Quanto cobrar por edição de vídeo

Boa noite a todos. Primeiramente desculpe se estiver postando no lugar errado.

Eu gostaria de saber quanto custa e quanto cobrar por um serviço de edição de vídeo. Eu nunca fiz esse tipo de trabalho antes, apesar de conhecer o básico de edição de vídeos com Kdenlive, o que considero suficiente para o serviço que me foi proposto.

Um cliente tem um video de aproximadamente 40min e quer reduzir para 20min, inserindo algumas legendas, textos, transições, coisas básicas. Mas não faço a mínima ideia de quanto custa um serviço desses.

3 curtidas

Olá @PedroHenique

Primeiramente, não sou da área de edição, então o vou dizer talvez pode fazer sentido em sua realidade ou não.

De forma bem simplificada, algo que pode te ajudar a definir um preço a ser cobrado é: levantar todos os custos/gastos da edição, tanto fixos quanto variáveis (ex: consumo em R$ estimado de energia elétrica do pc durante o tempo de edição, outros gastos envolvidos, etc) e após esta definição, incluir sua margem de lucro. Definir o preço assim, pode vir a não combinar com a realidade prática da vida (nem sempre vão querer te pagar o que você precisa ou considera adequado receber), mas te dá uma base, principalmente saber os custos, a saber se é viável para você continuar fazendo a atividade no longo prazo.

Quando preciso saber os preços praticados no mercado real, em relação a um serviço, algo que costumo fazer quando não consigo encontrar na internet ou outra fonte de informação a resposta de forma imediata, é dar uma pesquisada na minha região, nos casos em que eu atue localmente é claro, por quem presta o serviço que eu também presto e ou ligar ou mandar email para a empresa estando na posição de “possível cliente” pedindo uma informação. Geralmente diante de um “possível cliente” as empresas ou pessoas costumam ser mais abertas e agradáveis no trato do que quando a gente se posiciona como um prestador de serviço do mesmo mercado. Claro que os preços variam dependendo do tipo de público/empresas que estes profissionais atendem. Mas aí procuro sempre filtrar, antes de iniciar a pesquisa, a busca por pessoas que prestam serviço mais próximo do meu, antes de fazer esta parte da pesquisa.

Por fim, desculpe, mas a resposta exata da sua questão não tenho como responder, pois não atuo na área de edição. Aqui no fórum tem gente da área e certamente vão te ajudar. Assim espero.

Desejo sucesso em seus trabalhos!

2 curtidas

Obrigado pelas informações.

Cara eu trabalho como Freelancer de design gráfico e eu uso uma fórmula que eu não lembro de onde eu tirei, então infelizmente não posso dar os créditos, é bem simples, só requer bom senso:

Funciona com base em 3 variáveis:

a = "Quanto você espera ganhar por mês com esse trabalho"
b = "Quanto tempo você pretende trabalhar por dia"
t = "Quanto tempo você trabalhou"

   a
──────── x b x t
30 x 24

Por exemplo se você pretende:

* ganhar  R$ 1.234,00 por mês
* trabalhando 3h por dia

  1234
──────── x 3 x t
  720

1,70 x 3 x t

5.10 x t

Ou seja, nesse exemplo você cobraria 5.10 por cada 3 horas trabalhadas

Claro que é só um exemplo, mas a partir daí você pode tirar uma média de valor, algo que você pode fazer é incluir o preço por Quilowatt/Hora nesse caso basta incluir o valor desse calculo ao resultado obtido anteriormente:

kWh = "Potência da fonte do PC"
  t = "Tempo que o PC ficou ligado em horas"
  p = "Preço por kWh (varia conforme o mês, o estado...)"

 kWh x t
───────── x p
   1000

Nesse caso por via das dúvidas coloque a potencia máxima da fonte

2 curtidas