Quando você salva ou envia fotos, vídeos, textos e outras mensagens digitais, esses dados são extremamente difíceis de remover, mesmo que você os exclua de seu telefone ou computador.
Nós o fazemos por vários motivos: para liberar espaço no dispositivo; quebrar o contato após uma conversa azeda; e, de vez em quando, acabar com uma conversa, por um motivo ou outro.
Mas “excluir” mesmo não é tão fácil quanto imagina. Dependendo do programa usado, o destinatário ainda terá uma cópia da mensagem enviada. E ela pode ser amazenada na nuvem.
Na realidade, ao excluí-la seu dispositivo rotula o espaço antigo como disponível para ser substituído por novas informações. Estas serão salvas no lugar dos textos, fotos e assim por diante.
Telefones, computadores e tablets vêm com armazenamento cada vez maior. As chances de preenchê-los totalmente, antes de limpar a casa, são menos prováveis, aumentando as chances de alguém recuperá-los.
Mesmo que seja substituído, ainda é recuperável, mas não tudo. Demora muito tempo e é muito caro. Você pode bater em seus telefones com um martelo e jogar laptops no oceano. Alguém com o conhecimento certo pode recuperar o que precisa.
Sendo esse o caso, a melhor pratica é pensar bem antes de enviar algo questionável. Não escreva o que possa se arrepender mais tarde, se alguém procurá-lo para tirar satisfações. rsrs
FONTE: aqui