Quanto gastar em um notebook para Linux

Olá estou prestes a complar um novo notebook, gostei muito do zenbook 14 gostaria de saber se seria aproveitado todos os recursos do notebook,bem sabendo que são preparados e otimizados para Windows,minha pergunta principal o que vale apena ?comprar e até quanto seria um gasto viável para compra de um notebook, conseguiria extrair o máximo dos recursos deste e qual distro e interface me proporcionaria o melhor aproveitamento sendo para uso em jogos e edição ,sabemos que hoje existem diversos recursos em notebook porém sempre preparados Windows gostaria sugerir um vídeo ao Dio pois como eu existem muitas pessoas que tem essa dúvida e compram notebooks que não seram aproveitado no seu preno potencial assim gastando mais do que o necessário (sou usuário intermediário detalhe não consigo me ver uando Windows acho o sistema do pinguim mais prático e amigável acompanho o Diolinux desde meu primeiro linux ubuntu 10 ) um abraço desejo sucesso neste ano de 2020

2 curtidas

Se o notebook não possui placa de vídeo dedicada, não há muito com o que se preocupar, o Linux extrairá todo o poder de fogo dele :wink:
Sobre a questão das placas dedicadas, eu quis dizer que nem toda distribuição (por padrão) lida bem com o fato do notebook ter duas placas de vídeo, a dedicada e a integrada (do processador), o que ás vezes ocasiona perda de desempenho ou aquecimento desnecessário. Não sou grande conhecedor sobre isso no Linux, espere mais comentários sobre isso se quiser saber mais.

2 curtidas

minha experiencia foi o citado acima, se tiver placa dedicada vai ter q fazer undervolt pra conter temperaturas (aqui ela ficam loucas no linux)

Só uma obs existe laptops “preparados e otimizados” para Linux também…

2 curtidas

O Xubuntu possui uma interface leve, rápida, customizável e bonita (XFCE) e uma base sólida e estável (Ubuntu), com uma das maiores comunidades do mundo Linux. Qualquer tutorial que serve para o Ubuntu, tecnicamente serve para o Xubuntu também.