Sempre tive essa curiosidade. Nunca consegui achar uma resposta satisfatória.
Depende da distro, em teoria o opensuse vc pode ficar o tempo que quiser, no archlinux não é lá uma boa ideia ficar sem atualizar mais de 1 mês
quero dar uma frizada bem grande no teoria
Se for para nunca mais atualizar, praticamente indefinidamente. Afinal, se não tiver falhas de hardware, carregar o mesmo software garantidamente não quebrado várias vezes sempre vai dar certo.
Se for para atualizar depois, acho que no máximo alguns meses (6-12 meses). Arquivos de configuração começam a ter opções obsoletas, ficar nas localizações erradas (e os pacotes deixam de vir com instruções para movê-los para os locais certos), entre outras coisas.
Depende. Se a distro for rolling-release E bleeding-edge, como Arch, Gentoo e etc, não é uma boa ideia ficar mais de um mês sem atualizar. Se for apenas rolling-release, como Solus, Void e etc, não há problema em não atualizar.
Isso para qualquer base?
Creio que sim.
Exemplo: recentemente o CUPS mudou o nome dos arquivos .service
deles no Systemd. Mesmo uma distro user friendly/anti-“bleeding edge” não vai passar mais que alguns meses incluindo um script pós instalação para adaptar o sistema.
Se o cara passar tempo o suficiente sem atualizar, a função Imprimir do sistema vai falhar.
Eu tinha um arch linux em dual-boot parado por dois meses, atualizei e não deu mais boot.
Não deixe de atualizar um RR.