804, ocupa pouquíssimo espaço, acho q vou deixar menos de 120 GB então, qualquer coisa mudo com o GParted depois.

De fato, o Linux requer bem pouco espaço, inclusive, é por isso que muitos não gostam do Flatpak e Snap, porque eles requerem bem mais espaço. Para quem quiser conferir quanto espaço seu sistema está utilizando basta executar o comando df -h.

3 Curtidas

O meu Mint no notebook antigo está ocupando 21 GB, e é exatamente pelos flatpaks e snaps que me questionei quanto deixar, visando que cada vez mais vai ter aplicativos nesses formatos.

1 Curtida

coloquei 50GB e é demais, pra Linux isso é exagero, muito diferente do windows.

3 Curtidas

Se você utiliza esses formatos realmente seria bom deixar mais espaço, eu não tenho nenhum instalado.

3 Curtidas

Nunca enchi uma unidade do Linux mesmo quando deixava 20, 40 GB. Para programas do dia dia ocupa muito pouco. A não ser que vc comece a instalar muito jogos gigantes e não desinstale nenhum. Lembrando que a Steam por padrão instala jogos no /home.

2 Curtidas

Eu tenho dois SSDs, um de 120 e outro de 1 TB, geralmente particiono o de 120 em dois, para fazer dual boot e compartilho a home que está no outro SSD entre as duas distros. 50 ou 60GB são o suficiente, geralmetne sobre muito espaço ainda, poderia até fazer mais partições se quisesse.

Por exemplo, no meu Ubuntu atual, na máquina de trabalho, onde eu instalado vários Snaps e Flatpaks, que geralmente consomem espaço na raiz em seu modo padrão de instalação, eu tenho uma partiçãod e 61.7 GB, e com tudo o que eu quero instalado, tem apenas 18,6 em uso. Isso porque decidi usar muita coisa em Flatpak, que não necessariamente precisaria ser dessa forma. Desses 18,6, creio que uns 6GB sejam Snaps e Flatpaks.

Abraços!

3 Curtidas

Entendi, obrigado @Dio, obrigado pessoal, ja vi que é exagero deixar 120 Gb, é muita coisa mesmo, vou deixar uns 60 ou 80 no máximo.

1 Curtida